SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Algumas questões sobre a Transfiguração no monte

 

Jesus se transfigura diante de Pedro, Tiago e João no monte — Jesus cura um lunático, fala de Sua morte que se aproxima e paga os tributos de uma forma milagrosa.

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, e Tiago, e João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,

E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.

E estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E eis que uma voz da nuvem disse: Este é o meu amado Filho, em quem Me comprazo; escutai-o.

E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto, e tiveram grande medo.

E Jesus, aproximando-se, tocou-os, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.

E erguendo eles os olhos, a ninguém viram senão unicamente a Jesus.

E descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos.

Temos três concepções dessa passagem de Mateus 17.1-9:

A primeira (mais aceita pela maioria dos teólogos), acredita que realmente a visão foi real, tendo ali Jesus se transfigurado aparecendo Moisés e Elias – sendo que Elias apareceu com seu corpo físico (II Rs 2.11) e Moisés em forma espiritual, pois o mesmo havia morrido em Dt 34.5,6.

Aqui uns acreditam que foram Moisés e Elias que vieram e outros acreditam que Jesus quem foi ao mundo espiritual, ou seja, uma janela espiritual se abriu e Jesus vai ao mundo espiritual.

A segunda, acredita que foi apenas uma visão (horama), ou seja, a ideia era uma pedagógica, mostrando assim a glória de Jesus. Moisés e Elias não teriam aparecido literalmente ali, mas apenas as suas imagens como figura para que ambos apontassem para Jesus.

A terceira, ensina que realmente Moisés e Elias apareceram, ambos com corpos glorificados, ou seja, ensinam que já houve uma ressurreição e Moisés teria sido o primeiro dentre os mortos ressurretos para nunca mais morrer.

O QUE É COMUM EM TODAS AS VISÕES:

Todas as concepções acreditam que a ideia era apontar para Jesus, sendo que Moisés representaria a Lei e Elias, os profetas. Então, Jesus seria a consumação de tudo, da Lei e dos profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.