Conteúdo do Artigo
·
Perguntas para Reflexão: Repensando
Doutrinas Adventistas
·
Pergunta 1: A Guarda do Sábado Anual
·
Pergunta 2: O Fundamento do Amor vs. a Lei
·
Pergunta 3: O Fogo no Sábado
·
Pergunta 4: Os Dez Mandamentos e os Gentios
·
Pergunta 5: A Prática da Circuncisão
·
Pergunta 6: A Lei Após a Queda
·
Pergunta 7: O Sábado no Éden
·
Pergunta 8: O Sábado Antes do Êxodo
·
Pergunta 9: O Sábado de Adão
·
Pergunta 10: O Sábado no Monte Sinai
·
Pergunta 11: O Sábado como Sinal para Israel
· Pergunta 12: A Pena de Morte por Trabalhar no Sábado
·
Pergunta 13: Comer Alimentos
Preparados no Sábado
·
Pergunta 14: Sacrifícios no Sábado
·
Pergunta 15: Os Dois Grandes Mandamentos
·
Pergunta 16: O Ministério da Morte
·
Pergunta 17: A Lei como Tutor
·
Pergunta 18: O Concílio de Jerusalém e o Sábado
·
Pergunta 19: Jesus e o Jovem Rico
·
Pergunta 20: As Cartas às Sete Igrejas
·
Pergunta 21: Os Pais da Igreja e o Primeiro Dia
·
Pergunta 22: A Mudança do Dia de Descanso
·
Pergunta 23: As Reuniões no Primeiro Dia
·
Pergunta 24: A Certeza do Sétimo Dia
·
Pergunta 25: O Sábado e a Cédula dos Ritos
·
Pergunta 26: O Sábado como Sombra
·
Pergunta 27: A Pregação do Evangelho vs. a Lei
·
Pergunta 28: A Interpretação de Colossenses 2:16
·
Pergunta 29: A Lei como Tutor
·
Pergunta 30: A Ausência de
Advertências sobre o Sábado
·
Pergunta 31: A Maldição da Lei
·
Pergunta 32: Viver Sob a Lei
·
Pergunta 33: A Introdução dos Mandamentos
·
Pergunta 34: A Saída do Egito
·
Pergunta 35: O Sábado e o Êxodo
·
Pergunta 36: A Distinção entre a Lei
de Deus e a Lei de Moisés
Perguntas para Reflexão: Repensando Doutrinas Adventistas
O objetivo destas perguntas é promover uma reflexão profunda entre os adventistas sobre doutrinas que podem não fazer sentido, especialmente para gentios brasileiros e de outras nacionalidades não judaicas. Convidamos todos a considerar estas questões com mente aberta, buscando entendimento através do estudo direto da Bíblia.
Pergunta 1: A Guarda do Sábado Anual
Por que vocês guardam o sábado semanal e não o sábado anual mencionado em Levítico, como o ano sabático e o jubileu?
“O Senhor disse a Moisés no monte Sinai: ‘Fale aos israelitas e diga-lhes: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou, a própria terra deverá observar um sábado para o Senhor.'” (Levítico 25:1-22, ARA)
Pergunta 2: O Fundamento do Amor vs. a Lei
Por que vocês baseiam tanto de sua religião na observância do sábado, quando Jesus ensinou que toda a lei e os profetas se baseiam no amor, não em guardar a lei?
“Jesus respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:34-40, ARA)
Pergunta 3: O Fogo no Sábado
Como é que acendem fogo no sétimo dia, já que na lei levítica isso era proibido?
“Não acendam fogo em nenhuma de suas casas no dia de sábado.” (Êxodo 35:3, ARA)
Pergunta 4: Os Dez Mandamentos e os Gentios
Digam-nos quando e onde o Senhor Jesus mandou algum de seus Apóstolos ou qualquer outro escritor da Bíblia que guardasse algum gentio os dez mandamentos do Êxodo 20?
“Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. Pelo contrário, devemos escrever-lhes, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.” (Atos 15:19-20, ARA)
Pergunta 5: A Prática da Circuncisão
Por que não praticam a circuncisão, sendo este um dos mandamentos claros da lei?
“Pois em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.” (Gálatas 5:6, ARA)
Pergunta 6: A Lei Após a Queda
Por que as Escrituras dizem que a lei foi dada depois da queda, em contraste com a doutrina adventista que sugere que a lei foi dada em duas ocasiões distintas?
“Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se havia feito a promessa.” (Gálatas 3:19, ARA)
Pergunta 7: O Sábado no Éden
Por que nos mandamentos dados aos nossos primeiros pais no Éden e aos patriarcas não se faz nenhuma referência ao dever de guardar o sábado?
“E o Senhor Deus ordenou ao homem: ‘Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá’.” (Gênesis 2:16-17, ARA)
Pergunta 8: O Sábado Antes do Êxodo
Onde nas Escrituras lemos que se tenha dado algum mandamento de guardar o sétimo dia antes de ser redimido o povo de Israel da escravidão do Egito?
“Ele lhes disse: ‘Foi isso que o Senhor ordenou: Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte’.” (Êxodo 16:23, ARA)
Pergunta 9: O Sábado de Adão
Se o mandamento foi dado a Adão no dia da criação, como é que ele se equivocou na data?
“No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.” (Gênesis 2:2-3, ARA)
Pergunta 10: O Sábado no Monte Sinai
Não leram em Neemias 9:12-14 onde diz claramente que o sábado foi dado ao povo de Israel no monte Sinai?
“Tu desceste ao monte Sinai; dos céus falaste com eles. Deste-lhes preceitos justos e leis verdadeiras, decretos e mandamentos excelentes. Tu lhes fizeste conhecer o teu santo sábado e lhes deste mandamentos, preceitos e leis por meio do teu servo Moisés.” (Neemias 9:13-14, ARA)
Pergunta 11: O Sábado como Sinal para Israel
Por que insistem em obrigar outros a guardá-lo quando a lei diz “sinais para sempre entre os filhos de Israel”?
“Os israelitas deverão observar o sábado, celebrando-o por todas as suas gerações como aliança perpétua. Para sempre será um sinal entre mim e os israelitas, porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou.” (Êxodo 31:16-17, ARA)
Pergunta 12: A Pena de Morte por Trabalhar no Sábado
Se a primeira parte da citação é obrigatória para os cristãos, deve ser também a segunda parte. Por que não cumprir a lei em matar os que trabalham no dia de sábado?
“Observem o sábado, pois ele deverá ser santo para vocês. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo.” (Êxodo 31:14, ARA)
Pergunta 13: Comer Alimentos Preparados no Sábado
Por que comem o que foi preparado sobre um fogo aceso em dias de sábado?
“Não acendam fogo em nenhuma de suas casas no dia de sábado.” (Êxodo 35:3, ARA)
Pergunta 14: Sacrifícios no Sábado
Por que não cumprem com a lei ao oferecer sacrifício cada sábado?
“No dia de sábado, ofereçam dois cordeiros de um ano e sem defeito, com dois jarros da melhor farinha amassada com óleo, como oferta de cereal, além da oferta derramada. Essa é a oferta queimada de cada sábado, além da oferta queimada regular e da oferta derramada.” (Números 28:9-10, ARA)
Pergunta 15: Os Dois Grandes Mandamentos
Se os mandamentos ou a lei querem dizer os dez mandamentos e não mais, por que respondeu o Senhor Jesus acerca da lei citando dois mandamentos que não se encontram dentro dos dez?
“Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:37-40, ARA)
Pergunta 16: O Ministério da Morte
Quem fez voltar o ministério de morte em letra gravada em pedra, sob que circunstâncias, por que o fizeram voltar, quem lhe deu a autoridade?
“Ora, se o ministério que trouxe a morte, o qual foi gravado com letras em pedras, veio com glória, de forma que os israelitas não podiam olhar para o rosto de Moisés devido à glória em seu rosto, embora essa glória fosse passageira, não será o ministério do Espírito ainda mais glorioso?” (2 Coríntios 3:7-8, ARA)
Pergunta 17: A Lei como Tutor
Vocês aceitam que, segundo a Bíblia, a lei serviu apenas como um tutor até Cristo, e que agora somos livres dela?
“Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.” (Gálatas 3:24-25, ARA)
Pergunta 18: O Concílio de Jerusalém e o Sábado
Se os cristãos estão obrigados a guardar o sábado, por que isso não foi incluído na importantíssima carta enviada às igrejas pelo Concílio de Apóstolos e anciãos que se celebrou em Jerusalém?
“Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: que vocês se abstenham de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar estas coisas. Passem bem.” (Atos 15:28-29, ARA)
Pergunta 19: Jesus e o Jovem Rico
Como se explica que o Senhor Jesus não fez menção do tema ao enumerar os mandamentos ao jovem rico?
“Perguntou ele: ‘Quais?’ Jesus respondeu: ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’.” (Mateus 19:18-19, ARA)
Pergunta 20: As Cartas às Sete Igrejas
Se fosse verdade o que ensina o adventismo, não lhes teria lembrado seu dever de guardar o sábado nas sete cartas às igrejas no Apocalipse?
(Apocalipse 2-3, ARA – As sete cartas às igrejas não mencionam a guarda do sábado)
Pergunta 21: Os Pais da Igreja e o Primeiro Dia
Como explicam que os pais da igreja, que escreveram durante os primeiros três séculos depois de Cristo, falam do primeiro dia da semana para as reuniões dos crentes?
“No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão. Paulo falou ao povo e, pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.” (Atos 20:7, ARA)
Pergunta 22: A Mudança do Dia de Descanso
Por que insistem que um dos papas mudou o dia de descanso do sétimo ao primeiro?
“Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.” (Colossenses 2:16-17, ARA)
Pergunta 23: As Reuniões no Primeiro Dia
Como é possível que os Apóstolos e cristãos primitivos celebravam suas reuniões de maior importância no primeiro dia em vez do sétimo?
“No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.” (1 Coríntios 16:2, ARA)
Pergunta 24: A Certeza do Sétimo Dia
Como sabem que de verdade guardam o sétimo dia?
“Um julga que certo dia é mais importante que outro; outro julga que todos os dias são iguais. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.” (Romanos 14:5, ARA)
Pergunta 25: O Sábado e a Cédula dos Ritos
Vocês leram Colossenses 2:14-17 acerca da cédula dos ritos, que o mandamento de guardar o sábado é um deles que foi riscado, tirado do meio e pregado na cruz?
“e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz” (Colossenses 2:14, ARA)
Pergunta 26: O Sábado como Sombra
Guardar o sábado é agarrar-se a uma sombra, idolatrar uma sombra?
“Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.” (Colossenses 2:17, ARA)
Pergunta 27: A Pregação do Evangelho vs. a Lei
Por que nem o Senhor, nem seus Apóstolos, nem nenhum evangelista fala de pregar a lei ou o dia de sábado?
“E disse-lhes: ‘Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a toda criatura.'” (Marcos 16:15, ARA)
Pergunta 28: A Interpretação de Colossenses 2:16
Por que em Colossenses 2:16, onde a palavra é a mesma nos textos em grego, vocês querem nos fazer entender que tem outro sentido?
“Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.” (Colossenses 2:16, ARA)
Pergunta 29: A Lei como Tutor
Vocês leram que em Gálatas 3:23-25 diz que a lei foi nosso tutor para nos levar a Cristo, mas já que veio a fé, já não estamos sob a lei?
“Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.” (Gálatas 3:24-25, ARA)
Pergunta 30: A Ausência de Advertências sobre o Sábado
Se é pecado não guardar o sábado dos judeus, como é possível não haver aviso disso em todo o Novo Testamento?
“Um julga que certo dia é mais importante que outro; outro julga que todos os dias são iguais. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.” (Romanos 14:5, ARA)
Pergunta 31: A Maldição da Lei
Como pode alguém desejar tanto a maldição de Deus ao se colocar sob a lei?
“Todos os que dependem da prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: ‘Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no Livro da Lei’.” (Gálatas 3:10, ARA)
Pergunta 32: Viver Sob a Lei
A teoria adventista representa seus crentes como totalmente vivos à lei, mas não é uma grave contradição com a palavra de Deus?
“Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.” (Romanos 7:6, ARA)
Pergunta 33: A Introdução dos Mandamentos
Por que, ao citar os Dez Mandamentos, vocês frequentemente omitem a introdução, onde Deus declara que tirou o povo do Egito?
“Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirou do Egito, da terra da escravidão.” (Êxodo 20:2, ARA)
Pergunta 34: A Saída do Egito
Quando o irmão Will foi tirado da terra do Egito? Quando a irmã Vanessa Rosi foi tirada da terra do Egito?
“Lembre-se de que você era escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o tirou de lá com mão poderosa e braço forte. Por isso o Senhor, o seu Deus, ordenou que você guarde o dia de sábado.” (Deuteronômio 5:15, ARA)
Pergunta 35: O Sábado e o Êxodo
Como explicam que a ordenança do sábado foi dada a um povo que havia saído do Egito?
“Lembre-se de que você era escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o tirou de lá com mão poderosa e braço forte. Por isso o Senhor, o seu Deus, ordenou que você guarde o dia de sábado.” (Deuteronômio 5:15, ARA)
Pergunta 36: A Distinção entre a Lei de Deus e a Lei de Moisés
Podem nos mostrar um único capítulo ou versículo na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, onde se faz uma distinção clara entre a ‘lei de Deus’ e a ‘lei de Moisés’?
“Todo o povo reuniu-se como um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.” (Neemias 8:1, ARA)
Pergunta 37: A Unidade da Lei em Neemias
Como explicam que em Neemias as palavras são usadas indiferentemente ao se tratar de um só livro, uma só lei?
“Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que era lido.” (Neemias 8:8, ARA)
Pergunta 38: A Atitude Diante de Deus
Quem é aquele que se atreve com ego, com arrogância, com teimosia a dizer a Deus o que deve fazer e o que não deve fazer?
“Ai daquele que contende com o seu Criador, como um caco entre outros cacos de barro. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo?’ Ou a sua obra dizer: ‘Ele não tem mãos’?” (Isaías 45:9, ARA)
Conclusão
Estas perguntas foram elaboradas para estimular uma reflexão profunda sobre as doutrinas adventistas, especialmente aquelas relacionadas à observância do sábado e à interpretação da lei no contexto do Novo Testamento. Convidamos todos os leitores, especialmente nossos amigos adventistas, a considerar estas questões com uma mente aberta e um coração sincero.
Lembramos que o princípio da Sola Scriptura (Somente a Escritura) é fundamental para uma compreensão adequada da vontade de Deus para nossas vidas. Encorajamos o estudo diligente da Bíblia, livre de interpretações preconcebidas ou dependência excessiva em literatura denominacional específica.
Que o Espírito Santo nos guie em toda a verdade, ajudando-nos a discernir a vontade de Deus para nossas vidas e a viver em liberdade e amor, conforme o ensino de Cristo e dos apóstolos.
Por Gleyson Persio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.