SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

A Trindade Lógica e Bíblica


É possível afirmar que a doutrina da Trindade pode ser tanto bíblica quanto logicamente defensável, desde que compreendida à luz da revelação e da natureza divina. Aqui está um resumo da argumentação encontrada nos arquivos:

1. Trindade como Doutrina Bíblica

A Bíblia apresenta um único Deus que subsiste em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso é demonstrado por vários textos:

- Unidade de Deus:

- “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Deuteronômio 6:4).

- “Eu sou o Senhor e fora de mim não há outro” (Isaías 45:5).

- Três Pessoas são chamadas Deus:

- O Pai é claramente reconhecido como Deus.

- O Filho é chamado de Deus (João 1:1, João 20:28, Hebreus 1:8).

- O Espírito Santo também é chamado de Deus (Atos 5:3-4) e possui atributos divinos como

A expiação Bíblica é ilimitada!


Versículos que demonstram que a expiação é disponível a todos

Isaías 53:6 – Toda a nossa iniquidade foi colocada em Cristo.

“Todos nós temos andado desgarrados como ovelhas; temo-nos desviado cada um para o seu caminho; e Jeová fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”

Mateus 11:28-30 – Qualquer pessoa que venha a Cristo é bem vindo.

“Vinde a mim todos os que andais em trabalho e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave, e o meu fardo leve.”

Mateus 18:14 – O Pai não quer que ninguém pereça (anti predestinação reprobatória).

“Assim não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que

Maçonaria nas igrejas


Maçonaria nas igrejas: maçom revela haver muitos batistas e presbiterianos nas reuniões. Considerada pagã pela maioria dos evangélicos, entidade abriga muitos crentes em suas fileiras.

Ela costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Pudera – com origens que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da figura de Deus um mero arquiteto do universo, a maçonaria é normalmente repudiada pelos evangélicos. Contudo, é impossível negar que a história maçônica caminha de mãos dadas com a do protestantismo. Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês. Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

A gnose fatalista no meio protestante


Segundo Ken Wilson o calvinismo é uma doutrina antibíblica

Sim, o Dr Ken Wilson, em sua tese em Oxford, compara diretamente o Calvinismo com a teologia de Agostinho e argumenta que o Calvinismo não é um desenvolvimento bíblico natural, mas uma continuidade das ideias deterministas que Agostinho passou a defender após 412 d.C. Abaixo está um resumo das principais comparações e conclusões de Wilson conforme apresentado em seu livro “O Fundamento do Calvinismo-Agostiniano”:

 

1. Agostinho antes e depois de 412 d.C.

Wilson mostra que antes de 412, Agostinho tinha uma visão mais compatível com os Pais da Igreja anteriores, que afirmavam:

- Livre-arbítrio humano real.

- Predestinação baseada na

A atração pelo mesmo sexo é um pecado?


Em Mateus 5:27–28, Jesus equipara a luxúria ao adultério. Isso estabelece um princípio bíblico: se é pecado fazer algo, também é pecado desejar fazer aquilo. A Bíblia afirma claramente que a homossexualidade é um pecado (Levítico 18:22; 20:13; Romanos 1:26-27; 1 Coríntios 6:9). Portanto, também é pecaminoso desejar cometer atos homossexuais. Isso significa que a atração pelo mesmo sexo é um pecado? Para responder a isso, devemos distinguir entre o pecado ativo e a condição passiva de ser tentado.

Não é pecado ser tentado. Jesus foi tentado, mas não pecou (Mateus 4:1; Hebreus 4:15). Eva foi tentada no jardim, e ela definitivamente achou o fruto proibido atraente, mas parece que não pecou de fato até que pegou o fruto e comeu (Gênesis 3:6-7). A luta contra a tentação pode levar ao

Deus brinca de roleta russa?


Deixa eu te perguntar uma coisa, pastor – Deus joga ou brinca de roleta russa? Ele age conosco de maneira injusta e brinca com os nossos sentimentos como se fossemos marionetes? Afinal de contas, um seguidor de Calvino me disse que o Senhor escolheu caprichosamente a Jacó e destinou arbitrariamente Esaú ao inferno, pois Ele é Deus e faz do jeito que quiser, independentemente do que pensamos! É assim que a justiça do céu opera? Confesso que isso me deixou indignada!!!

Bem, em primeiro vamos ver o que significa Presciência divina:

Presciência significa “ter conhecimento de algo antes que isso aconteça. Proginosko é a palavra usada no Novo Testamento que se traduz como “antemão”. Ela literalmente significa “saber antes”. A palavra pode ser

terça-feira, 2 de setembro de 2025

50 Perguntas que nenhum crítico da Bíblia consegue responder

 

SOBRE A BÍBLIA EM SI

1- Se a Bíblia fosse apenas um livro humano, como conseguiu atravessar 3 milênios sem ser esquecida?

2 - Por que governos e impérios tentaram destruí-la por séculos e falharam?

3 - Se é um livro inventado, por que ainda é o mais traduzido, lido e estudado da história?

4 - Por que você confia em livros de filosofia antigos com poucas cópias e rejeita a Bíblia que tem milhares de manuscritos preservados?

5 - Se a Bíblia é mentira, como você explica o cumprimento detalhado de profecias?

6 - Por que Jesus, personagem histórico, confirmou as Escrituras como Palavra de Deus, e você acha

que sabe mais do que Ele?

7 - Qual seria a motivação de dezenas de autores em séculos diferentes criarem uma

A Opus Dei


Ao longo do tempo, o Opus Dei amealhou (economizou, poupou, juntou, acumulou) grande número de inimigos, inclusive dentro da própria Igreja Católica.


História da oposição

Segundo relatam defensores do Opus Dei, a oposição à prelazia teria se iniciado nos anos 1940, quando alguns jesuítas, liderados pelo Frei Ángel Carrillo de Albornoz, que mais tarde deixaria a Companhia de Jesus, denunciaram o Opus Dei por ensinar “uma nova heresia”. Não era nada ortodoxo, afirmavam, ensinar que leigos podiam ser santos sem votos públicos e vestes distintas.

 

Baseando-se nos informes da Espanha, o superior-geral da Companhia de Jesus, Frei Wlodimir Ledochowski (1866–1942), relatou ao Vaticano que considerava o Opus Dei “extremamente perigoso para a Igreja na Espanha”. Ele o descreveu como tendo um “caráter sigiloso” e via “sinais de uma inclinação velada para dominar o mundo com um tipo de Maçonaria Cristã”. Estas alegações contra o Opus Dei vindas do

40 razões porque as Testemunhas de Jeová não são cristãs

 

“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2.8-9).

As Testemunhas de Jeová são conhecidas por seu zelo na propagação de suas doutrinas. Entretanto, esse trabalho árduo e sincero só seria levado em conta se apoiado na obra e na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 10.2-4; 1Coríntios 3.11). Vamos confrontar a maioria dos ensinos das Testemunnas com o que a Bíblia ensina, para verificar que a maioria das doutrinas bíblicas são negadas pelos jeovistas:

I – A Natureza de Deus (Rm. 11.33-36)

1 - Há somente um Deus – Dt. 6.4;

2 - O Pai nunca criou outro Deus – Is. 43.10-11;

3 - Jesus Cristo é Deus – Jo. 1.1; 20.28;

4 - Jesus Cristo foi, é e

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

O paracleto de Deus

 

O termo “Paracleto” (grego: παράκλητος – paraklêtos) é um dos mais ricos e teologicamente profundos do Novo Testamento. Ele aparece cinco vezes na Bíblia, todas nos escritos de João (quatro no Evangelho e uma na Primeira Epístola). Vamos à explicação:

 

Significado literal de “Paracleto”

O termo grego “paraklêtos” é formado por:

- “para” (παρά) = ao lado, junto;

- “kaleō” (καλέω) = chamar, convocar.

Assim, paraklêtos significa literalmente:

 

A seita da santa Vó Rosa


A chamada Igreja da Santa Vó Rosa (ou Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa) nasceu em 1954, em São Paulo, a partir de dissidências com a Igreja Cristã Apostólica. A fundadora foi Rosa Alves, que após sua morte passou a ser venerada como “santa” e até mesmo como “consoladora”.

Do ponto de vista bíblico e apologético, essa seita apresenta diversas heresias que distorcem o Evangelho. Eis as principais:

1. Deificação de Rosa Alves, a Santa Vó Rosa

- Eles ensinam que Rosa Alves, após a morte, foi elevada ao céu e transformada em espírito consolador.

- Chamam-na de “Santa Vó Rosa”, colocando-a como mediadora, intercessora e

Deus mandou fazer imagens?

 

Já tivemos a desdita de ver muitos católicos se escudando em Êxodo 25.18; 26.1;1 Reis 6.23; 8.7; Hebreus 9.5; Números 21.8,9, enquanto “veneravam” os seus “santos”. É que estes versículos registram que Deus mandou fazer dois querubins (categoria de anjos) de ouro, bem como uma cobra de metal. Mas eles precisam saber que realmente não é pecado fazer imagens de escultura. Pecado é prostrar ante seus pés para pedir algo aos “santos” por elas “representados”. Há, pelo menos, três provas bíblicas de que as coisas sãos assim:

1ª) Embora seja verdade que em Nm 21.8-9 possamos ler que Deus mandou fazer uma cobra de bronze, não podemos esquecer que em 2 Reis 18.4, está escrito: “Ele destruiu os altos, esmigalhou as estátuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés tinha fabricado: porque os filhos de Israel até então lhe haviam queimado incenso: e a chamou Nohestan” (versão católica Figueiredo). A interpretação é que os israelitas idolatraram a estátua que

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Você segue o verdadeiro Jesus?

 

Existe uma maneira simples para saber se alguém tem o verdadeiro Jesus ou não. Por verdadeiro Jesus, eu quero dizer aquele da Bíblia, não aquele um do Mormonismo que é irmão do diabo, nem o Jesus das Testemunhas de Jeová que é o arcanjo Miguel, e, certamente, nem aquele da Nova Era que é simplesmente um homem dotado de uma consciência divina.

Nós podemos orar e conversar com o Jesus da Bíblia (At 7:55-60; e Zc 13:9 com 1 Co 1:1-2). O Jesus da Bíblia é adorado (Mt 2:2,11;Mt 14:33;Mt 28:9; Jo 9:35-38; Hb 1:6). O Jesus da Bíblia é chamado de Deus (Jo 20:28; Hb 1:8).

Na teologia das seitas, Jesus é uma criação de uma forma ou de outra (é por isso que as Testemunhas de Jeová adicionaram a palavra ‘outro’ quatro vezes em Cl 1:16-17). Além disso, não se ora a Ele, não o adoram e não o

Seitas do Novo Testamento


Publicanos

Era uma classe imposta aos judeus pelos dominadores romanos com a missão de lhes coletarem os impostos. Funcionários romanos, eram odiados e escorraçados. Muitos judeus se tornaram publicanos devido à rentabilidade da profissão: o chefe dos publicanos, em Roma, impunha uma taxa e distribuía aos seus subordinados que, por sua vez, quadruplicavam e repassavam as taxas, e assim sucessivamente.

Escribas

Existiram no Antigo Testamento, porém no Novo Testamento aparecem formando uma classe religiosa. Quando voltaram da Babilônia, Esdras e Neemias tornaram-se grandes escribas (Esdras 7.6; Neemias 8.1-4). Quando apareceram os fariseus e saduceus, os escribas ficaram com os

O que dizem os adventistas sobre o seol e o hades?


“O Domicílio da Morte. O Antigo Testamento chama de sheol (hebraico) e Hades (grego) o lugar para onde vão as pessoas quando morrem. Nas Escrituras, sheol normalmente significa apenas sepultura. O significado de Hades é similar ao de sheol” (Nisto Cremos, p. 458).

Refutação: As palavras próprias para sepultura em hebraico são ‘keber’ que aparece em Gn. 23.4; Jz. 16.31; Êx. 14.11; Nm. 19.16 e ‘K’boorah’ que também é a mesma palavra para sepultura, sepulcro, e aparece em Gn. 35.20; Dt. 34.6; Gn. 47.30; ISm. 10.2 entre outros textos; “taphos” (grego) é sepulcro em português em Mt. 23.27; 27.64. Mnema (túmulo) em Mc. 5.2-3; Lc. 23.53; At. 2.29; 7.16; Ap. 11.9. Mnemeion (grego) túmulo em português, em Mt. 28.8; Jo. 5.28-29; Mt. 8.28; Lc. 11.44; Jo. 19.41.

Assim, sepulcro, sepultura, túmulo é o lugar do corpo (soma, no grego).

- SEOL aparece 66 vezes no Antigo Testamento:

“As Sessenta e Seis Ocorrências de Seol – Seol ocorre 66 vezes na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, a saber,

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Por que é importante acreditar na inerrância Bíblica?


Vivemos numa época que tem a tendência de ser indiferente quando confrontada com erro. Ao invés de perguntar, como Pilatos: “O que é verdade?”, o homem pós-moderno diz: “Nada é verdade” ou talvez “A verdade existe, mas não podemos conhecê-la”. Já ficamos acostumados com mentiras e muitas pessoas já não se incomodam com a ideia de que a Bíblia também contém erros.

A doutrina de inerrância Bíblica é extremamente importante porque a verdade faz diferença. Esse assunto reflete no caráter de Deus e é fundamental ao nosso entendimento do que a Bíblia ensina. Veja a seguir alguns motivos pelos quais devemos acreditar sem qualquer sombra de dúvida na doutrina da inerrância Bíblica:

1 - A Bíblia mesmo diz ser perfeita. “As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmos 12:6). “A lei do SENHOR é perfeita” (Salmos 19:7). “Toda palavra de Deus é pura” (Provérbios 30:5). Essas declarações de pureza são relatos absolutos. Note que a Bíblia não diz que “Quase toda palavra de Deus é pura” ou “A lei do SENHOR é quase perfeita”. A Bíblia argumenta sua perfeição completa, não deixando nenhum

Como discipular ex-adeptos de seitas


Desilusão, angustia, perda da confiança em si mesmo, medo de voltar ao estilo de vida anterior ao do envolvimento com a seita, tensão, incerteza, crise de identidade, falta de rumo, etc. Estas são as companhias constantes de quem abandona uma seita herética. Muitos se descrevem como “arrasados, mutilados”; outros dez anos após terem deixado o grupo ainda permanecem nesse estado. Alguns partem para novas experiências religiosas em busca da “única igreja verdadeira”, vão de igreja em igreja, decepção seguida de decepção. Ainda há aqueles que tentam recuperar o tempo perdido e passam a dispensar maior atenção as relações familiares, ao emprego, aos estudos, enquanto deixam Deus de fora de suas vidas. A Dra. Margaret Thater Singer, como resultado de uma pesquisa intensa feita 01com 3000 mil ex-sectáristas observou entre eles: “casos significantes de depressão, solidão, ansiedade, baixa auto-estima, superdependência, confusão, inabilidade para se concentrar, psicoses”(1).

Isso tudo é consequência de se ter estado associado a uma seita destrutiva que abusa emocional e espiritualmente do indivíduo. Steve Hassan, autor de “Combatendo o Controle Mental das Seitas”(2), faz uma lista de

Existe proselitismo na igreja adventista


Há adventistas e até evangélicos que ficariam chocados com a afirmação de que a Igreja Adventista é uma seita pseudocristã. E muitos talvez estejam a indagar: Por que vincular o nome da IASD há um título tão inadequado como este? Não possuem ótimos serviços sociais, como hospitais, escolas, grupos filantrópicos como os “Desbravadores” e tantos mais? Eles não creem na Trindade e na Bíblia como fazem os demais cristãos evangélicos? Certamente que sim, podemos elogiar os adventistas por tudo isso, e não lhes tiramos os méritos e valores. Contudo, a questão é muito mais profunda e séria do que se pensa, colocando-se em outro patamar, ou seja, o teológico-doutrinário. Não podemos aferir um movimento religioso por sua “filantropia religiosa”, ou por sua tênue camada doutrinária, enquanto a maior parte da crença de tais movimentos choca-se gravemente contra as verdades fundamentais do Cristianismo histórico-ortodoxo que se encontram na Bíblia. Caso não fosse assim, poderíamos também aceitar o Catolicismo Romano, o Espiritismo Kardecista e tantos outros que sobrepujam a IASD. A questão é que hoje em dia está muito em voga o relativismo e o ecumenismo que trazem como estandarte, a pregação do amor. Os defensores de tal ideologia costumam dizer que: “Não importa as diferenças se o que nos

domingo, 3 de agosto de 2025

As heresias dos livros apócrifos


Uma das grandes razões, talvez a principal delas, pelas quais os evangélicos rejeitam os Apócrifos, é devido a grande quantidade de heresias que tais livros apresentam. Fora isso, existem também lendas absurdas e fictícias e graves erros históricos e geográficos, o que fazem os Apócrifos serem desqualificados como palavra inspirada de Deus. A seguir daremos um resumo de cada livro e logo a seguir mostraremos seus graves erros.

RESUMO DOS LIVROS

TOBIAS - (200 a.C.)

É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael. Apresenta:
· justificação pelas obras - 4:7-11; 12:8
· mediação dos Santos - 12:12
· superstições - 6:5, 7-9, 19
· um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19

JUDITE - (150 a.C.) É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Grande heresia é a

Algumas distorções a respeito da Trindade


Triteísmo: É a doutrina que ensina a existência de três divindades distintas superiores ou únicas. Pode ser uma visão errada da Trindade cristã, como por exemplo ensinado pelos Mórmons, aonde temos três divindades, com essências distintas, que governam o Mundo. Podemos também ter tríadas superiores entre os deuses, como no hinduísmo (Vishnu, Shiva e Brahma) e na religião Egípcias (Osíris, Hórus e Ísis). Obviamente que todas estas concepções de três divindades superiores é um conceito pagão ou politeísta, diferindo drasticamente da Teologia Bíblica da Trindade!

 

O unitarismo (ou unitarianismo): É uma corrente de pensamento teológico que afirma a unidade rígida de Deus, rejeitando, portanto, a ideia que possa existir algum ser divino além de Deus Pai. O judaísmo e alguns grupos de

O Tabernáculo da Fé


O líder dessa seita, William Marrion Branham, nasceu em Kentuchy (EUA), em 6 de abril de 1909, numa cabana muito humilde, sendo o primogênito de um casal muito pobre. Dez dias depois do seu nascimento, uma coluna de luz penetrou pela janela e posou sobre sua cabeça. Seus pais ficaram assustados, sem saber como interpretar tal fenômeno. Os seguidores de Branham acreditam que foi um sinal de que Deus tinha sua mão sobre ele desde o seu nascimento. A auréola supostamente apareceu novamente em Houston, Texas, em 1950, quando Branham pregava numa campanha. Uma foto do fenômeno foi enviada para George Lacy, investigador de documentos duvidosos, de uma agência do Governo Federal (F.B.I), o qual, depois a foto, fez a seguinte declaração para Branham, seus seguidores e a imprensa: “Reverendo Branham, você morrerá como todos os outros mortais, mas, enquanto existir uma civilização cristã, sua foto permanecerá viva”. A famosa foto encontra-se em

quinta-feira, 31 de julho de 2025

A alma é aniquilada ou é imortal

 

“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23).

 

No primeiro capítulo da sua carta aos Filipenses, Paulo, de uma forma até um tanto dramática, deixa claro aos seus leitores o quanto ele os amava e, ao mesmo tempo, de forma inequívoca, deixa transparecer a sua certeza de fé e segurança da salvação em Cristo Jesus. Mas o ponto alto e mais interessante da sua fala, objeto da nossa reflexão, está no versículo 23, quando ele expressa o seu “desejo de partir para “estar com Cristo”, o que ele, assim como nós que temos a mesma esperança, achava ser “muito melhor”. Mas, na verdade, o que significa “partir e estar com Cristo”? Ora, se não há imortalidade da alma, como podemos entender essa expressão de Paulo: “partir e estar com Cristo”, uma vez que, de acordo com os aniquilacionistas, o homem deixa de existir por ocasião da morte? Será que Paulo, ao contrário do que pensam os adventistas do sétimo dia, estava expressando a sua firme convicção de que,

O aniquilacionismo e a história do rico e do Lázaro


Os aniquilacionistas, com o propósito de contestar a verdade sobre a vida após a morte ensinada por Jesus na passagem do rico e Lázaro, afirmam que se trata de uma parábola. E, ensinar ou criar uma doutrina por meio de uma parábola é um erro metodológico que deve ser evitado. Antes de tudo, é bom que se diga que a passagem de Lucas 16.19- 31 se trata de um fato histórico contado em forma de parábola, como ficou provado, e não de uma parábola. Não obstante, mesmo que fosse uma parábola, devemos atentar para a seguinte verdade, Jesus jamais iria lançar mão de uma lenda, de uma fábula, de uma crendice mentirosa para ensinar uma verdade espiritual tão profunda como essa sobre a vida após a morte. Outro detalhe muito importante, para o qual devemos atentar, emerge do fato de que essa narrativa de Jesus, em Lucas 16.19-31, está em perfeita harmonia com os

A origem da palavra lúcifer, seus nomes e títulos


“Como surgiu a palavra Lúcifer?” Lúcifer, do latim “lúcifer”, vem do hebraico “hêlêl”, e significa brilhante, esplendoroso, e tem sido traduzido por por­tador de luz, o que leva o archote, filho da alva, estrela da manhã. É o nome que os latinos davam ao planeta Vênus, que tam­bém chamavam “estrela da alva”, “estrela da manhã”, “estrela vespertina”, por ser o mais brilhante astro (depois do Sol e da Lua) que, à nossa vista, aparece na abóboda celeste. O profeta Isaías aplicou esse termo ao rei da Babilônia, certamente pela grandeza e esplendor em que vivia o mo­narca, do que é exemplo a suntuosa obra “Os jardins suspensos da Babilônia” -uma das sete maravilhas do Mundo Anti­go. Essa palavra aparece no Velho Testa­mento, em Isaías 14.12. Na Bíblia traduzida ao português na forma latina: “Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?” Isaías também apresentou o rei da Babilônia, que se

sábado, 26 de julho de 2025

Por que Deus permite que pessoas inocentes sofram?

 

Esta é uma das questões mais difíceis para um cristão responder. O “problema da dor”, como o famoso estudioso cristão C.S. Lewis uma vez chamou, é a arma mais poderosa do ateísmo contra a fé cristã. Toda a ciência verdadeira e a História, se bem entendidas, apoiam a existência de Deus. Esta evidência é tão forte como o que diz a Bíblia: “Diz o néscio no seu coração: Não há Deus” (Salmo 14.1).

Muitos ateus, portanto, sem qualquer evidência objetiva sobre em quê basear sua fé na inexistência de Deus, finalmente recorrem a objeções filosóficas. E o problema do sofrimento é a maior delas. Dizem: “como pode um Deus de amor permitir coisas como

O batismo salvífico na doutrina Agostiniana


Para Santo Agostinho o batismo infantil salva

Sim, Santo Agostinho ensinou que a salvação está profundamente ligada ao batismo, e isso é um ponto central de sua teologia sacramental. Para ele, o batismo é necessário para a salvação, tanto por apagar o pecado original quanto por incorporar o indivíduo à Igreja de Cristo.

Abaixo, um resumo feito pela IA do ensino de Agostinho sobre o batismo, baseado no livro de PeterBrown:

1. Batismo como necessário para a salvação

Agostinho defendia que ninguém pode ser salvo sem o batismo, exceto em casos excepcionais, como o chamado “batismo de sangue” (martírio sem ter recebido o sacramento) ou “batismo de desejo”.

“Sem o batismo e a participação na Igreja, ninguém é salvo.”
Essa era sua posição contra os

A única igreja verdadeira

A Igreja Católica ainda ensina que ela é a única Igreja verdadeira fundada por Cristo? Muitos pensam que não, porém não existe qualquer posição oficial da Igreja negando isso:

“Esta é a única Igreja de Cristo que no Símbolo confessamos una, santa, católica e apostólica.” 232, #81 1

Referindo-se à Igreja Católica, o Catecismo pronuncia:

“Na realidade, nesta una e única Igreja de Deus…” P. 234, #817

“Ela (a Igreja) é Católica porque nela Cristo está presente. Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica.” P. 239, #830

A doutrina desta “única Igreja verdadeira” pode ser atribuída a um verso das Escrituras, o qual, quando comparado com outras Escrituras, não dá mostras de ensinar tal

domingo, 13 de julho de 2025

Se a alma já é imortal, qual a necessidade de haver ressurreição?


Essa pergunta é feita com muita frequência pelos adventistas do sétimo dia e outros adeptos da crença na mortalidade da alma, com o objetivo de negarem a doutrina da imortalidade da alma. Mas, na verdade, essa pergunta, de acordo com os historiadores, tem a sua origem em Tyndale, que disse:

“Eu me maravilho de que Paulo não tenha reconfortado os tessalonicenses com esta doutrina (da imortalidade da alma) se soubesse que as almas de seus mortos estavam em gozo, assim como ele sabia da ressurreição, que seus mortos viveriam novamente. “Se as almas estão no céu, em estado de glória como os anjos, conforme sua doutrina, diga- me então para que a ressurreição. ” (Resposta ao diálogo de Sir Thomas More (reimpressão Parker 1850, p. 118).

Até poderíamos concordar com ela, se entendêssemos que a palavra alma, na Bíblia, tivesse apenas o

Crimes e atitudes cruéis de João Calvino


Com base na análise detalhada dos quatro livros em PDF enviados — Que Amor é Este?Calvinismo RecalcitranteCalvinismo ou Arminianismo – Quem Está com a Razão?, e Contra o Calvinismo (Roger Olson) — é possível apresentar um quadro bastante claro e bem documentado sobre os crimes e atitudes cruéis atribuídos a João Calvino, principalmente em sua atuação em Genebra, Suíça, no século XVI.

 

CRIMES E ATITUDES CRUÉIS DE JOÃO CALVINO

(Conforme descrito e documentado nas fontes analisadas)

1 - A Execução de Miguel Servetus

 

Fatos:

- Servetus foi preso em Genebra em 1553 por negar a Trindade e criticar o batismo infantil.

- Calvino atuou como acusador e defendeu a pena de morte.

- Servetus foi queimado vivo em

Peter Brown mostra as falhas de santo Agostinho


O teólogo que gerou a igreja Católica Romana

Com base na biografia de Santo Agostinho escrita por Peter Brown, é possível identificar várias falhas, erros, pecados, heresias, e também conflitos morais ao longo da vida de Agostinho. Abaixo, listo esses aspectos com breves explicações:

1. Problemas Morais e Pecados na Juventude

- Vida sexual desregrada: Agostinho manteve uma concubina por mais de 15 anos, com quem teve um filho fora do casamento, Adeodato. Ele próprio confessa sua luta contra a luxúria e seus desejos sexuais, especialmente nas Confissões.

- Busca do prazer pelo prazer: Durante sua juventude, Agostinho entregou-se a

sexta-feira, 11 de julho de 2025

O erro das igrejas que praticam o batismo infantil


O Batismo infantil é a aspersão ou imersão de criancinhas com o propósito de dar-lhes benção espiritual de algum tipo. Embora seu propósito exato difira de grupo para grupo, quase sempre ele implica em que a criança então receba a salvação, em certo sentido.

QUEM PRATICA O BATISMO INFANTIL?

O batismo infantil é praticado pela Igreja Católica Romana, pelos vários grupos que representam a Igreja Ortodoxa Oriental, assim como por muitas denominações que saíram de Roma durante a Reforma Protestante, incluindo as denominações Luterana, Anglicana, Presbiteriana e Metodista.

IGREJA CATÓLICA ROMANA: “Pelo batismo, todos os pecados são perdoados, o pecado original e os pecados pessoais, assim como toda a