SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

sábado, 16 de dezembro de 2023

Sábado: preceito moral ou ritual


Sem dúvida nenhuma se interrogássemos a um sabatista (suposto guardador do sábado), se o sábado encerra um preceito moral ou ritual/cerimonial, a resposta óbvia seria: o sábado é um preceito moral.  E se perguntássemos: por que o sábado é considerado um preceito moral? A resposta seria: porque o sábado integra os dez mandamentos e eles apenas  constituem a Lei Moral de Deus.

Assim, segundo o entendimento dos sabatistas, o fato de o sábado constituir-se o quarto mandamento do Decálogo e, que, ainda segundo os

sabatistas, a Lei Moral restringir-se aos dez mandamentos, o sábado seria considerado por eles como  um preceito moral. O restante da lei, constante do livro da Lei de Moisés, é considerada como a Lei Cerimonial e, consequentemente, abolida.

No livro ESTUDOS BÍBLICOS, p. 338-341 (edição de 1984) os adventistas procuram justificar essa divisão da lei em duas leis, afirmando:

O CONTRASTE ENTRE AS DUAS LEIS

LEI MORAL

LEI  CERIMONIAL

É chamada “lei real

É chamada “a lei… que consiste em ordenanças.”

Foi proferida por Deus

Foi ditada por Moisés

Foi escrita por Deus em tábuas de pedra

Era uma “ cédula de ordenanças.” Cl 2.14

Foi escrita “pelo dedo de Deus.”

Foi escrita por Moisés  num livro

Foi posta na arca

Foi escrita por Moisés  num livro

Foi posta na arca

Foi posta ao lado da arca

É “perfeita” (Sl 19.7)

“Nenhuma coisa aperfeiçoou.”

Deverá “permanecer firme para todo o sempre.”(Sl 111.7 e 8)

Foi cravada na cruz . Cl 2.14

Não foi destruída por Cristo. Mt 5.17

Foi ab-rogada por Cristo

Devia ser engrandecida por Cristo.

Foi tirada por Cristo .Cl 2.14

Comunica conhecimento do pecado.

Foi instituída em consequência do pecado.

 A ARTIFICIALIDADE DAS DUAS LEIS

Entretanto, essa divisão da lei, em duas leis, é  artificial como o reconhecem os ASD. Dizem eles:

“Seria útil classificarmos as leis do Velho testamento em várias categorias: 1. Lei moral; 2. Lei Cerimonial; 3. Lei Civil, 4. Estatutos e Juízos; 5. Leis de saúde. Esta classificação é em parte artificial.” (Lições da Escola Sabatina, Lição n. 2,  p. 18, de 8-1-1980) (o grifo é nosso)

Essa divisão da lei, em duas leis, é realmente artificial. A palavra lei ocorre na Bíblia mais do que 400 vezes, mas nem uma só vez se refere exclusivamente ao decálogo, porém à lei toda, dada a Moisés por Deus. Sendo assim, os sabatistas seriam obrigados a guardar toda a lei de Moisés, visto que pretendem guardar uma parte dela – o decálogo com o sábado.

“E de novo protesto a todo o homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. “(Gl 5.3-4)

Examinando apenas esse mandamento, que é tido como um preceito moral por integrar os dez mandamentos, revela-se na verdade um preceito cerimonial. As perguntas abaixo levantadas revelam claramente que a guarda do sábado é um preceito cerimonial ou ritual. Teria base bíblica o conceito de que o quarto mandamento tem caráter moral?    A nossa resposta é não! Por exemplo:

1 - Seria a guarda do sábado um preceito moral quando o próprio Deus declarou ser a sua guarda abominável aos seus olhos?

Base bíblica:

Isaias ,1.13: “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.”

 

2 - Seria a guarda do sábado um preceito moral quando a sua guarda ficava subordinada à circuncisão? A lei de Moisés estabelecia que a circuncisão ocorresse no oitavo dia do nascimento da criança do sexo masculino (Lv 12.3). Se esse oitavo dia caísse num sábado, o sábado podia ser violado, para que a circuncisão fosse realizada. Como podia um preceito moral, segundo os sabatistas, ficar subordinado a um preceito cerimonial ou ritual?

Base bíblica:

João  7.22-23: “Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado  curei de todo um homem?”

3 - Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que o sacerdote no templo violava o sábado para celebrar holocaustos e sacrifícios exigidos pela lei, ficando sem culpa?

Base bíblica:

Mateus 12.5: “Ou não tendes  lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?”

4 - Seria a guarda do sábado um preceito moral quando sua guarda era comparada à violação de um preceito ritual como o caso de Davi que comeu os pães da proposição reservados exclusivamente aos sacerdotes?

Base bíblica:

Mateus 12.4-5: “Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele os que com ele estavam?  Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes.”

5 - Seria a guarda do sábado um preceito moral quando os judeus, para quem o sábado foi dado, não retrucaram a Jesus quando estabeleceu o paralelo entre a acusação dos judeus de que os discípulos de Jesus estavam colhendo espigas e comendo-as o que, segundo eles, não era lícito fazer no sábado, com o exemplo de Davi que comeu os pães da proposição? Poderia um preceito moral ficar subordinado a um preceito cerimonial ou ritual (comer os pães da proposição)?

Base bíblica:

Mateus 12.1-3: “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um Sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado”?

6 - Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Jesus curou o paralítico postado à beira do tanque de Betesda e ordenou que ele carregasse a sua cama num dia de sábado?

Base bíblica:

Jo 5.8-11  “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e  anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.”

7 - Seria a guarda do sábado um preceito moral quando Paulo compara a guarda do sábado como algo que implicava na perda salvação?

Base bíblica:

Gl 4.9-11: “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.”

8 - Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Paulo anunciou todo o conselho de Deus e não deixou nada do que fosse útil ensinar aos cristãos e nunca mandou guardar o sábado?

Base bíblica;

“Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas.”  “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (At 20.20,27)

9 - Seria a guarda do sábado um preceito moral quando Paulo afirma que não faz diferença se alguém guarda um dia e se outro guarda outro pois tudo isso é coisa indiferente?

Base bíblica:

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.”  Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. “(Rm 14.5-6)

10 - Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Paulo declarou que as coisas passageiras da lei, como a guarda do sábado semanal, deveriam ser abandonadas pelos cristãos?

Base bíblica:

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós cravando-a na cruz. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

 

11 - Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que em razão da desobediência Deus, ele anuncia a fim de todos os sábados prescritos na lei, inclusive o sábado semanal?

Base bíblica:

Oséias 2.11: “E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades.”

 

12 - Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Deus poria em esquecimento a guarda desse dia – o sábado semanal – em decorrência da desobediência do povo de Israel? Um preceito moral poderia ser posto em esquecimento?

Base bíblica:

Lamentações 2.6: “E arrancou o seu tabernáculo com violência, como se fosse a de uma horta; destruiu o lugar da sua congregação;  o SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado

PRECEITOS MORAIS NA LEI CERIMONIAL

A denominada Lei Cerimonial contém preceitos morais: Poderiam os adventistas negar isso? Os exemplos abaixo mostram o acerto de tal declaração.

Ex 22.21-22: “O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. A nenhuma viúva nem órfão afligireis.”

Ex 23.2: Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.”

Lv 19.16,18: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR. ”Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”

Dt 16.19: “Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas, porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.”

Dt 18.13: “Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.”

Quer os adventistas queiram ou não, quem seria capaz de negar que tais preceitos acima são morais e não meramente cerimoniais, mesmo constando do livro da Lei de Moisés?

Por: Pr Natanael Rinladi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.