SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Algumas distorções que te ensinaram da Escritura Sagrada


( I, II ) Pedro e ( I, II, III ) João é correto dizer “a” ou “de”

A Escritura Sagrada no Novo Testamento tem 27 livros escritos por autores diferentes, que estão divididos assim, “4 evangelhos, 1 livro histórico, 21 epístolas e 1 profético”. Neste artigo vou falar sobre as epístolas dos apóstolos Pedro e João. Vejo as pessoas se referindo a essas epístolas de forma incorreta, quando dizendo, “a Pedro” ou “a João”. Antes de entrar neste assunto vejamos como foi definido no Cânon Bíblico para os 4 evangelho, usaram o nome dos autores da carta, “Mateus, Marcos, Lucas e João”. Quando referimos aos evangelhos, dizemos, simplesmente o nome do autor ou “evangelho de”. O livro de Tiago, foi escrito por ele mesmo, não foi direcionado a alguém, também usamos como nos 4 evangelhos, usamos o nome do escritor. Vou citar algumas cartas escritas por Paulo, I e II Coríntios , Gálatas (Galácia), Filipenses (Filipos) I e II Timóteo  e Tito, todas essas tinha um destino certo, por isso usamos,  “a” igreja de Corinto, “a” um conjunto de igrejas da Galácia, “aos” Filipenses, “a” Timóteo e “a” Tito.

As cartas de I e II de Pedro, I,II e III de João, as pessoas tem usado a expressão errada, “a Pedro” ou “a João”. Como já relatado acima nas cartas do apostolo Paulo nelas tinha um destinatário, quando falamos destas cartas, temos que usar “a”, “aos”.  Ao referirmos a Pedro e João não podemos usar as mesmas expressões usados para as cartas de Paulo, estas cartas não foram destinadas a alguém, por isso não podemos usar “a Pedro”  ou “a João”.  Usando “a Pedro”  ou “a João” estaremos dizendo que Pedro e João escreveu as cartas direcionada a eles mesmo, isso não é cabível. O correto é dizer Primeiro “de” Pedro,  Segundo “de” João e assim com as outras deles.

Por tudo isso exposto acima, peço-te, que a partir de agora quando for citar as cartas de Pedro e João use corretamente “de” e não”a”.


Elias foi arrebatado em uma carruagem de fogo?

Quanto a Elias, é dito que ele foi arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo, mas não é isso que costa na Escritura Sagrada. Em II Reis 2:11  “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” Veja que o texto diz que a carruagem (carro) veio para separar os dois. Leia versículos anteriores a este e vera que Eliseu sempre dizia a Elias, que não separaria dele por nada. Nos versículos 8 e 9 diz “ 8 - Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. 9 - Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.” Então Deus usou este carro para separa um do outro, porque Eliseu não separava de Elias, neste momento Elias subiu no redemoinho como consta na Escritura Sagrada.


Tudo posso Naquele que me fortalece.

Outra expressão que tem me incomodado muito quando as pessoas dizem “tudo posso Naquele que me fortalece”. Em Filipenses “4:11- Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Veja que nos versículos acima Paulo fala dos sofrimentos que ele passou e passa na sua caminhada em pregar a Palavra de Deus. Hoje em dia os pregadores não pregam como esta na Escritura Sagrada. É ensinado que podemos tudo em Deus, ou seja, somente que conseguiremos as melhores coisas deste mundo, menos o sofrimento como Paulo citou nos versículos. Paulo apesar de passar por tudo isso ele diz sem sofrimento que ele pode tudo em Deus, assim também temos que fazer, nos alegrar nos momentos de sofrimento e dizer “tudo posso Naquele que me fortalece” como consta na Escritura Sagrada.


Judas foi enforcado ou não.

Antes de responder esta duvida que deve ter surgido agora para você, vamos entender algumas coisas antes. Um costume antigo e muito comum até hoje, quando uma pessoa quer acabar com sua vida, buscam o mais fácil de fazer, o enforcamento. Agora vamos para a Escritura Sagrada para ver que sempre isso foi usado, vejamos em alguns versículos, “II Samuel 21:9 E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas. Ester 7:10  Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou. Ester 9:14  Então disse o rei que assim se fizesse; e publicou-se um edito em Susã, e enforcaram os dez filhos de Hamã. Em Mateus 27: 5  E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.” Aqui é relatado por Mateus que Judas foi enforcar, pois isso é o costume da época como relatado acima nos versículos.

Antes de entrar se Judas enforcou ou não, vamos analisar uma passagem da Escritura Sagrada que está em Marcos 5:13 “E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.” Quero focar na palavra “precipitou”, vamos entende o significado de “precipitar” no dicionário, que diz “jogar(-se) de cima para baixo; despenhar(-se), lançar(-se).”  Agora vamos entender se Judas realmente se enforcou ou não, em Atos 1 diz “15 - E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse: 16 - Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; 17 - Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério. 18 - Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.” Veja que no versículo 18 diz, Judas “precipitando-se”, então Judas não enforcou, ele se atirou de um precipício, certo?. Caso você ainda não aceita, deixo uma pergunta para sua reflexão, você já viu o ouviu alguém dizer que uma pessoa ao se enforcar fica neste estado que Judas ficou “rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram” como consta no versículo 18?

Conclusão

Espero que todas as explicações citadas acima possam te ajudar entender melhor as passagens Bíblicas como também passar a usa-las corretamente. Peço a Deus que possa abrir cada vez mais o seu entendimento da Escritura Sagrada. Jesus te abençoe.

Escrito por Roberto Wagner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.