SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

QUINTA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2025

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Deus é autor do pecado?

 

Infelizmente, alguns calvinistas corroboram com tal cosmovisão herética:

“Deus quer que se faça aquilo que Ele proíbe fazer.”, (CALVINO, João. Institutas da Religião Cristã, Livro 1, cap18, art3)

“… Deus é o autor do pecado… ele torna o pecado um ato santo…” (Livro: O autor do Pecado, Vincent Cheung,  Pg 39)

“… Portanto, devemos concluir que Deus preordenou o pecado… Deus criou o pecado”. (Sproul, Eleitos de Deus, Pg 22)

“… Eu digo isso, se isso é tudo o que se entende por ser o autor do pecado, e não nego que Deus é o autor do pecado” ( Edwards, The Works Of Jonathan Edwards, P. 76)

“Deus não só viu de antemão a queda do primeiro homem e nela a ruína de sua

Agostinho de Hipona: o defensor das heresias de Roma


Muitos teólogos evangélicos modernos exaltam o Agostinho do Século V; porém, nós o rejeitamos como um herege. Muitos historiadores têm sabiamente observado que Agostinho (354-430) rejeitou a fé do Novo Testamento ao ponto de usar sua vasta influência para a formação da Igreja Católica Romana  (ICAR). Benjamim Warfield disse que “num legítimo sentido”, Agostinho é o fundador da ICAR (Warfield: Calvin and Augustine, p. 22). A própria ICAR reconhece Agostinho como um dos seus principais Doutores da Igreja, tendo-o canonizado como santo.

 

Agostinho foi um perseguidor e o pai da geração de perseguidores“Agostinho de Hipona não apenas se absteve de dar uma base dogmática ao que havia se tornado a prática da Igreja, mas até declarou encontrar validade final à mesma na Escritura: ‘é, realmente, melhor que os homens sejam levados a

O injusto Sínodo de Dort


O Sínodo de Dort reuniu calvinistas da Holanda e de oito países da Europa, que condenaram os cinco pontos dos remonstrantes, fazendo surgir, em resposta a estes, os cinco pontos calvinistas, os quais, formando posteriormente um acróstico, receberiam o nome de Tulip (“tulipa”, em inglês): Total Depravity (“Depravação Total”), Unconditional Election (“Eleição Incondicional”), Limited Atonement (“Expiação Limitada”), Irresistible Grace (“Graça Irresistível”) e Perseverance of the Saints (“Perseverança dos Santos”). Esses 5 pontos – ou os textos desenvolvidos em favor deles durante o Sínodo – são chamados oficialmente de “Cânones de Dort”. O detalhe é que algumas dessas condenações distorcem o posicionamento dos remonstrantes, que, por exemplo, nunca negaram a Depravação Total.

Isso aconteceu porque os remonstrantes sequer tiveram a oportunidade de ser realmente ouvidos no Sínodo.

Para dar uma aparência de justiça, o Sínodo contou com alguns depoimentos de remonstrantes, mas sob as seguintes regras: os treze remonstrantes intimados para

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Comparação teológica entre Sproul, Calvino e os hipercalvinistas sobre a dupla predestinação


A doutrina da predestinação é uma das mais profundas e desafiadoras da teologia cristã reformada. Dentro desse contexto, teólogos como João Calvino e R. C. Sproul ofereceram interpretações distintas, que por vezes geraram debates e divergências, inclusive com o hipercalvinismo. Neste artigo, exploraremos as nuances das posições de Calvino e Sproul, comparando-as com o hipercalvinismo, e destacaremos as possíveis incoerências entre suas afirmações, especialmente no que se refere à questão da dupla predestinação e ao papel de Deus na condenação dos réprobos.

1 - A Visão de R. C. Sproul sobre a Predestinação Positiva-Negativa

C. Sproul, em Eleitos de Deus, aborda a doutrina da predestinação, distinguindo entre o calvinismo ortodoxo e o que ele chama de hipercalvinismo. Sproul afirma:

-  “A destinação simultânea é baseada no conceito da simetria. Procura um equilíbrio completo entre eleição e reprovação. A ideia-chave é

Definição dos termos seita e heresia


Antes de apresentarmos os meios para se identificar uma seita ou religião falsa, saibamos o que significam as palavras seita e heresia. Ambas derivam da palavra grega  háiresis, que significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc.1 A palavra heresia é adaptação de háiresis. Quando passada para o latim, háiresis virou secta. Foi do latim que veio a palavra seita.2 Originalmente, a palavra não tinha sentido pejorativo. Quando o Cristianismo foi chamado de seita (At 24.5), não foi em sentido depreciativo. Os lideres judaicos viam os cristãos como mais um grupo, uma facção dentro do Judaísmo. Com o tempo, háiresis também assumiu conotação negativa, como em I Corintios 11:19  “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” Gálatas 5:20  – Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,"


Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um

Por que estudar seitas e heresias


TEXTO BÁSICO 1 TM 4.1-10

 

1 O Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e à doutrina de demônios, 2 sob a influência da hipocrisia de pessoas mentirosas, que têm a consciência cauterizada. 3 São líderes que proíbem o casamento e ordenam a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e estão bem firmados na verdade. 4 Pois tudo o que Deus criou é bom, e, nada deve ser rejeitado, se puder ser recebido com ações de graças. 5 Porquanto é santificado pela Palavra de Deus e pela oração. 
6 
Orientando aos irmãos quanto a esses assuntos serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Evidências contra a evolução: Improbabilidade e design na origem da vida humana

 

O debate entre a teoria da evolução e o design inteligente tem gerado grandes reflexões sobre a origem e o desenvolvimento da vida humana. No livro The Anthropic Cosmological Principle, os astrofísicos John Barrow e Frank Tipler apresentam uma lista de dez passos fundamentais para a evolução, os quais seriam extremamente improváveis de ocorrer em tempo hábil. Eles argumentam que, antes que esses eventos essenciais pudessem acontecer, o sol já teria evoluído ao ponto de deixar de ser uma estrela principal, incinerando a Terra e, com isso, impossibilitando a continuidade da vida. Essa observação desafia a teoria da evolução naturalista, propondo uma análise profunda sobre a necessidade de uma causa inteligente para explicar a complexidade e a singularidade da vida humana.

1. A Complexidade das Etapas Evolutivas: Um Desafio Científico

Barrow e Tipler, em sua análise, mencionam dez etapas fundamentais para a vida humana, todas altamente improváveis. Abaixo, exploramos alguns desses pontos e suas implicações:

1. DNA Baseado no Código Genético:

O DNA é o portador de todas as instruções biológicas. A formação de uma estrutura tão

Calvinismo versus Arminianismo


O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como “os 5 pontos do Calvinismo” (TULIP em inglês):

1 – Total Depravity (Depravação total) – Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;

2 – Unconditional Election (Eleição incondicional) – Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;

3 – Limited Atonement (Expiação limitada) – Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;

4 – Irresistible Grace – (Graça Irresistível) – A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles;

5 – Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) – Todos os eleitos vão perseverar na

A incrível semelhança entre os Testemunha de Jeová e os Adventistas

 

Comparação doutrinária entre as seitas

Testemunhas de Jeová e Adventistas do Sétimo Dia

Atualmente, a pessoa que lesse o livro “Radiografia do jeovismo”, do adventista Arnaldo Cristianini, criticando as doutrinas da Sociedade Torre de Vigia, e depois folheasse as edições da revista “A Sentinela” de 15/5/93 e 15/7/97, refutando as doutrinas adventistas, jamais sequer imaginaria a estreita ligação doutrinária que existe entre esses dois grupos. Entretanto, isso não se constitui surpresa porque se sabe que os adventistas do sétimo dia foram, em certo sentido, os pais espirituais das testemunhas de Jeová, já que estes saíram do movimento do advento o qual Russel se embebedou doutrinariamente.
Para muitas testemunhas de Jeová isso não passa de uma calúnia infundada, e alguns adventistas ficam muito chateados com isso. Mas as evidências são por demais contundentes para ignorarmos. E lembre-se, amado leitor, qualquer semelhança não é mera coincidência nessa história!

Histórias de uma amizade 

Charles T. Russel era grande admirador dos líderes adventistas e teve seu primeiro contato com este movimento em

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Soberania Divina e Responsabilidade Humana

 

A relação entre a soberania divina e a responsabilidade humana pelo pecado é um tema de intenso debate na teologia cristã, especialmente no Calvinismo. R.C. Sproul, um dos mais respeitados apologistas calvinistas, defende em seu livro Eleitos de Deus que Deus preordenou todos os eventos, inclusive o pecado, e que a permissão divina para o mal é, em certo sentido, “boa”. Contudo, esse ponto de vista enfrenta críticas consideráveis de teólogos e filósofos cristãos como William Lane Craig, que argumentam que essa perspectiva transforma Deus em autor do pecado e levanta dúvidas quanto à responsabilidade humana.

Este artigo examina essa questão à luz das Escrituras, baseando-se nas afirmações de Sproul e na crítica de Craig, e explora se o