O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico
defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação bíblica
pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como “os 5 pontos do Calvinismo”
(TULIP em inglês):
1 – Total Depravity (Depravação
total) –
Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de
escolher o bem em questões espirituais;
2 – Unconditional
Election (Eleição incondicional) – Deus escolheu dentre todos os seres humanos
decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta
qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;
3 – Limited Atonement (Expiação
limitada) –
Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;
4 – Irresistible Grace –
(Graça Irresistível) – A
Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba
convencendo e infundindo a fé salvadora neles;
5 – Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) – Todos os eleitos vão perseverar na
fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.O Arminianismo é o sistema de Teologia formulado
por Jacobus Arminius (1560 -1609), teólogo da Igreja holandesa, que
resolveu refutar o sistema de Calvino.
Armínio apresentou seu sistema em 5 pontos:
1 – Capacidade humana,
Livre-arbítrio – Todos
os homens embora sejam pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a
salvação que Deus oferece (por meio da Graça Preveniente);
2 – Eleição condicional – Deus elegeu os homens que ele
previu que teriam fé em Cristo;
3 – Expiação ilimitada – Cristo morreu por todos
os homens e não somente pelos eleitos;
4 – Graça resistível – Os homens podem resistir
à Graça de Deus para não serem salvos;
5 – Decair da Graça
(remonstrantes que propuseram isso, Armínio acreditava na doutrina
da Perseverança dos Santos) – Homens salvos podem perder a salvação caso
não perseverem na fé até o fim.
O sistema teológico de Armínio foi derrotado no
Sínodo de Dort em 1619 na Holanda, por ser considerado anti-bíblico.
Hoje o Arminianismo é o sistema teológico adotado
pela maior parte das igrejas evangélicas.
TABELA COMPARATIVA ENTRE OS DOIS
SISTEMAS TEOLÓGICOS
ARMINIANISMO |
CALVINISMO |
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1 |
1 |
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Livre-Arbítrio ou Escolha
Humana |
Incapacidade ou Depravação
Total |
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Embora
a queda de Adão tenha afetado seriamente a natureza humana, as pessoas não
ficaram num estado de total incapacidade espiritual. Todo pecador pode
arrepender-se e crer, por livre-arbítrio, cujo uso determinará seu destino
eterno. O pecador precisa da ajuda do Espírito, e só é regenerado depois de
crer, porque o exercício da fé é a participação humana no novo
nascimento. (Is 55:7; Mt 25:41-46; Mc 9:47-48; Rm 14:10-12; 2Co 5:10) |
O homem
natural não pode sequer apreciar as coisas de Deus. Menos ainda salvar-se.
Ele é cego, surdo, mudo, impotente, leproso espiritual, morto em seu pecado,
insensível à graça comum. Se Deus não tomar a iniciativa, infundindo-lhe a fé
salvadora, e fazendo-o ressuscitar espiritualmente, o homem natural
continuará morto eternamente. (Sl 51:5; Jr 13:23; Rm 3:10-12; 7:18;
1Co 2:14; Ef 1:3-12; Cl 2:11-13) |
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2 |
2 |
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Eleição Condicional |
Eleição Incondicional |
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Deus
escolheu as pessoas para a salvação, antes da fundação do mundo, baseado em
Sua presciência. Ele previu quem aceitaria livremente a salvação e
predestinou os salvos. A salvação ocorre quando o pecador, tocado pela Graça,
escolhe a Cristo. O pecador deve exercer fé, para crer em Cristo e ser salvo.
Os que se perdem, perdem-se por livre escolha: não quiseram crer em Cristo,
rejeitaram a graça auxiliadora de Deus. |
Deus
elegeu alguns para a salvação em Cristo, reprovando os demais. Aos eleitos
Deus manifesta a Sua misericórdia e aos reprovados a Sua justiça. Deus não
tem a obrigação de salvar ninguém, nem homens nem anjos decaídos. Resolveu
soberanamente salvar alguns homens (reprovando todos os demais) e torná-los
filhos adotivos quando eram filhos das trevas. Teve misericórdia de algumas
criaturas, e deixou as demais (inclusive os demônios) entregues às suas
próprias paixões pecaminosas. A salvação é efetuada totalmente por Deus. A
fé, como a salvação, é dom de Deus ao homem, não do homem a Deus. (Ml
1:2-3; Jo 6:65; 13:18; 15:6; 17:9; At 13:48; Rm 8:29, 30-33; 9:16; 11:5-7; Ef
1:4-5; 2:8-10; 2Ts 2:13; 1Pe 2:8-9; Jd 1:4) |
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3 |
3 |
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Redenção Universal ou Expiação Geral |
Redenção Particular ou Expiação Ltda |
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O
sacrifício de Cristo torna possível a toda e qualquer pessoa salvar-se pela
fé. Só serão salvos os que creem nEle – todos os que creem, serão salvos. (Jo
3:16; 12:32; 17:21; 1Jo 2:2; 1Co 15:22; 1Tm 2:3-4; Hb 2:9; 2Pe 3:9; 1Jo 2:2) |
Segundo
Agostinho: a graça de Deus é “suficiente para todos, eficiente para os
eleitos”. Cristo foi sacrificado para redimir Seu povo, não para tentar
redimi-lo. Ele abriu a porta da salvação para todos, porém, só os eleitos
querem entrar, e efetivamente entram. (Jo 17:6,9,10; At 20:28; Ef
5:15; Tt 3:5) |
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4 |
4 |
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Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito Santo |
A Vocação Eficaz do Espírito |
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Deus
faz tudo o que pode para salvar os pecadores. Estes, porém, sendo livres,
podem resistir aos apelos da graça. Se o pecador não reagir positivamente, o
Espírito não pode conceder vida. Portanto, a graça de Deus não é infalível
nem irresistível. O homem pode frustrar a vontade de Deus para sua salvação. |
Embora
os homens possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível: acaba
convencendo o pecador de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe nova
vida, e santificando-o. O Espírito Santo realiza isto sem coação. É como um
rapaz apaixonado que ganha o amor de sua eleita e ela acaba casando-se com
ele, livremente. Deus age e o crente reage, livremente. Quem se perde tem
consciência de que está livremente rejeitando a salvação. Alguns escarnecem
de Deus, outros se enfurecem, outros adiam a decisão, outros demonstram total
indiferença para as coisas sagradas. Todos, porém, agem livremente. (Jr
3:3; 5:24; 24:7; Ez 11:19; 20; 36:26-27; 1Co 4:7; 2Co 5:17; Ef 1:19-20; Cl
2:13; Hb 12:2) |
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5 |
5 |
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DECAIR DA GRAÇA |
PERSEVERANÇA DOS SANTOS |
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Embora
o pecador tenha exercido fé, crido em Cristo e nascido de novo para crescer
na santificação, ele poderá cair da graça. Só quem perseverar até o fim é que
será salvo. (Lc 21:36; Gl 5:4; Hb 6:6; 10:26-27; 2Pe 2:20-22) |
Alguns
preferem dizer “perseverança do Salvador”. Nada há no homem que o habilite a
perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera
pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente.
Quando ímpio, estava morto em pecado, e ressuscitou: Cristo lhe aplicou Seu
sangue remidor, e a graça salvífica de Deus infundiu-lhe fé em para crer em
Cristo e obedecer a Deus. Se todo o processo de salvação é obra de Deus, o
homem não pode perdê-la! Segundo a Bíblia, é impossível que o crente
regenerado venha a perder sua salvação. Poderá até pecar e morrer fisicamente
(1Co 5:1-5). Os apóstatas nunca nasceram de novo, jamais se
converteram. (Is 54:10; Jo 6:51; Rm 5:8-10; 8:28-32, 34-39; 11:29; Fp
1:6; 2Ts 3:3; Hb 7:25) |
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SÍNODO DE DORT (foi rejeitado) |
SÍNODO DE DORT (foi confirmado) |
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Este
foi o sistema de pensamento contido na “Remonstrância” (embora originalmente
os cinco pontos não estivessem dispostos nessa ordem). Esse sistema foi
apresentado pelo arminianos à Igreja na Holanda em 1610, mas foi rejeitado
pelo Sínodo de Dort em 1619 sob a justificativa de que era anti-bíblico. |
Este
sistema de teologia foi reafirmado pelo Sínodo de Dort em 1619 como sendo a
doutrina da salvação contida nas Escrituras Sagradas. Naquela ocasião, o
sistema foi formulado em “cinco pontos” (em resposta aos cinco pontos
apresentados pelos arminianos) e desde então tem sido conhecido como “os
cinco pontos do calvinismo”. |
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||
Por Pr.
Aureo Ribeiro
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