SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Morte, Deus te pergunta, porque ter medo?

 

Alguns dias quanto estava na igreja, próximo ao final do culto, Deus me tocou para levar esta mensagem até você.

Quando aceitamos Jesus como único Senhor e Salvador, estamos na presença de Deus em espírito.

Você sabe como podemos está na presença de Deus frente a frente?

Vou tocar em assunto que ninguém gosta de falar e muito menos pensar nele: a morte.

A morte é uma realidade para todos e ninguém pode negar ou fugir dela, sejamos crianças ou velhos, ricos ou pobres, homens ou mulheres, crentes ou descrentes, todos passaremos pela morte.

Te pergunto,

- Como você encara a morte?

- Você gostaria de morrer?

O ser humano tem medo ou não quer morrer. Isso vai contra a Escritura Sagrada, o que Paulo diz sobre a morte, vejamos.

Filipenses 1:21 “Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!”

Significado de lucro nesta fala de Paulo é “estar com o Senhor, desfrutar da sua presença, viver para louvá-lo por toda a eternidade.”

O que não podemos é buscar a morte, conforme a nossa vontade, podemos aceitar em amor a Deus, através do Seu Filho, Jesus Cristo.

Ore sempre pedindo a Deus que você tenha um amor tão grande por Ele, que nada neste mundo, até mesmo o medo da morte, possa impedir de estar na Sua presença.

Vejo algumas pessoas dizendo

- “Deus, não posso morrer agora, porque ainda não me formei na faculdade”

- “Deus, não posso morrer agora, pois não me casei ainda”  

- “Deus, não posso morrer agora, meus filhos ainda são pequenos, preciso cuidar deles” e tantas outras falas.

Agora vou falar porque o ser humano não gosta nem de pensar sobre este assunto, a morte.

O que vejo nessas falas, as pessoas não querem desligar desta terra, mesmo desejando de todo o coração viver com Deus, se não morremos não podemos viver na Sua presença.

Se perguntar uma pessoa que esteja bem de saúde e que tenha 100 anos, (Não quero dizer que com essa idade deva morrer) você quer morrer agora para está com Deus, certamente ouvirá que não quer.

Não somos nós que decidimos a hora da nossa morte.

Nós somos muito presos a essa terra, vemos a terra como o melhor lugar para vivermos. Mas a Escritura Sagrada nos mostra que na eternidade junto a Deus é muito melhor do que aqui. Em Apocalipse 21: 1 a 5, destaco o versículo 4 que diz “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".

 

Neste versículo 3:b nos diz que Deus estará conosco, veremos Deus face a face, isso não é o que você quer para sua vida? Então porque tem medo da morte? Se a morte vai te levar a estar com Deus.

Abrindo um parêntese: Devemos nascer duas vezes e morrer uma vez, o que é isso? Nascemos carnal, morremos, nascemos espirituais para viver com Deus. E não nascer carnal, morrer, e morrer espiritual.

Em Apocalipse 21:7 e 8 nos diz “7 O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".

Se você tem a sua vida entregue nas mãos de Deus, não preocupe, pois Ele cuidará da sua família por você, veja o que diz em Deuteronômio 7:9 “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.”  

Você não deve desejar a morte porque quer se livrar do sofrimento e da luta dessa vida, mas porque ama a Cristo e quer estar com ele para sempre,como disse Paulo em Filipenses 1:21.

Que seja esse o desejo do seu coração: viver para Cristo e morrer para estar com ele. Não precisamos temer a morte ou ficar desesperado quando Deus levar um irmão amado do nosso meio.

Filipenses 1:21 a 23, nos diz “21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! 23 Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;”

Então creia na Escritura Sagrada e não tenha medo da morte.

“O que vai acontecer comigo depois que eu morrer?” “Existe vida após a morte?” Será que eu vou vagar pelo mundo como um fantasma?” Será que eu vou reencarnar em outro corpo?” “Será que vou para o céu ou para o inferno?”.

Estas são as perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando pensam a respeito da morte. E, afinal de contas, a morte é o fim da vida ou apenas o começo?

Uma pesquisa realizada por uma emissora de TV dos Estados Unidos mostrou que cerca de 80% da população mundial acredita que existe vida após a morte e que a alma do ser humano é imortal.

Alguns dizem que, quando o corpo morre, sua alma se liberta e é direccionada para o purgatório, onde paga pelos seus pecados até o momento de ir para o céu; outros creem que irão reencarnar em outro corpo e voltarão a viver na Terra mais uma vez para corrigir seus erros.

Há ainda os que acreditam que irão dormir em seus túmulos até a volta de Cristo...

Enfim, há muita confusão em relação ao que acontecerá conosco depois da morte.

Porém, toda essa discussão se torna desnecessária quando olhamos para a Escritura Sagrada, pois ela nos traz as respostas para todas essas perguntas da humanidade. 

Por isso, eu vou te mostrar 5 fatos sobre a morte que PODEM chocar você.

1) Os mortos não podem ter contato com os vivos

Outro pensamento muito comum entre as pessoas de diversas culturas e religiões é o de que as pessoas mortas continuam influenciando na vida dos que estão vivos e podem revelar a elas coisas que estão ocultas.

Um filme muito conhecido que foi lançado em julho de 1990, que retrata bem essa situação é “Ghost - do outro lado da vida”.

Mas isso não está de acordo com o que a Palavra de Deus diz.

Veja o que está escrito em Eclesiastes 9:4 a 6

“Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto! Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” 

Quem morre deixa de ter qualquer tipo de influência aqui na Terra e, consequentemente, não pode ter nenhum tipo de acesso aos vivos.

Por isso, quando você ouvir alguma história de que uma pessoa falecida enviou um recado do “além” para alguém vivo através de um médium ou qualquer outro tipo de mensageiro, não acredite, pois ainda que seja reconfortante, não é a pessoa quem está transmitindo a mensagem. Aqui é tema para outra ocasião, não vou entrar em detalhes.

A Escritura Sagrada diz que Satanás se disfarça até mesmo em anjo de luz (2 Coríntios 11:14) para enganar as pessoas e afastá-las dos caminhos do Senhor.

Além disso, Jesus contou na parábola do Lázaro e o rico que existe um grande abismo entre os vivos e os mortos, de forma que não conseguimos acessar os mortos e eles não podem ter contato conosco, que esta em Lucas 16:19 A 31.

Vou destacar do 26 a 31   “26 E além disso, entre vocês e nós há UM GRAND E ABISMO, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, NÃO CONSEGUEM. 27 "Ele respondeu: 'Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, 28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ELE OS AVISE , a fim de que eles não venham também para este LUGAR DE TORMENTO. 9"Abraão respondeu: 'Eles têm MOISÉS E OS PROFETAS; que os ouçam'. 30" 'Não, pai Abraão', disse ele, 'mas se ALGUÉM DENTRE OS MORTOS FOSSE ATÉ ELES, eles se arrependeriam.' 31"Abraão respondeu: 'Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos' ".

- Um grande abismo

- Não conseguem ir de um lado para outro

- Quando diz “ele os avise” fala de Lázaro

- Um lugar de tormento, inferno, para você que acredita, aqui deixa claro que existe e nem todos vão morar com Deus.

- “Alguém dentre os mortos fosse até eles” na época de Abraão tinha Moisés e os profetas, hoje temos o Espírito Santo para falar e nos ajudar no que precisarmos, não precisamos de mais nada a não ser o Espírito Santo em nossa vida.

“Será que eu vou vagar pelo mundo como um fantasma?” Será que eu vou reencarnar em outro corpo?”

Hebreus 9:27 que diz Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

2) Depois da morte o nosso espírito volta para Deus

Não é raro vermos em filmes e séries casos de espíritos de pessoas que ficam vagando pelo mundo, cuidando dos vivos ou simplesmente lhes causando terror e medo. Também é comum encontrar em livros e até novelas histórias de almas que reencarnaram em outros corpos para continuarem sua peregrinação pela Terra.

Mas tudo isso não é nada mais que ilusão, pois a Escritura Sagrada nos garante que, quando morrermos, nosso corpo voltará a ser pó, como era no início, e o nosso espírito voltará para Deus.

Veja o que está escrito em Eclesiastes 12:7

“O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.” 

E algo muito interessante que você precisa saber é que, quando Jesus voltar (João 14:1-3), nós seremos transformados e estaremos com Ele “em nosso próprio corpo”, onde poderemos tocar as pessoas que amamos, reconhecê-las e até nos alimentarmos. Seremos pessoas “reais”, e não “espíritos desencarnados” que ficam vagando por aí. Isso fica bem claro em Lucas 24:36-43. A Escritura Sagrada diz que, depois de ressuscitado, Jesus apareceu entre os discípulos. E, quando O viram ficaram surpresos e acharam que estavam vendo um espírito. Em Lucas 24:38 a 43, Jesus disse:

“Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações? Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho’. Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos. E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, Ele lhes perguntou: "Vocês têm aqui algo para comer?’ Deram-lhe um pedaço de peixe assado, e Ele o comeu na presença deles” 

3) Quando o cristão morre, vai direto para a presença de Jesus

Se você já entregou a sua vida para Jesus e O recebeu como Salvador, a sua alma vai para onde Cristo está quando você morrer! Foi isso o que Jesus disse para o ladrão que foi crucificado ao lado Dele: “Hoje você estará comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). O Senhor não disse apenas que o ladrão iria para o Paraíso, mas que estaria lá ao Seu lado, assim que ele morresse naquele mesmo dia.

Na Escritura Sagrada, a palavra "Paraíso" e também a frase "seio de Abraão", que lemos em Lucas 16:22, eram duas expressões usadas pelos judeus para simbolizar o estado de felicidade e descanso que o fiel teria após sua morte. Nesta passagem do ladrão da cruz, Jesus afirma que esse estado de felicidade e descanso é ao lado de Jesus!

No livro de Atos, também lemos que Estêvão, pouco antes de sua morte, viu Jesus em pé no céu, à direita de Deus, pronto para recebê-lo. Então, enquanto estava sendo apedrejado, Estêvão disse: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito" (Atos 7:55-59). Ou seja, o espírito de Estêvão, na mesma hora em que deixou seu corpo, foi para Jesus.

Por último, temos também um ensino do apóstolo Paulo. No final da vida, Paulo estava preso e aguardava o dia da sua morte. Mas ele não tinha medo de morrer, pelo contrário, esperava ansiosamente por estar com Jesus e disse: “Desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor” (Filipenses 1:23). Paulo tinha certeza de que no momento em que morresse, seu espírito iria para junto de Cristo.

Então, nesses três casos - o do ladrão da cruz, o de Estêvão e o de Paulo - percebemos que assim que o cristão morre, ele vai imediatamente para onde Jesus está.

4) Os corpos dos cristãos “dormem” depois da morte

A tradução da palavra “dormir” na Bíblia tem dois sentidos diferentes. O primeiro diz respeito ao período de repouso que todos nós passamos diariamente. É o sono natural.

Já o segundo, trata da morte do corpo, como aconteceu com Lázaro, que foi ressuscitado por Jesus quatro dias depois de morrer. Vamos ver o que está escrito em João 11:11 a 15

“Jesus disse: ‘Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo’. Seus discípulos responderam: ‘Senhor, se ele dorme, vai melhorar’. Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: ‘Lázaro morreu, e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele". 

É importante saber que a palavra “dormir” na Bíblia, se aplica somente aos cristãos. Vamos ver o que está escrito em 1 Tessalonicenses 4:13 e 14

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com Ele, aqueles que nele dormiram.” 

Os corpos dos fiéis são descritos como “dormindo”, numa linguagem simbólica comum no Novo Testamento para se referir ao corpo daqueles que morreram antes da volta de Jesus, e nunca para o espírito e a alma. A prova disso está no versículo 52 de Mateus 27, que diz:

“Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que dormiam foram ressuscitados” 

5) Os corpos dos cristãos “acordam” na volta de Jesus

Talvez você esteja se perguntando: “Por que os nossos corpos físicos ‘dormirão’?

Por acaso, um dia eles irão acordar?” De acordo com a Escritura Sagrada, sim.

Em 1 Coríntios 15 está escrito que, após o soar da última trombeta, no fim dos tempos, os corpos físicos de todos os cristãos que morreram um dia irão ressuscitar, serão transformados e se tornarão incorruptíveis.

Então, viveremos com Cristo e governaremos com Ele o Seu Reino aqui na Terra. Leia comigo o que o apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:51-54:

“Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória". 

Não importa se o corpo foi enterrado em um cemitério, se foi cremado e teve suas cinzas espalhadas, se foi devorado por algum animal ou simplesmente desapareceu. Quando a trombeta soar, todas as partículas do corpo irão se reunir e se apresentar ao Senhor!

E outra coisa interessante que vai acontecer nesse momento é que os corpos ressuscitados se encontrarão com os corpos daqueles que estavam vivos quando Jesus voltar. E todos teremos corpos glorificados, como o de Jesus.

Conclusão

É normal termos dúvidas e medos em relação à morte.

E muito disso acontece porque não sabemos ao certo o que acontecerá conosco quando a nossa vida aqui na Terra chegar ao fim.

Porém, a Palavra de Deus é muito clara e nos traz muito conforto a respeito desse momento que todos nós, mais cedo ou mais tarde, iremos passar.

A morte não é o fim. Jesus morreu e ressuscitou para que todos que creem Nele possam ter a vida eterna, onde não haverá mais sofrimento nem dor.

Por isso, creia na promessa que Cristo te faz hoje, que está em João 11:25,26

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.”

Você crê nisso?

Escrito por: Roberto Wagner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.