SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Seitas e Heresias – Como identificar uma Seita?

 

Como saber se a religião que seguimos ou a igreja que frequentamos não é uma seita? Como identificar um grupo religioso que prega heresias e quais podem ser as consequências de se permanecer no engano?

Abordamos os quatro caminhos seguidos pelas seitas e trouxemos a resposta apologética para cada um deles com base nos cinco pilares da fé crista.

A importância do tema

E por quê esse assunto é tão importante? Simplesmente porque ele pode definir ao seu destino eterno (Pv 16.25).

Em outros vídeos nós já explicamos o porquê a Bíblia é o nossa base para entender o mundo físico e principalmente o mundo espiritual (Jo 1.18). Se não fosse a Bíblia nos revelar como o mundo espiritual funciona, seria impossível saber o que é ou não verdade (Jo 17.17).

Afinal, qual seria nossa fonte? As visões, os sonhos ou as experiências que pessoas tiveram? (Cl 2.18, Ez 13.8-9). Como saber se a pessoa está falando a verdade ou não? (Jr 17.5). Se nós não tivermos a Bíblia como fonte de autoridade (Mt 5.18), tudo fica muito relativo!

E por que nós temos que ter este cuidado? Será que alguém teria interesse em mentir ou enganar o homem a respeito do mundo espiritual? Com toda certeza existe um grande interesse, tanto por parte do homem (2Pe 2.3), como principalmente por parte do diabo (Jo 8.44, 2Co 11.3).

Nós só conseguimos desmascarar a mentira através da Bíblia (Hb 4.12-13). Portanto, se você ainda não crê que a Bíblia é a perfeita Palavra de Deus, entenda que este vídeo não é para você.

A heresia

Partindo deste princípio, nós consideramos como heresia todo ensino que distorce o padrão que Deus revelou em sua Palavra (At 13.10, 1Tm 1.3), ou seja, um ensinamento não precisa descartar totalmente a Bíblia para ser considerado como uma heresia, basta que ele contrarie uma única doutrina bíblica obrigatória (Ef 4.14, 2 Tm 2.18).

E quando nós falamos em doutrina obrigatória, significa algo que é inquestionável e não pode ser rejeitado de forma alguma (Mt 24.35), já a heresia abala gravemente os fundamentos bíblicos e deve ser completamente rejeitada (1 Tm 6.3-5). Também existem doutrinas bíblicas que não são obrigatórias, conhecidas como posições ou linhas teológicas.

Posições ou linhas teológicas

Um bom exemplo disso é em relação à escatologia, que é o estudo das coisas futuras. Alguns creem que o arrebatamento e a volta de Cristo (1Ts 4.16-17, Ap 1.7) acontecerão de forma simultânea, ao mesmo tempo, outros creem quem são eventos distintos, primeiro o arrebatamento, depois a volta de Cristo.

São posições teológicas válidas, por dois motivos:

1 -Tratam de um assunto do qual a Bíblia fala a respeito, mas a revelação não é tão clara (Mt 25.13).

2 - Tratam de um assunto em que crer de forma diferente não faz tanta diferença (Rm 14.5).

 

A Seita

Mas independente disso, como uma posição é contrária a outra, alguém está errado, porém, nosso foco aqui não são linhas teológicas, mas sim as heresias. Todo grupo religioso ou ideológico que prega, ou segue aquele que prega heresias, é uma seita (2Tm 4.3-4).

A própria Bíblia alerta que nós devemos nos manter firmes na Palavra (1Co 15.1-2, 2Pe 1.19) e tomar cuidado com falsos mestres, pois eles introduzem secretamente heresias destruidoras ao Evangelho (2Pe 2.1). Nós não podemos considerar que uma mensagem é verdadeira somente porque a pessoa é inteligente, se expressa bem (1Co 1.20) ou porque ela vem acompanhada de milagres (Mt 24.24). A Bíblia diz que o próprio satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14-15) e que produz o engano até mesmo com sinais sobrenaturais (2 Ts 2.9-10).

A nossa segurança está na Bíblia (Tt 1.9), e se por um lado é fica fácil identificar uma seita quando a mesma ignora completamente Bíblia, fica bem mais complicado identificar uma que se utiliza da Bíblia (2Co 11.13, 2Jo 1.9).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.