O Batismo infantil é a aspersão ou imersão de criancinhas com o propósito de dar-lhes benção espiritual de algum tipo. Embora seu propósito exato difira de grupo para grupo, quase sempre ele implica em que a criança então receba a salvação, em certo sentido.
QUEM PRATICA O BATISMO INFANTIL?
O Batismo infantil é praticado pela Igreja Católica Romana, pelos vários grupos que representam a Igreja Ortodoxa Oriental, assim como por muitas denominações que saíram de Roma durante a Reforma Protestante, incluindo as denominações
Luterana, Anglicana, Presbiteriana e Metodista.IGREJA CATÓLICA ROMANA: “Pelo Batismo, todos os pecados são perdoados, o pecado original e os pecados pessoais, assim como toda a punição pelo pecado…A Igreja não conhece outros meios que não o Batismo para garantir a entrada na beatitude eterna. Por isso, ela procura não negligenciar a missão que recebeu do Senhor para garantir que todos que sejam batizados sejam ‘renascidos na água e no Espírito.’ Deus ligou a salvação ao sacramento do Batismo… O Batismo não apenas purifica de todos os pecados, mas também torna o neófito ‘uma nova criatura’, um filho adotivo de Deus que se tornou ‘participante da natureza divina’, membro de Cristo e co-herdeiro com Ele e um templo do Espírito Santo… Das fontes do Batismo nasce o único Povo de Deus da Nova Aliança” (O Novo Catecismo Católico, 1994,# 1263,1257,1265,1267).
IGREJA ORTODOXA ORIENTAL: “Confessamos um batismo para a remissão dos pecados”. (Credo Constantinopolitano [ou de Nicenas], 381). “Nossos sacramentos, no entanto, não apenas contém graça, mas também a conferem àqueles que os recebem de maneira válida… Através do batismo somos espiritualmente renascidos” (Conselho de Florença, 1438-45). “Quando alguém afirma sua fé no Filho de Deus, o Filho da Sempre Virgem Maria, a Mãe de Deus, ele aceita antes de tudo as palavras da fé em seu coração, confessa-as oralmente, sinceramente se arrepende dos seus pecados anteriores e os lava no sacramento do Batismo. Então Deus o Verbo entra no batizado, como no útero da Virgem Bendita, e nele permanece como uma semente” (O Jornal do Patriarcado de Moscou, Igreja Ortodoxa Russa, nº 4, 1980). “Os sacramentos…não são simples símbolos da graça divina, mas verdadeiros agentes e meios de sua transmissão… [através do batismo se] torna um membro da igreja de Cristo, ficando liberto do poder controlador do pecado, e renascendo como nova criatura em Cristo” (Comissão Internacional do Diálogo Teológico entre Ortodoxos Orientais e Católicos Tradicionais, 1985).
LUTERANOS: “o Batismo realize o perdão dos pecados, livra da morte e do diabo, e garante a salvação eternal para todos os que crêem, como declara a Palavra e a promessa de Deus…Não é a água que produz esses efeitos, mas a Palavra de Deus ligada à água e nossa fé que confia na Palavra de Deus ligada à água” (Pequeno Catecismo de Lutero, 1529, IV). “É ensinado entre nós que o Batismo é necessário e que a graça é oferecida através dele. As crianças também deveriam ser batizadas, pois no Batismo elas se comprometem com Deus e se tornam aceitáveis para Ele. Considerando isso, os Anabatistas, os quais ensinam que o Batismo infantil não é correto, são rejeitados” (A Confissão de Augsburg, 1530, IX).“Sendo pecadores por natureza, as crianças, assim como os adultos, precisam ser batizadas. Cada criança que é batizada é gerada novamente pela água e pelo Espírito, é colocada em relação de aliança com Deus, e se torna filha de Deus e herdeira de seu reino celestial” (Fórmula do Batismo usada pelos pastores Luteranos ao batizarem crianças – The New Analytical Bible and Dictionary of the Bible, Chicago: John A. Dickson Publishing Co., 1973).
O edição de agosto de 2001 de “The Berean Call” contém a seguinte advertência de um leitor da publicação: “Em anexo meu Certificado de Batismo e o Certificado de Batismo da minha filha, ambos [batismos tendo ocorrido] enquanto [éramos] bebês, na Igreja Luterana. Como você pode ver, meu certificado foi impresso pela Casa Editorial Concórdia do Sínodo de Missouri e se nele se lê: ‘No Batismo a completa salvação lhe foi dada; Deus se tornou seu Pai e você se tornou Seu filho’. No certificado de minha filha se lê: ‘Você é uma filha de Deus porque Deus tornou-a filha d’Ele através deste ato [Nota de Hélio: o ato de batismo]. Todas as promessas de Deus lhe pertencem enquanto você viver submissa a Ele e Seu Reino.’ Você deve saber que o Catecismo Luterano, usado em cada sínodo Luterano, declara, a respeito do ‘Sacramento do Batismo‘, que ‘ele opera perdão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá eterna salvação a todos que acreditam nisso, como declaram as palavras e promessas de Deus.’ Também afirma a respeito do Sacramento do Altar [Ceia do Senhor], que ‘no Sacramento, o perdão dos pecados, a vida e a salvação, nos são dados através dessas palavras.”
ANGLICANOS: “O Batismo é um sinal da Regeneração ou Novo-Nascimento, onde, por meio de um instrumento [o batismo], aquelas pessoas que corretamente recebem o Batismo são [por isso] enxertados dentro da Igreja; as promessas de perdão dos pecados e de nossa adoção como filhos de Deus pelo Espírito Santo são visivelmente assinadas e seladas; … por todos os modos, o batismo de bebezinhos tem que ser mantido pela Igreja, como a mais agradável das instituições de Cristo” (Os Trinta e Nove Artigos de Religião, XXV, XXVII).
METODISTAS: “Sacramentos são… sinais da graça… pelos quais Ele opera invisivelmente em nós e não só vivifica, mas também fortalece e confirma nossa fé n’Ele…Batismo…é também um sinal de regeneração ou de novo nascimento. O batismo de criancinhas deve ser mantido pela Igreja.” (Os Artigos de Religião, 1784, XVI, XVII).
REFORMADOS: “Condenamos os Anabatistas que negam que crianças novas, nascidas de pais crêem, devam ser batizadas… Portanto não somos Anabatistas, nem concordamos com eles em quaisquer dos seus pontos” (A Segunda Confissão Helvética, 1566, cap. XX).
PRESBITERIANOS: “Batismo… é o sinal e selo da aliança da graça, de sua introdução a Cristo, da regeneração, de remissão dos pecados… Mergulhar a pessoa em água não é necessário, mas o batismo é diretamente ministrado aspergindo água sobre a pessoa. Não apenas os que realmente professam a fé e obedecem a Cristo, mas também as crianças de um ou ambos os pais crentes, devem ser batizadas… pelo correto uso desta ordenança, a graça prometida não é apenas oferecida, mas realmente exibida e conferida pelo Espírito Santo a ela (adultos ou crianças) como a graça pertence a elas, conforme o conselho da própria vontade de Deus, no seu tempo indicado” (A Confissão de Fé de Westminster, 1646, XXVIII).
Citação de João Calvino sobre o Batismo como meio de Salvação: “… Portanto, a realidade que devemos considerar presente no Batismo, quando este é ministrado aos pequeninos, é que ele é um atestado da SUA SALVAÇÃO, selando e confirmando a aliança de Deus neles…” – (As Institutas, Vol 3, Edição Especial com notas, Pg 196, 1º Edição, Cultura Cristã)
CONCÍLIO MUNDIAL DE IGREJAS: “através do Batismo, os cristãos são trazidos à união com Cristo, entre si, e com a Igreja de cada tempo e lugar. Nosso batismo comum, que nos une a Cristo na fé, é assim um elo básico de unidade” (Batismo, Eucaristia e Ministério, 1982).
O ERRO DO BATISMO INFANTIL
”Para alguns, o batismo infantil é uma doutrina por implicação. Faz-se a implicação de que, em cinco lares no NT que foram visitados pela salvação, deve ter havido criancinhas. Esses foram os lares de Cornélio (Atos 10), de Lídia (Atos 16), do carcereiro Filipense (Atos 16), de Crispo (Atos 18) e de Estefânio (I Cor 1:16)” (A Igreja de Deus: Um Simpósio).
O caso de Cornélio: “afirma-se no verso 24 de Atos 10 que os que estavam reunidos com ele na casa eram seus parentes e amigos próximos. Depois, no verso 33, Cornélio diz [a Pedro] ‘…estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.’ No verso 44 o Espírito Santo veio sobre todos que ouvem a Palavra. Sabemos, por outras Escrituras, que, no NT, o Espírito Santo opera dessa forma somente sobre os que creram. Os que estavam reunidos eram capazes de ouvir [entendendo] os comandos de Deus de modo a crerem e obedecerem” (Ibid.). Afirma-se especificamente, em Atos 11:17, que os que foram salvos e batizados com Cornélio foram os que “creram no Senhor Jesus Cristo”. Obviamente eles não eram bebezinhos.
Lídia e sua família (Atos 16: 14-15): Nada é dito sobre crianças nessa passagem e é altamente improvável que essa mulher comerciante tão ocupada teria bebês. Não há nenhuma evidência [sólida], aqui sobre qualquer prática de batismo infantil.
O carcereiro Filipense e sua família (Atos 16: 30-34): Essa passagem diz claramente que Paulo falou a Palavra de Deus para toda a família (v.32) e que toda a família creu (vs.32-33). Isto não poderia ter sido dito a respeito de criancinhas.
A família de Crispo (Atos 18:8): Os que foram salvos e batizados em sua família eram todos crentes, pois lemos: ““E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa …” (At 18:8). Nós não lemos sobre a idade dos membros da família de Crispo, mas lemos que cada um deles creu no Senhor. Obviamente eles não eram criancinhas.
A família de Estefânio (I Cor 1:16). Novamente, nada é realmente dito sobre criancinhas presentes ou batizadas. Em I Cor 16:15 lemos que os familiares “dedicaram a si mesmos para o servir aos santos”. Isto não poderia ser dito sobre criancinhas.
15 E rogo-vos, ó irmãos (tendes conhecido a família de Estéfanas, que é as primícias de Acaia, e que dedicaram a si mesmos para o servir aos santos), (Tradução Literal do Texto Tradicional)
“Ninguém tem o direito de inserir o que é omitido nas Escrituras, somente para subjetivamente [por mero exercício de imaginação, “wishfull thinking”, raciocínio forçado que fantasia para alcançar seus propósitos] dar forças a uma suposta doutrina, e ignorar o claro ensino de muitas outras partes da Palavra de Deus” (Ibid.).
“36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” (At 8:36-37 BRP)
O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS?
1. Os crentes podem se rejubilar no fato que seus filhos são santificados pelo relacionamento dos seus pais com Cristo (I Cor 7:14). Embora possamos não saber tudo que isso envolve, sabemos que (a) a passagem não fala de santificação por um batismo ritual. Nada aqui é dito ou em qualquer outra passagem do NT sobre a necessidade de batizar crianças antes de elas poderem partilhar da santificação dessa família. (b) As crianças são eternamente salvas se morrerem em infância tenra. O caso do filho de Davi ilustra isto. Após a morte do seu filho, Davi disse que ele um dia iria ter com ele (II Sam 12:22-23). Isto mostra a certeza de Davi de que o bebê estaria salvo com Deus. Se isto era verdade para os filhos dos santos do AT, certamente é verdade para o crente no NT. (c) Num certo momento na vida da criança, ela se torna pessoalmente responsável diante de Deus por seu relacionamento com Jesus Cristo. A Bíblia não diz em que idade ou momento isso ocorre, mas Jesus encoraja as crianças a virem para Ele (Lc 18:16) e ensinou a Timóteo as Escrituras como uma criança com o modo como pode ser salvo (II Tim 3:15).
2. Os pais devem se dedicar a treinar a criança no caminho de Cristo. Não é realmente a dedicação da criança que é essencial; é a dedicação dos pais. Os pais perdem seu tempo se dedicarem seus filhos a Deus numa cerimonia pública e falharem em instruí-los e discipliná-los no caminho correto. Façamos ambas estas coisas! Devemos oferecer nossos bebezinhos a Deus e pedir que Ele abençoe suas vidas e vamos cuidadosamente educá-los para Seu santo serviço.
David Cloud, Fundamental Baptist Information Service
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