SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

sábado, 20 de junho de 2020

Predestinação, minha vida e salvação está predestinada



O significado de “predestinação” no dicionário é: “Destinar com antecipação, ou escolher (alguém) para um certo destino.”. Deus em seu ato soberano escolhe os eleitos dos não eleitos. 

Nas escrituras Sagradas vêm da palavra grega “proorizo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é Deus determinando antes, o acontecimento de certas coisas. E o que Deus determinou antes que acontecesse? De acordo com Romanos 8: 29: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem
conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30  E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Deus pré-determinou que certas pessoas estariam em conformidade com a imagem de Seu filho, sendo chamadas, justificadas e glorificadas.”

Temos outros versículos nas Escrituras Sagradas que nos mostram que não somos predestinados, que fazemos o que escolhermos durante o percurso de nossa vida, por termos o “livre arbítrio”. O que é livre arbítrio? Possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante. Apesar de não encontrarmos na Bíblia o termo livre arbítrio, temos vários versículos que nos coloca uma escolha, por exemplo, em Romanos 10:9 no qual lemos: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Veja que é necessário “confessar e crer” para sermos salvos. Encontramos em Apocalipse 20:12 que “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.”. Note que esses versículos nos mostram que não somos predestinados. Se assim fosse, não passaríamos pelo juízo de Deus, pois antes de passar por esta vida Deus já nos tinha escolhido para vida eterna ao Seu lado. Em I Timóteo 2: 4 lemos que “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” Sendo assim, se já somos predestinados, por que Deus quer que todos nós sejamos salvos?

A objeção mais comum à doutrina da predestinação é que ela não é justa. Por que Deus escolheria certas pessoas e não outras? O que é importante lembrar é que ninguém merece ser salvo. Todos nós pecamos. Romanos 3:23: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. E todos nós merecemos punição eterna: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)

Ora, se Deus escolhe quem é salvo, isso não enfraquece/anula nosso livre arbítrio para escolher e crer em Cristo? A Bíblia diz que devemos escolher: tudo o que temos a fazer é crer no Senhor Jesus Cristo e seremos salvos. João 3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Em Romanos 10:9: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Quanto à salvação, de acordo com a doutrina da predestinação, Deus escolheria um para salvação e outro não, e se assim fosse, a promessa de salvação não seria condicional: aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mateus 10.22; 24.13). Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Apocalipse 2.10).

Marcos 13:13   E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.

II Coríntios 3:18  Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

Efésios 3:6  A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;

Efésios 4:12  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Efésios 5:1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.

Josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Efésios 1:5  E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Concluindo, a predestinação de vida e salvação não procedeu das Escrituras Sagradas, nem que somos predestinados por Deus e que está determinado o que vai acontecer conosco durante o tempo de vida na terra, conforme alguns afirmam. Se você, depois de ler este artigo, continua dizendo que somos predestinados a sofrer ou ter uma vida boa porque Deus assim quis, você está afirmando então que Deus favorece um e prejudica o outro. Deus é fiel, honesto, íntegro, bom e cuidadoso. Deus nos predestinou para que em obediência a Sua Palavra possamos ser salvos e nos tornarmos semelhante a Ele e a Seu filho em adoção, conforme lemos em Efésios 1:5.

É isso que Ele predestinou para nossa vida.

Deixo algumas perguntas para aqueles que ainda acreditam que somos predestinados:

– Porque Jesus veio?

– Não foi para nos dar o direito de voltar para Deus e ter a salvação?

– Com esse ato de Cristo estamos predestinados desde o nascimento?

– Se somos predestinados, então não precisamos ler as Escrituras Sagradas, ir a igreja, aceitar Jesus, pois isso não vai mudar nada no nosso fim de vida, porque você faz essas coisas?

Roberto Wagner
Jesus te abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.