SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Tenha dependência total de Deus


A Graça e a Paz de Cristo, esta com você e sua família.

Josué 1:8 e 9 diz, “8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. 9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Versão ACF). Vejo nessa passagem de Josué que devemos falar e viver a Palavra de Deus em todo nosso tempo, assim, estaremos com a nossa dependência em Deus, totalmente, por está vivendo e falando Dele.

Vou abrir um parêntese quanto ao versículo 9 de Josué 1, porque, a pouco tempo eu estava passando por uma situação muito triste, em oração pedia a Deus que falasse comigo me dando uma resposta porque de tudo isso. Um dia tive uma grande

surpresa vamos dizer assim, porque, eu poderia esperar uma resposta de Deus de todos os modos, menos desta pessoa que me enviou o que Deus tinha a me falar. Recebi via WhatsApp este versículo de Josué 1:9, quando falo desta resposta de Deus para mim, me emociono, porque, quem me enviou esta mensagem foi o meu sogro, porque digo que foi um surpresa, pois nunca trocamos uma mensagem via WhatsApp. A trinta e um anos convivo com a família e tenho um bom relacionamento com todos e muito com meu sogro. Deduzo que foi a resposta de Deus usando uma pessoa tão próxima e que nunca tínhamos contato deste modo, para me mostra que era Ele falando comigo, tudo porque busquei a Ele e dependia totalmente Dele, OBRIGADO DEUS.

Veja que a própria Palavra de Deus nos diz que passaremos por coisas ruins todos os dias, conforme consta em Mateus 6:34 “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Versão ACF). Mesmo que temos os momentos difíceis dia a dia não podemos nos afastar de Deus, precisamos ser totalmente dependente de Deus e também ser grato a Ele por tudo e não somente quando achamos que devemos. Mais a frente vou mostrar o que Paulo diz sobre isso, mesmo nas dificuldades temos que ser dependente de Deus o tempo todo.

Tem pessoas (não digo todas) que seguem interpretação de um ser humano (homem) pecador como eu e você. Digo isso, pois, vejo duas linhas de pensamento que são defendidas, uma por “João Calvino” e outra por “Jacó Armínio”. Quando fazemos isso, estamos confiando em um homem pecador e não na Palavra de Deus, que devemos seguir somente o que diz “JESUS CRISTO” conforme está na Palavra de Deus, pois, somente Ele nos mostra e ajuda a sermos dependente total de Deus.

Falaremos como ser totalmente dependente de Deus em todos os momentos da nossa vida, em Romanos 12:2-B “...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Versão ACF). Paulo nos fala através da palavra de Deus, que a Palavra Dele, é, “boa, agradável e perfeita”, mas mesmo assim encontramos na Palavra de Deus tempos ruins para o Seu povo, mas mesmo assim, Deus me diz que a Sua Palavra é “boa, agradável e perfeita”, eu acredito. Também tenha isso com você que a Palavra de Deus é “boa, agradável e perfeita”. Quando digo que encontramos tempos ruins na Palavra de Deus, vou citar dois períodos de muito sofrimento para o povo de Deus, que são:

- O povo de Deus passou 430 anos no Egito e escravo por 400 anos, vejamos:

- Êxodo 12: 40 “O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.” (Versão ACF)

- Gênesis 15: 13 “Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,” (Versão ACF)

- Atos dos Apóstolos 7: 6 “E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão, e a maltratariam por quatrocentos anos.”

- O povo de Deus passou 70 anos na Babilônia, vejamos:

- Jeremias 29: 10 “Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.” (Versão ACF)

Nestes dois períodos que encontramos na Palavra de Deus, nos deixa claro que foi muito sofrimento para o eu povo de Deus, certo? Mas a Palavra de Deus diz que Ela é “boa, agradável e perfeita”, ao nosso entendimento não dá para compreender isso. Sabemos que tudo foi feito por Deus para que o Seu povo fosse totalmente dependente Dele. O povo de Deus, não era dependente de Deus, hora buscava a Deus, hora afastava de Deu, por isso passou por tudo esse sofrimento desnecessário, mesmo que não conseguimos entender com já disse. Temos que crer que a Palavra de Deus é “boa, agradável e perfeita”. Eu quanto falo essas palavras “boa, agradável e perfeita”, gosto de dizer esta frase, não que quero acrescentar nada a mais na Palavra de Deus, pois Ela é perfeita e não precisa de acréscimo, mas digo, (a Palavra de Deus é boa, agradável e perfeita, BOM OU NÃO AOS NOSSOS OLHOS, ELA É BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA)

- Outra passagem na Palavra de Deus que nos machuca muito é Mateus 26:39 “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Versão ACF). Nesta passagem mostra o sofrimento de Jesus para o cumprimento da Palavra de Deus, mas também nos mostra que temos que ter total dependência de Deus. Quando Jesus diz “Todavia, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres”, pergunto, isso é total dependência de Deus, certo? Se Jesus precisou ser totalmente dependente de Deus, porque nós não somos? Somos melhores do que Jesus? Pense um pouco sobre isso.

- Outra passagem que nos mostra total dependência de Deus, vou falar de Paulo, este depois que passou a levar a Palavra de Deus correta, foi quando teve o encontro com Jesus. Paulo nos mostra que temos que ser grato a Deus por tudo. As pessoas tem usado somente o final do que Paulo falou neste relato sobre total dependência de Deus. As pessoas têm usado “Tudo posso naquele que me fortalece” no sentido de coisas boas, exemplo: estando enfermo creio que serei curado, que Deus vai-me cura, se precisa de um emprego, vou conseguir, e tantos outros. Mas não é isso que Paulo fala nesta passagem sobre a sua dependência em Deus. Vamos entender o que ele quer dizer, vejamos em Filipenses 4:10 a 1310 Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. 11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13 Tudo posso Naquele que me fortalece.” (Versão ACF). Veja o sentido da frase de Paulo, quando ele diz “Tudo posso Naquele que me fortalece” é outro, ele fala do sofrimento dele mesmo estando em Cristo, certo? Você tem usado a frase para agradecer a Deus se estiver passando um período difícil na sua vida como Paulo passou? Ou só usando esperando coisas boas de Deus, como eu disse acima que ela é sempre usada erradamente. Mas vejo aqui também Paulo dizendo e nos ensinando total dependência de Deus quando diz “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação”.

Antes de concluir, você pode estar me dizendo que estou julgando, usando o versículo que todos dizem, que não podemos julgar conforme a Palavra de Deus diz, usam somente o que consta no versículo de Mateus 7:1 “NÃO julgueis, para que não sejais julgados.” (Versão ACF). Digo-te, que você está usando somente um versículo, quando eu disse que a fala de Paulo está sendo distorcida. Na Palavra de Deus nos orienta a julgar sim, mais isso é tema para outro artigo, vou deixar o link sobre este tema “Posso julgar”, (robertodedeus.blogspot.com/2022/01/posso-julgar.html)

Concluindo: Tenha sua dependência total em Deus, veja o que Mateus nos diz em, Mateus 6:33-AMas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, ” (Versão ACF), aqui fica bem estendível que temos que ter TOTAL DEPENDÊNCIA EM DEUS buscando Deus em todo tempo.

Para finalizar vamos para um versículo que eu acho muito difícil de ser cumprindo, que está em I Tessalonicenses 5:18 “Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (Versão ACF). Porque digo difícil de cumprir, nós temos o costume de agradecer somente quando recebemos boas coisas conforme o nosso querer, ai sim agradecemos. Quando precisamos de dependência de Deus total em momentos de muita tristeza, por exemplo: pela perda de uma mãe, pai, irmão, amigo e também em outros casos mais simples não fazemos como está na Palavra de Deus. Veja este artigo que falo sobre "Morte, Deus te pergunta, porque ter medo" (robertodedeus.blogspot.com/2023/09/morte-deus-te-pergunta-porque-ter-medo.html)  Mesmo como o coração dolorido pela perda, faça, pois, você terá o “Pai, o Filho e o Espírito Santo’ com você nesta hora difícil para cumprir esta vontade de Deus, dizendo a Deus, que você é totalmente dependente Dele em tudo até nesta hora tão difícil, dizendo, GRAÇA A TE, DOU POR TUDO PAI.

Oro e peço a Deus que abra os nossos olhos e ouvidos espirituais para que possamos ser TOTALMENTE DEPENDENTE DE DEUS EM TUDO.

Jesus abençoe você e sua família.

 Escrito por Roberto Wagner

Inspirado pelo Espírito Santo


Ministrando essa palavra.



2 comentários:

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.