SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

O que a Bíblia diz sobre a eutanásia


A Bíblia nunca nos manda antecipar a morte de ninguém. A “boa morte” ou “morte misericordiosa”, como a eutanásia é conhecida, tecnicamente é “a doutrina segundo a qual é lícito antecipar a morte de pacientes terminais, que estejam sofrendo de enfermidade incuráveis, aflitivas e dolorosas” (5).

Se no assunto da pena de morte os teólogos estão divididos, na questão da eutanásia percebemos uma opinião quase comum e que é contrária a tal prática. Em virtude disso, não necessitaremos nos alongar tanto nesta questão.

Falando sobre organizações que buscam a legalização da eutanásia, Hanegraaff diz que na visão destas organizações “‘assassinatos por misericórdia’ quando se trata de doenças, incapacidades e casos terminais são um passo para luz”, na ética cristã, porém, “são um passo para a escuridão” (6).

Eutanásia: passiva e ativa

Eutanásia passiva

Quando o doente recusa tratamento médico que está lhe causando dores e sofrimentos e aceita o curso natural da doença com o risco da morte (ele não pretende morrer, pretende livrar-se do sofrimento do tratamento que, não raras vezes, demonstra-se ineficaz).

Quando o paciente continua sendo medicado, mas com restrição aos usos de tratamentos que provoquem dor, e recebendo cuidados farmacológicos mínimos que ao menos alivie seu sofrimento, reconhecendo que  a doença tem seu curso natural e que o prolongamento artificial da vida biológica não é benéfica para o paciente, então diz-se que neste caso ocorre a ortotanásia (“morte correta”), e não eutanásia.

Eutanásia ativa

Quando o processo de morte é acelerado intencionalmente, seja por desligamento dos aparelhos hospitalares, seja por injeção de alguma droga, para por um fim imediato à vida do paciente.

Uma questão a se ponderar é se neste caso, o fato do paciente permitir que pratiquem contra ele a eutanásia, não estaria ele também praticando uma forma de suicídio (suicídio assistido), ou se os médicos ou parentes que concordam em acelerar a morte do paciente não estariam por isso cometendo homicídio. No Código Penal Brasileiro, em seu Artigo 122, a eutanásia é tipificada como crime já que tal prática é “induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça”.

Hank Hanegraaf diz que “Embora a eutanásia passiva seja moralmente admissível, pois permite que o processo de morte siga seu curso natural, a eutanásia ativa é moralmente proibida, porque envolve, de forma direta, o ato de tirar a vida humana” (7).

Alan Pallister, num discurso que representa opinião cristã majoritária, entende que “praticar eutanásia é usurpar o lugar do Deus soberano. Este dá o espírito que torna o homem uma alma vivente (Gênesis 2:7) e, quando Deus estende, o espírito volta para ele (Eclesiastes 12:7)”. [8]

O problema do sofrimento

Quase sempre o argumento a que recorrem os defensores da eutanásia, é o argumento emocional: por que não antecipar a morte de uma pessoa cuja doença é incurável e que já está em estágio terminal, livrando-a assim de ficar dias ou até meses sofrendo com a doença sobre uma cama?

Claudionor de Andrade e também Alan Pallister questionam se este argumento é mesmo sincero, ou se o interesse pela eutanásia é muito mais financeiro: por um lado, parentes que querem se livrar das despesas e de suas obrigações para com o doente; por outro lado, operadoras de planos de saúde que não desejam custear altos gastos com tratamento do doente. Mas, quanto vale uma vida?

Embora não devamos buscar a dor, nem desejar o sofrimento, fato é que, como diz Pallister, “faz parte dos propósitos de Deus permitir que a maioria de seus filhos atravessem períodos de grande sofrimento – os quais contribuem para seu amadurecimento e santificação (Romanos 5:3 a 5; 2 Coríntios 4:16 e 17; Tiago 1:2 a 4)” [9]. Como dizia o crítico literário C.S. Lewis, “Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores; é seu megafone para despertar um mundo surdo” [10].

O apóstolo Paulo, aquele que trazia as marcas do sofrimento por amor de Cristo em seu corpo (Gálatas 6:17 2 Coríntioos 11:23 a 38), inspirado pelo Espírito Santo nos exorta que a nossa “leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2 Coríntios 4:17). Davi com muita confiança assim salmodia ao seu Pastor: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4).

Em horas de grande aflição, precisamos nos unir aos coraítas e assim cantar com fé: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmos 46:1).

A Bíblia ensina a consolar-nos uns aos outros (1 Tessalonicenses 4:18), chorar com os que choram (Romanos 12:15), socorrer os que sofrem (1 Timóteo 5:10 a 16; Mateus 25:34 a 36), orar pelos doentes (Tiago 5:14 e 15) e medicá-los quando preciso (1 Timóteo 5:23). Mas a Bíblia nunca nos manda antecipar a morte de ninguém, para poupar-lhe da dor e de doenças prolongadas!

O segundo maior mandamento, na perspectiva de Cristo é: “amar ao próximo como a si mesmo”. E o amor “O amor é sofredor, é benigno… Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4 a 7). Além do mais, como Jó que em meio ao sofrimento obtive uma sublime revelação de Deus tal qual nunca dantes tinha recebido em seus cultos matinais, assim também é perfeitamente possível que em meio ao sofrimento, Deus esteja querendo se revelar a nós ou a nossos parentes e amigos de maneira maravilhosa. Como disse o profeta Naum, “o Senhor tem o seu caminho na tormenta” (Naum 1:3).

Nas palavras do filósofo cristão William Lane Craig, “muito do sofrimento desde mundo pode parecer totalmente sem sentido em relação ao objetivo de produzir a felicidade humana, mas não pode ser sem sentido em relação a trazer um conhecimento mais profundo de Deus” (11). Antes do sofrimento intenso que amargou, e mesmo quando sua mulher lhe sugeriu amaldiçoar a Deus e morrer, Jó só conhecia a Deus de ouvir falar; depois do sofrimento, quando Deus se revelara a ele pessoalmente em meio ao redemoinho (Jó 38:1), Jó então pode dizer: “agora meus olhos te veem…” (Jó 42:5).

Creio que mesmo sofrendo dores terríveis, precisamos confiar em Deus, como uma mulher grávida confia que dará a luz ao filho querido, ainda que em meio a terríveis dores de parto.

Por Thiago Rosas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.