A principal ideia vem
de passagens como Gálatas 2:16 (“sabendo que o homem não é justificado pelas
obras da lei, e sim pela fé em Jesus Cristo”), que afirmam que ninguém é salvo
por obedecer à lei, mas pela fé em Cristo.
2
- A lei como tutor rumo a Cristo
Em Gálatas 3:24, Paulo compara a lei a um “aio” (um tutor ou guardião), que nos conduzia até a chegada de Cristo. Depois que Cristo veio, não
precisamos mais desse tutor; a salvação é agora pela fé e não pela observância da lei.3
- Cumprimento da lei mediante Cristo
Mateus 5:17 traz o
ensino direto de Jesus, dizendo que não veio para abolir a lei, mas para
cumpri-la. A interpretação tradicional é que, através de sua vida perfeita,
morte e ressurreição, Ele cumpriu todos os requisitos da lei em favor daqueles
que creem.
4
- Nova aliança no Espírito
Passagens como Romanos
8:2 falam do “espírito da vida” que nos liberta da “lei do pecado e da morte”.
Através da nova aliança, somos guiados não pela letra da lei, mas pelo Espírito
de Deus no coração.
5
- Distinção entre mandamentos do Antigo e a lei do amor
No Novo Testamento,
especialmente nas cartas de Paulo, há uma distinção clara entre “a lei de
Moisés” (o conjunto legal da Torá) e “a lei de Cristo”, que é resumida na regra
de amar a Deus e ao próximo (Gálatas 6:2). A ênfase cristã está no amor,
impulsionado pelo Espírito, não na observância cerimonial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.