SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Meu milagre

                         

Sou cardiopata, em 2010 tive que trocar de cardiologista, fiquei com este medico durante dois anos, e não estava gostando do seu atendimento. Vou explicar porque, no inicio do nosso contato, relatei a ele que tinha problema de colesterol alto, proveniente de hereditariedade, minha mãe tinha e não conseguir baixar, mesmo com a dieta rígida que ela fazia, e com o uso da medicação. Relatei que em 2004 fiz um cateterismo, constatou 40% de obstrução na coronária esquerda (laudo e vídeo abaixo). Tomava medicação para pressão que não era muito alta, usava para controle. Tudo que poderia ser falado no inicio, mencionei a ele.


Antes de dar continuidade, veja o que diz o site da “bostonscientific” “O que é doença arterial coronariana? A doença arterial coronariana afeta as artérias que fornecem sangue para o coração, ocorrendo quando a via de passagem através das artérias coronárias, ou artérias do coração, se estreita por formação de placas, incluindo colesterol, depósitos de gordura, cálcio e outras substâncias. Ela é a principal causa de morte tanto para os homens como para as mulheres. ( American Heart Association. Heart Disease and Stroke Statistics - 2011 Update. Circulation 2011;123;e18-e209.) Infarto agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, caracteriza-se por uma interrupção do fluxo sanguíneo em uma ou mais artérias coronárias. bostonscientific.com/pt-BR/pacientes/condicoes-clinicas/doenca-arterial-coronariana.html



Eu faço controle todo ano, devido o que expus acima este medico a cada ano pedia um exame de sangue e alguma outro que não me lembro quais eram. Minha esposa consultava com outro medico, ela estava sempre comentando sobre atenção, o cuidado com a saúde dela, ela só tinha uma pressão um pouco alta. No ano de 2013 resolvi mudar de medico, pois o atual não estava me atendendo conforme gostaria. Marquei consulta com Dr Odoni, medido que atendia minha esposa. Na consulta relatei todo o meu problema existente a ele. Decidiu fazer pedido de alguns exames inclusive o cateterismo novamente. Explicou para mim o seguinte, porque estava solicitando o pedido do cateterismo, não são as palavras conforme ele me falou, devido ao tempo não me lembro, mas, me disse “como você fez a quase 10 anos e constava a obstrução de 40%, aconselho a repetir o exame, para saber se continua o mesmo quadro ou agravou. Ele me disse que somente atende consulta, não faço cirurgia (exame), por isso não vou fazer a sua”. Até este dia nunca tinha sentia nada no coração, tudo normal, como gostei da explicação, a preocupação dele com o quadro, imediatamente marquei os exames.

 

O exame foi marcado para o dia 08-05-2013. Ao final do exame o medico que me atendeu me relatou a gravidade do meu problema, solicitando ao hospital a cirurgia para o dia seguinte. Veja qual era a gravidade, constava no laudo “lesão severa de 95% (entupimento)” (laudo abaixo). Neste exame constatou obstrução de 40% na coronária direita também. Era necessário a colocação de 1 stent na coronária esquerda com urgência. Mas não foi possível para o dia seguinte, porque, dependia da guia e autorização do convênio. O hospital demorou muito tempo a liberar a guia, fiquei cobrando todos os dias. Quando hospital liberou a guia, dei entrada no convênio imediatamente, foi liberado o procedimento no mesmo dia, devido à gravidade. Marquei a cirurgia para o dia 16-05-2013 (8 dias depois). Durante esses dias de espera para a cirurgia continuei a não sentir nada no coração e tudo corria bem. Após a cirurgia o medico me relatou que tinha corrido tudo bem, naquele momento da cirurgia foi constatado obstrução de 99% da coronária (devido a demora de 8 dias). O stent foi colocado sem maior complicação e tudo estava bem. Marquei a consulta com o meu medico, quando retornei, ele me relatou que o medico que fez a cirurgia (exame) que constatou a gravidade da obstrução de 95%, havia liga para ele informando tudo, pois estava preocupado com meu quadro, solicitou a cirurgia para o dia seguinte. Perguntei a ele sobre a obstrução de 40% na coronária direita, fui informado, neste quadro a medicina não recomenda cirurgia. Somente é preocupante acima de 70%. O que recomendado neste quadro é exercício e medicamento para não deixar evoluir o quadro.

 

Depois desta consulta fiquei um período de 2 anos indo de 4 em 4 meses ao medico. Foi-me passado a medicação para afinar o sangue, evitar nova obstrução ou agravamento do quadro. Faço uso deste medicamento até hoje (06-02-2021) tenho que tomar por toda a minha vida. Fiquei pouco tempo depois com este medico, porque, o hospital cancelou o contrato de prestação de serviço com o meu convenio, que pena perdi um excelente profissional além de muito atencioso com os pacientes.

 

Vou explicar porque digo, “meu milagre”. No dia 23-01-2021 tive que ir ao hospital devido uma alergia que surgiu no meu braço esquerdo. Fui atendi por uma medica “clinica geral”, para ela passar a medicação me perguntou se tinha algum problema de saúde, pergunta comum para evitar problema com a medicação. Informei a ela os medicamentos que tomo, ao relatar que faço uso diário de Clopidogrel de 75mg, ela me perguntou o que eu tenho para tomar este medicamento. Relatei por alto o problema coronário que tenho e passei por uma cirurgia para colocar um stent na coronária esquerda. Ela me perguntou, se eu sofri enfarto, disse que não, simplesmente tive esta obstrução de 95% na coronária sem ter sentido nada ate aquele momento, estava na época como estou aqui no consultório dela sem sentir nada de anormal. Após ouvir isso, ela disse “foi um milagre” eu disse sim, me passou a medicação e fui embora.

 

Depois desta consulta estou escrevendo este relato, porque, fiquei incomodando e me chamando atenção para essa expressão da medica (foi um milagre). Quando um medido diz esta palavra “milagre” isso quer dizer, a medicina não explicação o ocorrido, simplesmente diz “milagre”. Só Deus tem explicação para tudo, somente Ele pode explicar o que ocorreu comigo por ter passado por tudo isso sem nenhuma lesão. Só tenho a dizer OBRIGADO MEU DEUS POR ESTA OBRA EM MINHA VIDA.


Roberto Wagner G. dos Santos

Jesus te abençoe.

















Assista o vídeo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.