As
Testemunhas de Jeová não creem na Trindade, porque, negam que Jesus Cristo não
a segunda pessoa na Trindade, dizem, que Jesus é o arcanjo Miguel, e não o
filho de Jeová, e Sua divindade. O Espírito Santo não é uma pessoa por não ter
nome, devido a isso, não pode ser uma pessoa, Ele é uma força, sendo assim não
pode ser a terceira pessoa da Trindade só porque não tem um nome, será que o
Espírito Santo não tem nome, veremos. O Espírito Santos os mesmos Jeová, veremos
mais a frente.
Vou começar a falar sobre o Arcanjo Miguel
Trago
dois versículo muito usado pela Testemunha de Jeová, que são:
- Judas 1:9 “Mas, quando Miguel, o arcanjo, teve uma
controvérsia com o Diabo e
disputava a cerca do corpo de Moisés,
não se atreveu a lançar um julgamento
contra ele em termos ultrajantes, mas disse, “Jeová de censure”
- Apocalipse 12:7 “Irrompeu uma guerra no céu:
Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e o dragão e os seus
anjos batalharam,”
Apesar destes dois versículos serem da Palavra de Jeová, vamos entender quem é o arcanjo Miguel nas Escrituras Sagradas, se realmente faz
sentido entender que o arcanjo Miguel é Jesus.A Palavra
de Jeová cita Miguel como “arcanjo”
e também como “príncipe”,
veja em Daniel (10:13, Daniel 12:1,
Daniel 10:21), Judas 1:9 e Apocalipse 12:7 em nenhum delas remete este titulo a Jesus.
Vou colar
3 pontos para entender melhor sobre quem é o arcanjo Miguel, que são:
1° ponto: Jesus é
reconhecido como Rei dos reis, o arcanjo Miguel é conhecido como príncipe, não existe
nenhuma citação na Palavra de Jeová que faça ligação entre um e outro. Arcanjo
Miguel é reconhecido com UM
dos príncipes e Jesus é reconhecido como REIS
DOS REIS E SENHOR DOS DENHORES.
2° ponto: Judas 1:9 “Mas, quando Miguel, o
arcanjo, teve uma controvérsia com o
Diabo e disputava a cerca do corpo de
Moisés, não se ATREVEU a lançar um julgamento contra ele em termos
ultrajantes, mas disse, “Jeová de censure” ” A Palavra de Jeová diz que Miguel
não atreveu a profetizar julgamento contra o diabo, te pergunto, será que Jesus
o filho de Jeová não atreveria a proferir juízo contra o diabo? Isso combina
com Jesus não atrever a proferir um julgamento contra o diabo? Quem pensa
assim, diz, que Jesus é menor, igual ou inferior ao diabo. Enquanto Jesus viveu
na terra Ele repreendeu o diabo com Sua autoridade. Vemos isso em varias
passagens na Palavra de Jeová, porque Ele tem autoridade sobre todas as coisas,
principados e potestades.
3º ponto: Daniel 10:13 (Mas o príncipe do domínio real da Pérsia
opôs-se a mim por 21 dias e eis que veio ajudar-me Miguel um dos mais dos mais destacados príncipes,
e eu, da minha parte, permaneci ali ao lado dos reis da Pérsia.) Miguel não é o único príncipe, existem outros arcanjos. Só
existe um único arcanjo na Palavra de Jeová que tem nome, Miguel, mas não quer
dizer que ele é Jesus, veja porque, em Daniel diz “um dos mais destacados príncipes” Jesus é ÚNICO, Ele é Jeová único, e o arcanjo Miguel existe
outros iguais a ele.
Se você
esta comparando o arcanjo Miguel com Jesus tire da sua vida essa heresia e
volte hoje a Palavra de Jeová. Jesus não é criado, Ele é o criador de todas as
coisas, o arcanjo Miguel é uma criatura de Jeová, portanto não há comparação
entre o Filho de Jeová vivo, quem vem nos buscar um dia com quem tem a Sua
importância no reino de Jeová. Arcanjo Miguel é muito importante na hierarquia
celestial, mas não se compara ao Filho de Jeová. Não podemos usar versículo
isolado para criar uma doutrina como vocês fazem.
Agora vamos falar da
outra heresia das Testemunhas de Jeová, que é:
O
Espírito Santo não tem nome
As testemunhas de Jeová
dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, usam o critério, “toda pessoa tem
um nome”, é por este entendimento que negam que o Espírito Santo não é a terceira
pessoa da Trindade. Vamos entender se há necessidade obter um nome para ser uma
pessoa, se o Espírito Santo é o não uma pessoa.
Para uma pessoa ser uma
pessoa verdadeira ela precisa ter um nome, essa pergunta que te faço? Se você
afirmar que sim, te pergunto, se um bebe nascer e ninguém colocar um nome, ele
deixa de ser uma pessoa por não ter um nome?
Satanás tem nome? Muitos
poderiam chamar de “diabo’. A palavra “diabo” significa “acusador, caluniador”
e “satanás” significa “adversário” são adjetivos, não é um substantivo, não é
um nome. Satanás deixaria de ser uma pessoa porque ele não tem nome, a Palavra
de Jeová não dá um nome para o diabo, para satanás, claro que não, não achamos.
Coisas inanimadas,
objetos, arvores, animais todos eles muitas vezes recebe um nome, será que
todos esses objetos, seres inanimados, são mais pessoas do que um ser humano
que não tem nome, claro que não.
As Testemunhas de Jeová
dizem que Jeová é o verdadeiro nome de Deus, mas quando nós vamos a Palavra de
Jeová, ela pode ser notada quando Jeová tem um encontro com Moisés em Êxodo no capitulo
6:1 ali que Jeová se manifesta como Jeová, antes não. Em Gêneses 1:1 diz “No princípio DEUS
criou os céus e a terra.” Veja que no inicio da Escritura Sagrada é
usado “Deus” e não Jeová. Pelo fato de Jeová somente receber o nome de Jeová a
partir daquele encontro com Moisés, significa, que Ele não erra uma pessoa
anteriormente? Antes de criar os céus e a terra Ele não era uma pessoa por não
ter nome? É um absurdo pensar assim só porque o Espírito Santo não tem nome,
Ele não é uma pessoa, como as Testemunhas de Jeová dizem..
No livro “Devemos crer
na Trindade” das Testemunhas de Jeová, comentando Mateus 28:19, eles dizem o
seguinte: “faz referência a “nome”, mas nem sempre a palavra “nome” faz referência a um nome pessoal”. O livro
“imagens e palavras de Robertson no Novo Testamento” diz “o uso do nome a que
se acumula a “Septuaginta” nos “Papiros” são “Poder ou autoridade” então em
Mateus 28 eles negam que ali a referência a “nome” identificando o Espírito
Santo com o Pai e o Filho na verdade não que dizer um nome, substantivo
próprio, mas ao poder e autoridade. Onde está o erro? De fato o Robertson faz
essa descrição que ali realmente diz “autoridade e poder” porem essa autoridade
e poder só é exercido por uma pessoa, um ser pessoal e não uma força inanimada,
uma força desprovida de personalidade. Somente seres pessoais podem usar de
autoridade e poder assim com está escrito ali em Mateus 28, batizando em nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A palavra “nome”
aparece 228 vezes no Novo Testamento, apenas 4 delas não se refere a uma pessoa
e sim a lugares, nome de cidades o resto são todas identificando pessoas, seja
pessoas divina ou pessoas normais.
Em João 14:16 e 26 /
João 16:13 onde fala sobre o Espírito Santo, usa-se um termo neutro e não
pessoal, termo masculino ou feminino. Palavra Espírito está no neutro, eles vão
argumentar da seguinte maneira: Se a palavra está no neutro, isso mostra que o
Espírito Santo não é uma pessoa e sim uma força desprovida de personalidade,
porem onde eles erram, esta questão da palavra, ela tem um sentido apenas
gramatical não tem a ver com o gênero físico de uma pessoa. Por exemplo,
“bebes” em Lucas 1: 41 e 44 está no neutro, será que os bebes são desprovidos
de personalidade? Crianças Marcos 5:39 e 41 está no neutro, meninas Mateus 9:24
e 25, Marcos 5:41 e 42 está no neutro, espíritos imundo em Mateus 12:24,25,27 e
28, anjos em Hebreus 1:14 também está no neutro, será que anjos, demônios, bebes,
crianças, será todos eles não são pessoas, ou seja, seres providos de
personalidade? Veja que em João ali está no neutro, mas existem outros
versículos onde a palavra espírito não está no neutro.
Para quem diz que o
Espírito Santo não tem nome, pergunto, quando ouvimos dizer “Espírito Santo” nós
lembramos de quem, Jeová, certo? Ou lembramos de alguma força desprovida de
personalidade, claro que não?, Lembramos do único Espírito, o de Jeová,
portanto, Espírito Santo, mesmo não tendo um nome próprio, entendemos que Ele é
Jeová, sendo assim Ele é a terceira pessoa da santíssima Trindade ou você vai
negar que Jeová não é uma pessoas?.
Hebreus
3:7 a 9 diz,
“7 – Por essa razão, como diz o
espírito santo. Hoje, se
escutardes a sua própria voz 8 –
não endureçais os vossos corações como na ocasião em que se causou ira amarga,
nos dias em que fez a prova em ermo 9 – em que os vossos antepassados me
submeteram a uma prova, como uma provação, e, no entanto, tínhamos visto as
minhas obras por quarenta anos.”
A revelação profética
de Jeová ao seu povo é creditada a ação do Espírito Santo, sabemos pela Palavra
de Jeová quem falou o povo judeu foi Jeová, entendemos quando vemos a expressão
“diz o Espírito Santo”
concluímos é o Deus Jeová que falou, sendo assim, o nome do Espírito Santo é
Jeová, certo?
Mateus
10:19 e 20 diz, “19 - No entanto, quando vós entregarem, não fiquem ansiosos
com a quanto haveis de falar, porque naquela hora vos será dado o que haveis de
falar. 20 – Pois quem fala não sois apenas vós mas o espírito do vosso Pai, que fala por meio de vós.” Pergunto,
quem temos como ‘PAI” é o Deus Jeová, certo? Mais um vez concluímos que o nome
do Espírito Santo é “JEOVÁ” porque
Jeová é uma pessoa.
No site das Testemunhas
de Jeová está escrito “Visto que Deus é uma pessoa, Ele também tem
personalidade, há coisas que Ele gosta e há coisas que não gosta, Ele também
tem sentimento” então o que vai dizer que uma pessoa é uma pessoa, é a
personalidade. O que compõe uma personalidade, as próprios Testemunhas de Jeová
deram dois elementos que são: razão, sentimento, mas falta vontade também. Uma
personalidade é composta por: razão, emoção e volição (ação de escolher ou
decidir) e o arbítrio a sua vontade, será que o Espírito Santo tem tudo isso?.
CREMOS
NA TRINDADE PORQUE, VEJAMOS
ATRIBUTOS |
DEUS PAI |
DEUS FILHO |
DEUS ESPÍRITO SANTO |
PAI
ONIPRESENTE |
Jeremias 23:24 |
Mateus 28:20 |
Salmos 139:7 |
PAI
ONIPOTENTE |
Gêneses 17:1 |
Mateus 28:18 |
Lucas 1:35 |
PAI
ONICIENTE |
I Pedro 1:2 |
João 21:17 |
I Coríntios 2:10 |
PAI
O CRIADOR |
Gêneses 1:1 |
João 1:3 |
Jó 33:4 |
PAI
O ESTERNO |
Romanos 16:26 |
Apocalipse 22:13 |
Hebreus 9:14 |
PAI
O SANTO |
Apocalipse 4:8 |
Atos 3:14 |
I João 2:20 |
PAI
O SANTIFICADOR |
João 10:36 |
Hebreus 2:11 |
I Pedro 1:2 |
PAIO
SALVADOR |
Isaias 43:11 |
II Timóteo 1:10 |
I Tessalonicenses 3:5 |
O
CARÁTER DO ESPÍRITO SANTO
- Intercede (Romanos 8:27)
- Fala (I Timóteo 4:1 / Apocalipse 2:7)
-
Ensina (João 14:26 / I Coríntios 2:13)
- Testifica (João 15:26)
- Tem vontade própria (I Coríntios 12:11)
- Pode se entristecer (Isaias 63:10)
- Convence (João 16:8)
- Guia (João 16:13)
- Revela (I Coríntios 2:10)
- Sonda – Penetra até as profundezas ( I Coríntios 2:10)
- Faz lembrar (João 14:26)
Bibliografia
Bíblia Tradução do Novo
Mundo das escrituras Sagradas - Tradução da versão inglesa de 1984 - mediante
consulta constante ao antigo texto hebraico, aramaico e grego. Revisão 1986
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