SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Advertência a cerca de falsas doutrinas

 

Colossenses  2:8 Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

Vou usar as palavras de Paulo quando advertiu os colossenses, que está em Colossenses 2:4 E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

Vou falar com você sobre seita e heresia

Vamos ver o que diz no dicionário o que é cada uma delas.

Seita

Opiniãoseguida por um grupo numerosoque se destaca de um corpo de doutrina principal.  

Doutrina que, propagada por um grande número de pessoas, se afasta ou diverge de certa forma de outra doutrina principal.

Heresia

- Doutrina contrária aos preceitos estabelecidos pela Igreja (Escritura Sagrada).

- É qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais de uma tradução religiosa. Em particular, isto se refere a grupos dentro do Cristianismo que ignoram alguns de seus elementos básicos - tal como a ideia de que Cristo foi divino.

Você pode estar me perguntando, por que esse assunto é tão importante? 

Simplesmente porque ele pode definir o seu destino eterno.

Vejamos o que diz em Provérbios 16:25 “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”

Tem uma seita, porque digo seita, porque os membros seguem um homem, pegador como eu e você.

A meu ver, os membros dela, se não converterem estarão condenado, pois a Escritura Sagrada já julgou, não sou eu a julgar. Vejamos o que diz em Mateus 12:31 e 32 “31-Portanto, eu vos digo:todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. 32-E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” 

Vou falar de outra seita, quando vão Evangelizar uma pessoa, para que possa fazer a pessoa acreditar nela, no inicio usam a Escritura Sagrada. Depois de um certo tempo, vendo que a pessoas está acatando o seu ensinamento, deixa a Escritura Sagrada de lado e passa a usar o seu livro que foi escrito por seu deus que viveu no inicio do ano 1800.

Se não fosse a Escritura Sagrada nos revelar como o mundo espiritual funciona, seria impossível saber o que é ou não verdade, vejamos o que diz em João 17:17 “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade.”

E por que nós temos que ter este cuidado? Será que alguém teria interesse em mentir ou enganar o homem a respeito do mundo espiritual?

Com toda certeza existe um grande interesse, tanto por parte do homem, vejamos em II Pedro 2: 1 a 3 que diz “1- E também houve entre o povo falsos profetas, como ENTRE VÓS HAVERÁ também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 – E MUITOS SEGUIRÃO as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; 3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”

E principalmente por parte do diabo, vejamos em João 8:44 que diz “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

Paulo viveu na seita dos fariseus, veja a sua fala em Atos 26:5 que diz “Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa SEITA da nossa religião, vivi fariseu.”

Em Atos 5:17 diz “E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da SEITA dos saduceus), encheram-se de inveja,”

Vamos entender o que é, e como agem as seitas.

Como saber se a religião que seguimos ou a igreja que frequentamos não é uma seita?

 A heresia

Partindo deste princípio, nós consideramos como heresia todo ensino que distorce o padrão que Deus revelou em sua Palavra. Vejamos em Atos 13:10 que diz “Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?

ou seja, um ensinamento não precisa descartar totalmente a Bíblia para ser considerado como uma heresia, basta que ele contrarie uma única doutrina bíblica obrigatória (Ef 4.14, 2 Tm 2.18).

E quando nós falamos em doutrina obrigatória, significa algo que é inquestionável e não pode ser rejeitado de forma alguma, vejamos o que diz em Mateus 24:25 “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.”, já a heresia abala gravemente os fundamentos bíblicos e deve ser completamente rejeitada, vejamos o que diz em I Timóteo 6:3 a 5 “3 - Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, 4 - é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 5 - contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.

A Seita

Todo grupo religioso ou ideológico que prega, ou segue aquele que prega heresias, é uma seita.

II Timóteo 4:3 e 4 diz “3 - Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4- e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

A própria Escritura Sagrada alerta que nós devemos nos manter firmes na Palavra e tomar cuidado com falsos mestres, pois eles introduzem secretamente heresias destruidoras ao Evangelho, vejamos em II Pedro 2:1 que diz “1- E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. 

Nós não podemos considerar que uma mensagem é verdadeira somente porque a pessoa é inteligente, se expressa bem (1Co 1.20) ou porque ela vem acompanhada de milagres, Em Mateus 24:24 nos mostra bem isso, vejamos, "porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."

A Escritura Sagrada diz que o próprio satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14-15) e que produz o engano até mesmo com sinais sobrenaturais (2 Ts 2.9-10).

A nossa segurança está na Escritura Sagrada é o que diz em Tito 1:9 “retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.

Se por um lado é fica fácil identificar uma seita quando a mesma ignora completamente a Escritura Sagrada, fica bem mais complicado identificar uma que se utiliza da Escritura Sagrada.

 Vejamos o que diz em II Coríntios 11:13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.

Abordaremos os cinco caminhos seguidos pelas seitas e trago a resposta apologética para cada um deles com base nos cinco pilares da fé crista.

1.1 Sola fide (somente a )

1.2 Sola scriptura (somente a Escritura)

1.3 Solus Christus (somente Cristo)

1.4 Sola gratia (somente a graça)

1.5 Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

 (1) Elas têm outra fonte de autori­dade além da Bíblia. Enquanto que os cristãos admitem apenas a Bíblia como fonte de conhecimento verdadeiro de Deus, as seitas adotam OUTRAS FONTES. Algumas forjaram seus próprios livros; outras aceitam revelações diretas da parte de Deus; outras ACEITAM A PALVRA DE SEUS LIDERES como tendo autoridade divina. Outras falam ainda de novas revelações dadas por anjos, ou pelo próprio Jesus. E mesmo que ainda citem a Bíblia, ELA TEM AUTORIDADE INFERIOR  a estas  revelações.

 (2) Elas acabam por diminuir a pessoa de Cristo. Embora muitas seitas FALEM BEM DE JESUS CRISTO, não o consideram como sendo ver­dadeiro Deus e verdadeiro homem, nem como sendo o único Salvador da humanidade. REDUZEM-NO A UM HOMEM BOM, A UM HOMEM DI­VINIZADO, A UM ESPÍRITO APERFEIÇOA­DO ATRAVÉS DE MUITAS ENCARNAÇÕES, ou à mais uma manifestação diferente de  Deus, igual a outros líderes religiosos como Buda ou Maomé. Frequentemente, as seitas colocam outras pessoas no lugar de Cristo, a quem adoram e em quem confiam.

 (3) As seitas ensinam a salvação pelas obras. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA UNIVERSAL DE TODAS AS SEITAS. Por acreditarem que o homem é intrinsecamente bom e capaz de por si mesmo fazer o que é preciso para salvar a sua alma, pregam que ele pode acumular méritos e vir a merecer o perdão de Deus, através de suas boas obras praticadas neste mundo. EMBORA AS SEITAS SEJAM MUITO DIFERENTES EM SUA APARÊNCIA EXTERNA, SÃO IGUAIS NESTE PONTO. Algumas falam em fé, mas sempre entendem a fé como sendo um ato humano meritório. E nisto diferem radicalmente do ensi­no bíblico da salvação pela graça mediante a fé.

 (4) As seitas são exclusivistas quanto à salvação. PREGAM QUE SOMENTE OS MEMBROS DO SEU GRUPO RELIGIOSO PODERÃO SE SALVAR. Enquanto que os cristãos reconhecem que a salvação é dada a qualquer um que arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador (não importa a denominação religiosa), as seitas ensinam que não há salvação fora de sua comunidade.

 (5) As seitas se consideram o grupo fiel dos últi­mos tempos. Elas ensinam que re­ceberam algum tipo de ensino se­creto que Deus havia guardado para os seus fiéis, perto do fim do mundo. É interessante que toda vez que nos aproximamos do fim de um milênio, cresce o número de seitas afirman­do que são o grupo fiel que Deus reservou para os últimos dias da humanidade.

 Podemos e devemos ajudar as pes­soas que caíram vítimas de alguma seita. Na carta de Tiago está es­crito que devemos procurar ganhar aqueles que se desviaram da ver­dade (Tiago 5.19-20). Para isto, entretanto, é preciso que nós mes­mos conheçamos profundamente nossa Bíblia bem como as doutri­nas centrais do Cristianismo. Mais que isto, devemos ter uma vida de oração, em comunhão com Cristo,  para recebermos Dele poder e amor e moderação.

 Não estou dizendo que to­dos os que pertencem a uma seita são deson­estos ou mal intencionados. Existem muitas pessoas sinceras que caíram vítimas de falsos profetas.

 O próprio Jesus advertiu seus discípulos de que viriam falsos profetas usando Seu nome, e ensinando mentiras, para desviar as pessoas da verdade, vejamos em Mateus 24:24 que diz “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.