SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

O paracleto de Deus

 

O termo “Paracleto” (grego: παράκλητος – paraklêtos) é um dos mais ricos e teologicamente profundos do Novo Testamento. Ele aparece cinco vezes na Bíblia, todas nos escritos de João (quatro no Evangelho e uma na Primeira Epístola). Vamos à explicação:

 

Significado literal de “Paracleto”

O termo grego “paraklêtos” é formado por:

- “para” (παρά) = ao lado, junto;

- “kaleō” (καλέω) = chamar, convocar.

Assim, paraklêtos significa literalmente:

 

A seita da santa Vó Rosa


A chamada Igreja da Santa Vó Rosa (ou Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa) nasceu em 1954, em São Paulo, a partir de dissidências com a Igreja Cristã Apostólica. A fundadora foi Rosa Alves, que após sua morte passou a ser venerada como “santa” e até mesmo como “consoladora”.

Do ponto de vista bíblico e apologético, essa seita apresenta diversas heresias que distorcem o Evangelho. Eis as principais:

1. Deificação de Rosa Alves, a Santa Vó Rosa

- Eles ensinam que Rosa Alves, após a morte, foi elevada ao céu e transformada em espírito consolador.

- Chamam-na de “Santa Vó Rosa”, colocando-a como mediadora, intercessora e

Deus mandou fazer imagens?

 

Já tivemos a desdita de ver muitos católicos se escudando em Êxodo 25.18; 26.1;1 Reis 6.23; 8.7; Hebreus 9.5; Números 21.8,9, enquanto “veneravam” os seus “santos”. É que estes versículos registram que Deus mandou fazer dois querubins (categoria de anjos) de ouro, bem como uma cobra de metal. Mas eles precisam saber que realmente não é pecado fazer imagens de escultura. Pecado é prostrar ante seus pés para pedir algo aos “santos” por elas “representados”. Há, pelo menos, três provas bíblicas de que as coisas sãos assim:

1ª) Embora seja verdade que em Nm 21.8-9 possamos ler que Deus mandou fazer uma cobra de bronze, não podemos esquecer que em 2 Reis 18.4, está escrito: “Ele destruiu os altos, esmigalhou as estátuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés tinha fabricado: porque os filhos de Israel até então lhe haviam queimado incenso: e a chamou Nohestan” (versão católica Figueiredo). A interpretação é que os israelitas idolatraram a estátua que

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Você segue o verdadeiro Jesus?

 

Existe uma maneira simples para saber se alguém tem o verdadeiro Jesus ou não. Por verdadeiro Jesus, eu quero dizer aquele da Bíblia, não aquele um do Mormonismo que é irmão do diabo, nem o Jesus das Testemunhas de Jeová que é o arcanjo Miguel, e, certamente, nem aquele da Nova Era que é simplesmente um homem dotado de uma consciência divina.

Nós podemos orar e conversar com o Jesus da Bíblia (At 7:55-60; e Zc 13:9 com 1 Co 1:1-2). O Jesus da Bíblia é adorado (Mt 2:2,11;Mt 14:33;Mt 28:9; Jo 9:35-38; Hb 1:6). O Jesus da Bíblia é chamado de Deus (Jo 20:28; Hb 1:8).

Na teologia das seitas, Jesus é uma criação de uma forma ou de outra (é por isso que as Testemunhas de Jeová adicionaram a palavra ‘outro’ quatro vezes em Cl 1:16-17). Além disso, não se ora a Ele, não o adoram e não o

Seitas do Novo Testamento


Publicanos

Era uma classe imposta aos judeus pelos dominadores romanos com a missão de lhes coletarem os impostos. Funcionários romanos, eram odiados e escorraçados. Muitos judeus se tornaram publicanos devido à rentabilidade da profissão: o chefe dos publicanos, em Roma, impunha uma taxa e distribuía aos seus subordinados que, por sua vez, quadruplicavam e repassavam as taxas, e assim sucessivamente.

Escribas

Existiram no Antigo Testamento, porém no Novo Testamento aparecem formando uma classe religiosa. Quando voltaram da Babilônia, Esdras e Neemias tornaram-se grandes escribas (Esdras 7.6; Neemias 8.1-4). Quando apareceram os fariseus e saduceus, os escribas ficaram com os

O que dizem os adventistas sobre o seol e o hades?


“O Domicílio da Morte. O Antigo Testamento chama de sheol (hebraico) e Hades (grego) o lugar para onde vão as pessoas quando morrem. Nas Escrituras, sheol normalmente significa apenas sepultura. O significado de Hades é similar ao de sheol” (Nisto Cremos, p. 458).

Refutação: As palavras próprias para sepultura em hebraico são ‘keber’ que aparece em Gn. 23.4; Jz. 16.31; Êx. 14.11; Nm. 19.16 e ‘K’boorah’ que também é a mesma palavra para sepultura, sepulcro, e aparece em Gn. 35.20; Dt. 34.6; Gn. 47.30; ISm. 10.2 entre outros textos; “taphos” (grego) é sepulcro em português em Mt. 23.27; 27.64. Mnema (túmulo) em Mc. 5.2-3; Lc. 23.53; At. 2.29; 7.16; Ap. 11.9. Mnemeion (grego) túmulo em português, em Mt. 28.8; Jo. 5.28-29; Mt. 8.28; Lc. 11.44; Jo. 19.41.

Assim, sepulcro, sepultura, túmulo é o lugar do corpo (soma, no grego).

- SEOL aparece 66 vezes no Antigo Testamento:

“As Sessenta e Seis Ocorrências de Seol – Seol ocorre 66 vezes na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, a saber,

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Por que é importante acreditar na inerrância Bíblica?


Vivemos numa época que tem a tendência de ser indiferente quando confrontada com erro. Ao invés de perguntar, como Pilatos: “O que é verdade?”, o homem pós-moderno diz: “Nada é verdade” ou talvez “A verdade existe, mas não podemos conhecê-la”. Já ficamos acostumados com mentiras e muitas pessoas já não se incomodam com a ideia de que a Bíblia também contém erros.

A doutrina de inerrância Bíblica é extremamente importante porque a verdade faz diferença. Esse assunto reflete no caráter de Deus e é fundamental ao nosso entendimento do que a Bíblia ensina. Veja a seguir alguns motivos pelos quais devemos acreditar sem qualquer sombra de dúvida na doutrina da inerrância Bíblica:

1 - A Bíblia mesmo diz ser perfeita. “As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmos 12:6). “A lei do SENHOR é perfeita” (Salmos 19:7). “Toda palavra de Deus é pura” (Provérbios 30:5). Essas declarações de pureza são relatos absolutos. Note que a Bíblia não diz que “Quase toda palavra de Deus é pura” ou “A lei do SENHOR é quase perfeita”. A Bíblia argumenta sua perfeição completa, não deixando nenhum

Como discipular ex-adeptos de seitas


Desilusão, angustia, perda da confiança em si mesmo, medo de voltar ao estilo de vida anterior ao do envolvimento com a seita, tensão, incerteza, crise de identidade, falta de rumo, etc. Estas são as companhias constantes de quem abandona uma seita herética. Muitos se descrevem como “arrasados, mutilados”; outros dez anos após terem deixado o grupo ainda permanecem nesse estado. Alguns partem para novas experiências religiosas em busca da “única igreja verdadeira”, vão de igreja em igreja, decepção seguida de decepção. Ainda há aqueles que tentam recuperar o tempo perdido e passam a dispensar maior atenção as relações familiares, ao emprego, aos estudos, enquanto deixam Deus de fora de suas vidas. A Dra. Margaret Thater Singer, como resultado de uma pesquisa intensa feita 01com 3000 mil ex-sectáristas observou entre eles: “casos significantes de depressão, solidão, ansiedade, baixa auto-estima, superdependência, confusão, inabilidade para se concentrar, psicoses”(1).

Isso tudo é consequência de se ter estado associado a uma seita destrutiva que abusa emocional e espiritualmente do indivíduo. Steve Hassan, autor de “Combatendo o Controle Mental das Seitas”(2), faz uma lista de

Existe proselitismo na igreja adventista


Há adventistas e até evangélicos que ficariam chocados com a afirmação de que a Igreja Adventista é uma seita pseudocristã. E muitos talvez estejam a indagar: Por que vincular o nome da IASD há um título tão inadequado como este? Não possuem ótimos serviços sociais, como hospitais, escolas, grupos filantrópicos como os “Desbravadores” e tantos mais? Eles não creem na Trindade e na Bíblia como fazem os demais cristãos evangélicos? Certamente que sim, podemos elogiar os adventistas por tudo isso, e não lhes tiramos os méritos e valores. Contudo, a questão é muito mais profunda e séria do que se pensa, colocando-se em outro patamar, ou seja, o teológico-doutrinário. Não podemos aferir um movimento religioso por sua “filantropia religiosa”, ou por sua tênue camada doutrinária, enquanto a maior parte da crença de tais movimentos choca-se gravemente contra as verdades fundamentais do Cristianismo histórico-ortodoxo que se encontram na Bíblia. Caso não fosse assim, poderíamos também aceitar o Catolicismo Romano, o Espiritismo Kardecista e tantos outros que sobrepujam a IASD. A questão é que hoje em dia está muito em voga o relativismo e o ecumenismo que trazem como estandarte, a pregação do amor. Os defensores de tal ideologia costumam dizer que: “Não importa as diferenças se o que nos

domingo, 3 de agosto de 2025

As heresias dos livros apócrifos


Uma das grandes razões, talvez a principal delas, pelas quais os evangélicos rejeitam os Apócrifos, é devido a grande quantidade de heresias que tais livros apresentam. Fora isso, existem também lendas absurdas e fictícias e graves erros históricos e geográficos, o que fazem os Apócrifos serem desqualificados como palavra inspirada de Deus. A seguir daremos um resumo de cada livro e logo a seguir mostraremos seus graves erros.

RESUMO DOS LIVROS

TOBIAS - (200 a.C.)

É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael. Apresenta:
· justificação pelas obras - 4:7-11; 12:8
· mediação dos Santos - 12:12
· superstições - 6:5, 7-9, 19
· um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19

JUDITE - (150 a.C.) É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Grande heresia é a

Algumas distorções a respeito da Trindade


Triteísmo: É a doutrina que ensina a existência de três divindades distintas superiores ou únicas. Pode ser uma visão errada da Trindade cristã, como por exemplo ensinado pelos Mórmons, aonde temos três divindades, com essências distintas, que governam o Mundo. Podemos também ter tríadas superiores entre os deuses, como no hinduísmo (Vishnu, Shiva e Brahma) e na religião Egípcias (Osíris, Hórus e Ísis). Obviamente que todas estas concepções de três divindades superiores é um conceito pagão ou politeísta, diferindo drasticamente da Teologia Bíblica da Trindade!

 

O unitarismo (ou unitarianismo): É uma corrente de pensamento teológico que afirma a unidade rígida de Deus, rejeitando, portanto, a ideia que possa existir algum ser divino além de Deus Pai. O judaísmo e alguns grupos de

O Tabernáculo da Fé


O líder dessa seita, William Marrion Branham, nasceu em Kentuchy (EUA), em 6 de abril de 1909, numa cabana muito humilde, sendo o primogênito de um casal muito pobre. Dez dias depois do seu nascimento, uma coluna de luz penetrou pela janela e posou sobre sua cabeça. Seus pais ficaram assustados, sem saber como interpretar tal fenômeno. Os seguidores de Branham acreditam que foi um sinal de que Deus tinha sua mão sobre ele desde o seu nascimento. A auréola supostamente apareceu novamente em Houston, Texas, em 1950, quando Branham pregava numa campanha. Uma foto do fenômeno foi enviada para George Lacy, investigador de documentos duvidosos, de uma agência do Governo Federal (F.B.I), o qual, depois a foto, fez a seguinte declaração para Branham, seus seguidores e a imprensa: “Reverendo Branham, você morrerá como todos os outros mortais, mas, enquanto existir uma civilização cristã, sua foto permanecerá viva”. A famosa foto encontra-se em