SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Posso julgar

 

É muito comum ouvir as pessoas dizendo “não julgue para não ser julgado” “Você não pode julgar” “Você esta fazendo julgamento”

Te pergunto, podemos julgar alguém? Se você disse que NÃO, você esta certo, mas, se você disse que SIM, também está certo.

Vou mostrar mais a frente dentro da Escritura Sagrada que os dois pontos estão certos. Ficou duvida na sua cabeça, certo? Como podemos e ao mesmo tempo não podemos julgar, explicarei mais a frente.

Antes de ir para a Escritura Sagrada, vamos entender o que é “julgar”

No dicionário diz “Pronunciar uma sentença de absolvição ou condenação”

Vamos falar como ser humano, não usando a Escritura Sagrada por enquanto, temos nossas leis, civil, criminal, família, trabalhista, etc.

Você acha que um juiz pode julgar uma pessoa conforme a sua vontade? Espero que tenha dito que não. O juiz é autoridade máxima no julgamento, para ele fazer o julgamento será necessário apropriar-se das leis vigente sobre o assunto, e não conforme a sua vontade, certo?

Na igreja o pastor é autoridade máxima como o juiz é no fórum. Hoje temos visto na igreja quando um pastor toma alguma decisão sobre um servo, a igreja vai contra ele, dizendo que ele não pode disciplinar, pois está julgando. Disciplina e julgamento são duas coisas bem diferente, julgar já falei o que é. Disciplina no dicionário é “obediência às regras, aos superiores, a regulamentos.” Então se o pastor coloca alguém em disciplina, é para corrigir alguma falha desta pessoa, perante Deus.

Para você que tem este pensamento que o pastor não pode colocar em disciplina, te pergunto, o pastor  é autoridade máxima na igreja, constituída por Deus para cuidar das ovelhas e tomar as decisões cabíveis, porque ele não pode disciplinar?

Deus nos deixou as Suas leis na Escritura Sagrada e levantou autoridades para elas sejam cumpridas. Em I Coríntios 11:31 e 32 diz “31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” Quando um servo recebe a disciplina esta com base na Escritura Sagrada e não por punição do pastor, mas para que não possa ser condenado com o mundo. Isso é amor e não condenação.

Portanto, não é qualquer pecado que nos fará sermos disciplinados, senão viveríamos só de disciplina. Quando pecamos, devemos nos arrepender e confessar nossos pecados e seremos perdoados (1 Jo 1.9).

A disciplina é para tratar com quem peca e não quer se arrepender, insistindo em viver no pecado.

Em Mateus 18:15 a 17 diz ” 15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.”


Há quatro níveis distintos no processo de disciplina que o Senhor ensinou:

1. Repreensão pessoal;

2. Repreensão com testemunhas;

3. Repreensão pública;

4. Exclusão.

I Timóteo 5:17 nos diz “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino” Veja que o pastor agindo conforme a Escritura Sagrada deve receber a dupla honra e não ser mal visto pela igreja.

Nós já entendemos o que é julgar, então vamos para Escritura Sagrada se podemos ou não julgar.

Antes que você me diga que não posso julgar, afirmo que você precisa ler mais a Escritura Sagrada e não deixar o diabo te dizer que não pode. Peça ajuda ao Espírito Santo para te dar entendimento.

Vejamos o que dizem a Escritura Sagrada sobre o julgamento, mas antes me permita dizer-lhe que a Palavra de Deus não é constituída de versículo isolado, como muitos têm acreditado para criar seitas ou não deixar você descobrir a verdade.

Quando mostramos que a pessoa está errada em alguma atitude, todos dizem que não podemos julgar. Mesmo quando você mostra que esta pessoa está agindo contrario o que consta na Escritura Sagrada.

Falam que só Jesus ou Deus pode nos julgar, então vamos a Escritura Sagrada saber se podemos ou não.

Vejamos as passagens.

Mateus 7:1 lemos: “NÃO julgueis, para que não sejais julgados.” Aqui deixa claro que não podemos julgar e esse é o versículo que todos usam. Quando te perguntei se podemos julgar, quem disse NÃO aqui está a base na Escritura Sagrada para não julgar.

Mateus 7:2 encontramos: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” Aqui continua a nos alertar quanto ao nosso julgamento, se fizermos, também teremos o mesmo peso quando julgamos a alguém. Quando te perguntei se podemos julgar, quem disse NÃO aqui está a base na Escritura Sagrada para não julgar. Teremos o mesma medida que usou, e todos nós temos pecados, por isso não devemos julgar.

Em João 7:24 podemos ler: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” Quando perguntei se podemos julgar, quem disse SIM aqui está a base na Escritura Sagrada. Vamos entender por que podemos.

Encontramos duas coisas distintas que lemos nesse versículo de João 7:24:

A primeira continua a nos alertar quanto ao julgamento, para que não o façamos conforme nos convém (Pela aparência). Quando diz “pela aparência” diz, que criamos nossas leis para julgar, isso não é permitido.

A segunda nos mostra como devemos julgar, ou seja, pela reta justiça. Te pergunto, o que você acha que é a reta justiça? A Palavra de Deus, pois Ela é perfeita em tudo e Nela achamos as leis para o julgamento conforme a vontade de Deus.

Se uma pessoa está em desacordo com a Escritura Sagrada podemos julgá-la, porque, não somos nós que estamos julgando criando a nossa lei, e sim Deus, através de Sua Palavra. Estamos apenas apresentando a lei de Deus, para o julgamento, assim como um juiz faz dentro das leis.

Um exemplo, vejamos o que consta em Apocalipse 21:8 que diz “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Se você julgar uma pessoa, por exemplo, “ um mentiroso”, dizendo que ira para o lago que arde com fogo e enxofre, o seu julgamento esta baseado na Escritura Sagrada, por isso pode sim julgar, pois é a lei de Deus que julga e não você, você só está apresentando a sentença de julgamento que Deus determinou.

Todos nós seremos julgados pela Palavra de Deus, sendo assim, se eu a uso para julgar alguém, serei julgado por Ela também. E não pelo meu julgamento criando lei para fazer, fiz dentro da Palavra de Deus conforme está em João 7:24, pela reta justiça.

Pergunto: Há algum erro se eu usar a reta justiça para julgar alguém?

Você que crê na Escritura Sagrada deve fazer somente o que nela está escrito. 

Escrito por: Roberto Wagner



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.