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domingo, 14 de março de 2021

Derrubando os argumento do Testemunhas de Jeová sobe o Espírito Santo

 

Força ativa

Atos 2.4 – Todos eles ficaram cheios do espírito santo (Tradução do Novo Mundo).

O livro da Torre de Vigia de 1982, You Can Live Forever in Paradise on Earth (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra), diz: “‘Todos eles ficaram cheios do Espírito Santo’. (At.2:4). Eles ficaram ‘cheios’ de uma pessoa? Não, mas ficaram cheios da força ativa de Deus. Portanto, os fatos tornam claro que a trindade não é um ensinamento bíblico… Como o espírito santo poderia ser uma pessoa, sendo que encheu cerca de 120 discípulos ao mesmo tempo?” (p.40‑41). E a nota de rodapé da página 41 pergunta: “Como o derramamento do espírito santo nos seguidores de Jesus prova que ele não é uma pessoa?”

Estes argumentos das testemunhas não provam nada disso. Se o derramamento do Espírito Santo (At. 2:33, 10:45; e assim por diante) fosse evidência contra sua personalidade, então o apóstolo Paulo também não seria uma pessoa, porque Paulo escreveu acerca de si mesmo: “eu esteja sendo derramado…” (Fil. 2:17, Tradução do Novo Mundo) e: “…já estou sendo derramado…” (11 Tim. 4:6, Tradução do Novo Mundo). Uma vez que o apóstolo Paulo, obvia­mente uma pessoa real, poderia ser mencionado na Bíblia como sendo “derramado”, então a mesma expressão dizendo respeito ao Espírito Santo dificilmente poderia ser usada como uma prova contra a personalidade do Espírito.

Da mesma forma, a profecia do Antigo Testamento diz de Jesus Cristo, “fui derramado como água” (Sal. 22:14, Tradução do Novo Mundo). Por esta razão, aplicar os argumentos da Torre de Vigia fariam também dele uma simples força impessoal. Obvia­mente, este argumento é uma ilusão.

Mas, e a respeito do problema dos discípulos serem “cheios” com o Espírito Santo? Ao invés de sustentar o que as testemunhas ­de Jeová acreditam, este versículo realmente prova o oposto: a saber, que o Espírito Santo é o próprio Senhor Deus.  Ele é  quem “a  tudo  enche  em  todas  as  coisas”  (Ef. 1:23),  “que cumpre tudo em todas as coisas” (Imprensa Bíblica Brasileira). Mesmo a Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová se refere a ele “que em tudo preenche em todas as coisas” em Efésios 1:23. Pergunte à testemunha de Jeová se este “ele” que preenche todos os discípulos não é uma pessoa divina.

A seguir, mostre‑lhe que o Espírito Santo pode falar (At. 13:2), testemunhar (João 15:26), “dizer o que ele ouve” (João 16:13) e “sentir‑se magoado” (Is.63:10, Tradução do Novo Mundo).

Finalmente, peça‑lhe para ler II Coríntios 3:17. A maior parte das traduções deste versículo diz: “o Senhor é o Espírito.” A Bíblia da Torre de Vigia diz: “Jeová é o Espírito.” Obviamente as Escrituras ensinam que o Espírito Santo é uma pessoa divina ‑ ninguém além do próprio Deus.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.

Como pessoa

Atos 5.3,4 – Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? …Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Convide uma testemunha de Jeová a ler esta passagem; então pergunte‑lhe para quem Ananias mentiu. Pedro menciona isto duas vezes: ele mentiu para o Espírito Santo; ele mentiu para Deus. Isto revela que o Espírito Santo é uma pessoa ‑ (Como alguém poderia mentir para uma “força”?) ‑ e que esta pessoa é Deus.

Você pode ter que ler esta passagem várias vezes com a testemunha antes que ela comece a compreender estes versículos. As testemunhas de Jeová estão tão acostumadas a pensar no Espírito Santo como “isto” ‑ “força ativa de Jeová” ‑ que suas mentes têm dificuldade até mesmo de cogitar o pensamento do Espírito Santo como uma pessoa.

Uma passagem não será suficiente para convencer a testemunha da personalidade e divindade do Espírito Santo. Veja também nossas considerações sobre João 16:13; Romanos 8:26,27; e I Co­ríntios 6:19. A testemunha pode ainda fazer objeção à personalida­de do Espírito, dizendo que o Espírito Santo pode ser ” derramado”, e que as pessoas podem ser “cheias” e “batizadas” no Espírito Santo. Se tais argumentos forem usados, veja nossas considerações sobre Mateus 3:11 e Atos 2:4.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.

É “isto”?

REFUTAÇÃO AO ARGUMENTO DAS TJ SOBRE A IMPESSOALIDADE DO ESPÍRITO SANTO BASEADO EM ATOS 2.33

Atos 2.33 é um dos principais versículos da Bíblia utilizado pelas Testemunhas de Jeová (TJ) para defender a ideia de que o Espírito Santo não é Deus e tão pouco um ser pessoal. Creem, equivocadamente, que o Espírito Santo é apenas o poder ou a energia ativa de Jeová.

Baseado nesse texto, advogam que o Espírito Santo é impessoal, porque o pronome “isto” (do grego “touto”) é um pronome neutro, utilizado principalmente para coisas inanimadas ou objetos. Como não foi empregado um pronome pessoal, e sim um pronome neutro, concluem que o Espírito Santo não é uma pessoa.

Acts: 2. 33. τη δεξια ουν του θεου υψωθεις την τε επαγγελιαν του αγιου πνευματος λαβων παρα του πατρος εξεχεεν τουτο ο νυν υμεις βλεπετε και ακουετε

Atos 2:33 De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis

Iremos fazer duas considerações a respeito desse texto: O primeiro, é que o pronome “touto” (isto) pode não estar sendo aplicado ao Espírito Santo. A leitura dentro do contexto de todo o capítulo 2 de Atos, indica mais apropriadamente que “touto” se refere à manifestação do Espírito Santo e não ao Espírito Santo propriamente dito. A tradução do texto grego Receptus*, texto grego mais fiel, aponta que touto (“isto”) se refere a obra (“vedes e ouvis”) ou manifestação do Espírito no grupo de judeus que ouviram a pregação do apóstolo Pedro, e não ao Espírito diretamente.

Em segundo, ainda que a exegese do texto possa considerar que “touto” foi utilizado para o Espírito Santo, isso em nada prova a sua impessoalidade como insistem as TJ. O mesmo pronome neutro (touto) que aparece em Atos 2:33 também está presente em pelo menos quatro passagens bíblicas relacionadas a seres próprios. Em 3 dessas passagens bíblicas, touto é aplicado a crianças (pessoas) e a última, a um animal (uma ovelha, que é um ser vivo, e não um objeto). Portanto, eventualmente esse pronome neutro (touto) também pode ser aplicado a seres pessoais sem nenhum problema. O pronome touto aparece na bíblia 3 vezes se dirigindo a pessoas ( Mt. 18:4; Lc. 1:66 e 9:48). Em Mateus 12:11,  “touto” também é utilizado para um animal. Será que agora poderemos dizer que as crianças citadas nos textos não são seres pessoais ou que a ovelha não é um ser vivo? Se seguirmos o mesmo raciocínio das TJ, seremos obrigados a admitir que as crianças citadas na Bíblia não são crianças; mas que elas são coisas, objetos, seres inanimados, tal qual uma força ou energia. Mas evidentemente, isso está longe da verdade.

Mateus 18:4

οστις ουν ταπεινωση εαυτον ως το παιδιον τουτο ουτος εστιν ο μειζων εν τη βασιλεια των ουρανων

Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

Lucas 1:66

και εθεντο παντες οι ακουσαντες εν τη καρδια αυτων λεγοντες τι αρα το παιδιον τουτο εσται και χειρ κυριου ην μετ αυτου

E todos os que as ouviam as conservavam em seus corações, dizendo: Quem será, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.

Lucas 9:48

και ειπεν αυτοις ος εαν δεξηται τουτο το παιδιον επι τω ονοματι μου εμε δεχεται και ος εαν εμε δεξηται δεχεται τον αποστειλαντα με ο γαρ μικροτερος εν πασιν υμιν υπαρχων ουτος εσται μεγας

E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande.

Mateus 12:11

ο δε ειπεν αυτοις τις εσται εξ υμων ανθρωπος ος εξει προβατον εν και εαν εμπεση τουτο τοις σαββασιν εις βοθυνον ουχι κρατησει αυτο και εγερει

E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?

Consideramos ainda, o fato de que a palavra grega para Espírito – Pneuma – é uma palavra neutra (assim como menino e ovelha) e gramaticalmente exige-se um pronome neutro. E isso deveria acontecer em todas as outras passagens bíblicas que aparecem o Espírito Santo, mas ao invés disso, Jesus em todas as passagens acerca do Espírito Santo “contraria”** a gramática grega e aplica sabidamente o pronome pessoal (ekeinos) para o Espírito Santo. Inúmeras outras passagens bíblicas utilizam pronomes pessoais para se referir ao Espírito Santo. Uma prova inequívoca de que nosso Salvador nos ensina acerca da pessoalidade do Espírito Santo. Louvamos a Deus pela fidelidade de Sua Palavra!

João 16: 8, 13 e14

(8) και ελθων εκεινος ελεγξει τον κοσμον περι αμαρτιας και περι δικαιοσυνης και περι κρισεως

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

(13) οταν δε ελθη εκεινος το πνευμα της αληθειας οδηγησει υμας εις πασαν την αληθειαν ου γαρ λαλησει αφ εαυτου αλλ οσα αν ακουση λαλησει και τα ερχομενα αναγγελει υμιν

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade;

(14)  εκεινος εμε δοξασει οτι εκ του εμου ληψεται και αναγγελει υμιν

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

João 15:26

οταν δε ελθη ο παρακλητος ον εγω πεμψω υμιν παρα του πατρος το πνευμα της αληθειας ο παρα του πατρος εκπορευεται εκεινος μαρτυρησει περι εμου

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

Atos 13:2

λειτουργουντων δε αυτων τω κυριω και νηστευοντων ειπεν το πνευμα το αγιον αφορισατε δη μοι τον τε βαρναβαν και τον σαυλον εις το εργον ο προσκεκλημαι αυτους

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Diante disso, cai completamente por terra toda a argumentação dos seguidores de Charles Russel que o Espírito Santo é impessoal.

Há uma série de provas bíblicas que comprovam a divindade e a pessoalidade do Espírito Santo [At. 5:3,4 (é Deus); Hb. 9:14 (é Eterno); Gn. 1:2; Sl. 104:30; Jó 33:4 (é Criador); I Co. 2:10,11; Is. 40:13,14 (é Onisciente); Sl. 139 (é Onipotente); Sl. 139:7 -10 (é Onipresente); II Co.3:17,18 (é Senhor); Jo. 3:6 (é Recriador); Rm. 8:27 (tem mente); Ap. 28:25 e Is. 6:3,9,10 (é Jeová); II Co. 13:13 (é Santo); I Jo. 5:6; Jo. 16:13 (é a Verdade); I Co. 2:10; Ef. 3:5 (revela); At. 1:16; Hb. 9:8; II Pe. 1:21 (é presciente)]. E apesar da esmagadora carga de evidências bíblicas, as TJ preferem acreditar nos ensinamentos da Sociedade Torre de Vigia do que nas Escrituras Sagradas, que é a Palavra inspirada de Deus, e por isso, inerrante.

Oramos humildemente ao Senhor Jesus, para que você, nosso querido leitor, decida pela verdade, e reconheça, para a sua salvação, que o Espírito Santo, Deus que habita nos verdadeiros crentes, possa levá-lo ao pleno conhecimento do Filho, Deus que se fez carne e habitou entre nós, conforme a vontade de Deus Pai, que deseja que todos os homem sejam salvos (2 Tm 2.4).

Deus o abençoe!

Fábio Santana, Luciano Hérbet, Matias Fernandes

(participantes da Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista de Brotas em Salvador)

* Os manuscritos bizantinos constituem o que se chama o Texto Tradicional do Novo Testamento. O melhor representante impresso deste tipo textual bizantino é o Textus Receptus (ou Texto Recebido).

** Jesus ou qualquer escritor sagrado jamais quebraram regras gramaticais, nem mesmo Pedro, um dos mais simples escritores da Bíblia. Não há erros nas Escrituras, pois o autor é o próprio Espírito Santo.  O termo entre aspas foi utilizado para dar ênfase aos pronomes pessoais empregados para o Espírito Santo. Caso Ele fosse apenas uma força ou energia, Jesus jamais teria empregado pronomes pessoais.

Não batizam em nome do Pai, Filho e Espírito Santo

Se perguntar a qualquer Testemunha de Jeová se eles se consideram cristãos, certamente ouvirá a seguinte resposta:

– Claro que sim! e ainda, somos na verdade, dentre todas as religiões que se dizem seguidores de Jesus, os únicos que levam a sério o significado de ser um cristão genuíno!

Quando elas se reúnem em suas grandes reuniões, chamadas de Congressos Regionais ou Assembleias, muitos convertidos estão preparados para ser batizados como Testemunhas de Jeová. Depois de uma sabatina de perguntas e respostas tendo por base a publicação “Organizados para o Nosso Ministério” que pode durar até três meses, e de uma avaliação criteriosa feita por uma comissão de anciãos experientes, o candidato é aprovado ou não para ser imerso em água e declarado uma Testemunha “dedicada e batizada”. Mas como é o batismo  nesta organização religiosa? parece-se com o batismo realizado desde os tempos apostólicos pelas denominações cristãs? qual o seu significado? o que se espera de alguém  que se submete ao batismo da organização Torre de Vigia?

Como se sabe, a organização TJ costuma modificar suas doutrinas, regras e dogmas com o decorrer dos anos, segundo as circunstâncias. Elas chamam isso de “acompanhar o carro celestial de Jeová” que está em “pleno movimento”.

Uma das mudanças significativas tem a ver com o batismo realizado por elas. Veja a seguir como eram as perguntas feitas ao batizando TJ antes da década de 1980:

1ª pergunta: Arrependeu-se de seus pecados e deu meia-volta, reconhecendo-se perante Jeová como pecador condenado que precisa de salvação, e reconheceu perante ele que esta salvação procede dele, o Pai, por intermédio de seu Filho Jesus Cristo?

2ª pergunta: À base desta fé em Deus e na sua provisão de salvação, dedicou-se sem reserva a Deus, para fazer doravante a Sua vontade, conforme ele lhe revela por meio de Jesus Cristo e mediante a Bíblia, sob o poder esclarecedor do espírito santo? – Sentinela 01/11/73 pag.664

A Partir da metade da década de 1980, as perguntas foram modificadas para dar maior ênfase à organização Torre de Vigia que eles chamam de “Organização de Jeová”:

1ª A base do sacrifício de Jesus Cristo, arrependeu-se dos seus pecados e dedicou-se a Jeová para fazer a vontade dele?

2ª Compreende que a sua dedicação e o seu batismo o identificam como uma das Testemunhas de Jeová, em associação com a organização de Deus, dirigida pelo espirito dele? – Sentinela 01/06/85 pag.31

Antes de se formular as perguntas novas, o que se dava a entender era que o fiel reconhecia as Escrituras como fonte de entendimento sobre o Pai, Jesus e o Espírito Santo. Agora, a pessoa precisa aceitar a sujeição À organização, o resto fica em segundo plano. De fato, ao se batizar como um membro da Torre de Vigia, é preciso que o candidato ao batismo, reconheça que ela é a representante de Deus, orientada por seu Espírito.

Ora, mas como aceitar que uma organização é orientada pelo inerrante Espírito Santo de Deus se ela é culpada de tantas mudanças doutrinais e erros crassos de interpretação, além de falsas profecias relacionadas ao fim do mundo?

Quando os discípulos de Jesus batizavam pessoas em “Nome do Pai, Filho e Espírito Santo”, isto era sob a ordem do próprio Cristo em reconhecimento às três pessoas da trindade Cristã. Quando um cristão é batizado, ele reconhece que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, e que estes três são uma Unidade na Divindade, criador eterno, Pai de todos e em todos segundo a graça cedida por meio de Cristo Jesus. Este reconhecimento irá reger a sua inteira vida dali em diante. Como explicou Paulo:

“Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.” – Efésios 4:3-8

As Testemunhas de Jeová, por não aceitarem esse credo cristão, e ensinarem que apenas o Pai é Deus, procuram subtrair de seus dogmas, qualquer detalhe que ressalte os ensinos do Cristianismo, afinal, a sujeição à liderança imposta pelo Corpo Governante tem de estar em primeiro lugar na vida de um membro de sua organização.

Após o batismo, um membro TJ tem agora as portas abertas para “importantes privilégios” na organização do Corpo Governante. Se qualifica para servir como futuro pioneiro (pregador de tempo integral), servo ministerial ou ancião. Exige-se após isso, sujeição total a todos os dogmas da Torre de Vigia. O candidato pode não saber, mas estará também se sujeitando à disciplina e expulsão, resultantes de algum ato de rebeldia contra os que tomam a dianteira.

Alguma dúvida de que o batismo das Testemunhas de Jeová, nada tem de Cristão?

Autor: Tejota Livre do site extj.com.br


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