SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

domingo, 25 de fevereiro de 2024

As Testemunha de Jeová negam a Trindade

 

As Testemunhas de Jeová não creem na Trindade, porque, negam que Jesus Cristo não a segunda pessoa na Trindade, dizem, que Jesus é o arcanjo Miguel, e não o filho de Jeová, e Sua divindade. O Espírito Santo não é uma pessoa por não ter nome, devido a isso, não pode ser uma pessoa, Ele é uma força, sendo assim não pode ser a terceira pessoa da Trindade só porque não tem um nome, será que o Espírito Santo não tem nome, veremos. O Espírito Santos os mesmos Jeová, veremos mais a frente.

Vou começar a falar sobre o Arcanjo Miguel

Trago dois versículo muito usado pela Testemunha de Jeová, que são:

- Judas 1:9  “Mas, quando Miguel, o arcanjo, teve uma controvérsia  com o Diabo e disputava  a cerca do corpo de Moisés, não se atreveu  a lançar um julgamento contra ele em termos ultrajantes, mas disse, “Jeová de censure”

- Apocalipse 12:7  “Irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalharam,”

Apesar destes dois versículos serem da Palavra de Jeová, vamos entender quem é o arcanjo Miguel nas Escrituras Sagradas, se realmente faz

sentido entender que o arcanjo Miguel é Jesus.

A Palavra de Jeová cita Miguel como “arcanjo” e também como “príncipe”, veja em Daniel (10:13, Daniel 12:1, Daniel 10:21),  Judas 1:9 e Apocalipse 12:7  em nenhum delas remete este titulo a Jesus.

Vou colar 3 pontos para entender melhor sobre quem é o arcanjo Miguel, que são:

1° ponto: Jesus é reconhecido como Rei dos reis, o arcanjo Miguel é conhecido como príncipe, não existe nenhuma citação na Palavra de Jeová que faça ligação entre um e outro. Arcanjo Miguel é reconhecido com UM dos príncipes e Jesus é reconhecido como REIS DOS REIS E SENHOR DOS  DENHORES.

2° ponto: Judas 1:9 “Mas, quando Miguel, o arcanjo, teve uma controvérsia  com o Diabo e disputava  a cerca do corpo de Moisés, não se ATREVEU  a lançar um julgamento contra ele em termos ultrajantes, mas disse, “Jeová de censure” ” A Palavra de Jeová diz que Miguel não atreveu a profetizar julgamento contra o diabo, te pergunto, será que Jesus o filho de Jeová não atreveria a proferir juízo contra o diabo? Isso combina com Jesus não atrever a proferir um julgamento contra o diabo? Quem pensa assim, diz, que Jesus é menor, igual ou inferior ao diabo. Enquanto Jesus viveu na terra Ele repreendeu o diabo com Sua autoridade. Vemos isso em varias passagens na Palavra de Jeová, porque Ele tem autoridade sobre todas as coisas, principados e potestades.

3º ponto: Daniel 10:13 (Mas o príncipe do domínio real da Pérsia opôs-se a mim por 21 dias e eis que veio ajudar-me Miguel um dos mais dos mais destacados príncipes, e eu, da minha parte, permaneci ali ao lado dos reis da Pérsia.) Miguel não é o único príncipe, existem outros arcanjos. Só existe um único arcanjo na Palavra de Jeová que tem nome, Miguel, mas não quer dizer que ele é Jesus, veja porque, em Daniel diz “um dos mais destacados príncipes” Jesus é ÚNICO, Ele é Jeová único, e o arcanjo Miguel existe outros iguais a ele.

Se você esta comparando o arcanjo Miguel com Jesus tire da sua vida essa heresia e volte hoje a Palavra de Jeová. Jesus não é criado, Ele é o criador de todas as coisas, o arcanjo Miguel é uma criatura de Jeová, portanto não há comparação entre o Filho de Jeová vivo, quem vem nos buscar um dia com quem tem a Sua importância no reino de Jeová. Arcanjo Miguel é muito importante na hierarquia celestial, mas não se compara ao Filho de Jeová. Não podemos usar versículo isolado para criar uma doutrina como vocês fazem.

Agora vamos falar da outra heresia das Testemunhas de Jeová, que é:

O Espírito Santo não tem nome

As testemunhas de Jeová dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, usam o critério, “toda pessoa tem um nome”, é por este entendimento que negam que o Espírito Santo não é a terceira pessoa da Trindade. Vamos entender se há necessidade obter um nome para ser uma pessoa, se o Espírito Santo é o não uma pessoa.

Para uma pessoa ser uma pessoa verdadeira ela precisa ter um nome, essa pergunta que te faço? Se você afirmar que sim, te pergunto, se um bebe nascer e ninguém colocar um nome, ele deixa de ser uma pessoa por não ter um nome?

Satanás tem nome? Muitos poderiam chamar de “diabo’. A palavra “diabo” significa “acusador, caluniador” e “satanás” significa “adversário” são adjetivos, não é um substantivo, não é um nome. Satanás deixaria de ser uma pessoa porque ele não tem nome, a Palavra de Jeová não dá um nome para o diabo, para satanás, claro que não, não achamos.

Coisas inanimadas, objetos, arvores, animais todos eles muitas vezes recebe um nome, será que todos esses objetos, seres inanimados, são mais pessoas do que um ser humano que não tem nome, claro que não.

As Testemunhas de Jeová dizem que Jeová é o verdadeiro nome de Deus, mas quando nós vamos a Palavra de Jeová, ela pode ser notada quando Jeová tem um encontro com Moisés em Êxodo no capitulo 6:1 ali que Jeová se manifesta como Jeová, antes não. Em Gêneses 1:1 diz “No princípio DEUS criou os céus e a terra.” Veja que no inicio da Escritura Sagrada é usado “Deus” e não Jeová. Pelo fato de Jeová somente receber o nome de Jeová a partir daquele encontro com Moisés, significa, que Ele não erra uma pessoa anteriormente? Antes de criar os céus e a terra Ele não era uma pessoa por não ter nome? É um absurdo pensar assim só porque o Espírito Santo não tem nome, Ele não é uma pessoa, como as Testemunhas de Jeová dizem..

No livro “Devemos crer na Trindade” das Testemunhas de Jeová, comentando Mateus 28:19, eles dizem o seguinte: “faz referência a “nome”, mas nem sempre a palavra “nome” faz  referência a um nome pessoal”. O livro “imagens e palavras de Robertson no Novo Testamento” diz “o uso do nome a que se acumula a “Septuaginta” nos “Papiros” são “Poder ou autoridade” então em Mateus 28 eles negam que ali a referência a “nome” identificando o Espírito Santo com o Pai e o Filho na verdade não que dizer um nome, substantivo próprio, mas ao poder e autoridade. Onde está o erro? De fato o Robertson faz essa descrição que ali realmente diz “autoridade e poder” porem essa autoridade e poder só é exercido por uma pessoa, um ser pessoal e não uma força inanimada, uma força desprovida de personalidade. Somente seres pessoais podem usar de autoridade e poder assim com está escrito ali em Mateus 28, batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A palavra “nome” aparece 228 vezes no Novo Testamento, apenas 4 delas não se refere a uma pessoa e sim a lugares, nome de cidades o resto são todas identificando pessoas, seja pessoas divina ou pessoas normais.

Em João 14:16 e 26 / João 16:13 onde fala sobre o Espírito Santo, usa-se um termo neutro e não pessoal, termo masculino ou feminino. Palavra Espírito está no neutro, eles vão argumentar da seguinte maneira: Se a palavra está no neutro, isso mostra que o Espírito Santo não é uma pessoa e sim uma força desprovida de personalidade, porem onde eles erram, esta questão da palavra, ela tem um sentido apenas gramatical não tem a ver com o gênero físico de uma pessoa. Por exemplo, “bebes” em Lucas 1: 41 e 44 está no neutro, será que os bebes são desprovidos de personalidade? Crianças Marcos 5:39 e 41 está no neutro, meninas Mateus 9:24 e 25, Marcos 5:41 e 42 está no neutro, espíritos imundo em Mateus 12:24,25,27 e 28, anjos em Hebreus 1:14 também está no neutro, será que anjos, demônios, bebes, crianças, será todos eles não são pessoas, ou seja, seres providos de personalidade? Veja que em João ali está no neutro, mas existem outros versículos onde a palavra espírito não está no neutro.

Para quem diz que o Espírito Santo não tem nome, pergunto, quando ouvimos dizer “Espírito Santo” nós lembramos de quem, Jeová, certo? Ou lembramos de alguma força desprovida de personalidade, claro que não?, Lembramos do único Espírito, o de Jeová, portanto, Espírito Santo, mesmo não tendo um nome próprio, entendemos que Ele é Jeová, sendo assim Ele é a terceira pessoa da santíssima Trindade ou você vai negar que Jeová não é uma pessoas?.

Hebreus 3:7 a 9  diz, “7 – Por essa razão, como diz o espírito santo. Hoje, se escutardes a sua própria voz  8 – não endureçais os vossos corações como na ocasião em que se causou ira amarga, nos dias em que fez a prova em ermo 9 – em que os vossos antepassados me submeteram a uma prova, como uma provação, e, no entanto, tínhamos visto as minhas obras por quarenta anos.”

A revelação profética de Jeová ao seu povo é creditada a ação do Espírito Santo, sabemos pela Palavra de Jeová quem falou o povo judeu foi Jeová, entendemos quando vemos a expressão “diz o Espírito Santo” concluímos é o Deus Jeová que falou, sendo assim, o nome do Espírito Santo é Jeová, certo?

Mateus 10:19 e 20 diz, “19 - No entanto, quando vós entregarem, não fiquem ansiosos com a quanto haveis de falar, porque naquela hora vos será dado o que haveis de falar. 20 – Pois quem fala não sois apenas vós mas o espírito do vosso Pai, que fala por meio de vós.” Pergunto, quem temos como ‘PAI” é o Deus Jeová, certo? Mais um vez concluímos que o nome do Espírito Santo é “JEOVÁ” porque Jeová é uma pessoa.

No site das Testemunhas de Jeová está escrito “Visto que Deus é uma pessoa, Ele também tem personalidade, há coisas que Ele gosta e há coisas que não gosta, Ele também tem sentimento” então o que vai dizer que uma pessoa é uma pessoa, é a personalidade. O que compõe uma personalidade, as próprios Testemunhas de Jeová deram dois elementos que são: razão, sentimento, mas falta vontade também. Uma personalidade é composta por: razão, emoção e volição (ação de escolher ou decidir) e o arbítrio a sua vontade, será que o Espírito Santo tem tudo isso?.

CREMOS NA TRINDADE PORQUE, VEJAMOS

ATRIBUTOS

DEUS PAI

DEUS FILHO

DEUS ESPÍRITO SANTO

PAI ONIPRESENTE

Jeremias 23:24

Mateus 28:20

Salmos 139:7

PAI ONIPOTENTE

Gêneses 17:1

Mateus 28:18

Lucas 1:35

PAI ONICIENTE

I Pedro 1:2

João 21:17

I Coríntios 2:10

PAI O CRIADOR

Gêneses 1:1

João 1:3

Jó 33:4

PAI O ESTERNO

Romanos 16:26

Apocalipse 22:13

Hebreus 9:14

PAI O SANTO

Apocalipse 4:8

Atos 3:14

I João 2:20

PAI O SANTIFICADOR

João 10:36

Hebreus 2:11

I Pedro 1:2

PAIO SALVADOR

Isaias 43:11

II Timóteo 1:10

I Tessalonicenses 3:5

 

O CARÁTER DO ESPÍRITO SANTO

- Intercede (Romanos 8:27)

- Fala (I Timóteo 4:1 / Apocalipse 2:7)

- Ensina (João 14:26 / I Coríntios 2:13)

- Testifica (João 15:26)

- Tem vontade própria (I Coríntios  12:11)

- Pode se entristecer (Isaias 63:10)

- Convence (João 16:8)

- Guia (João 16:13)

- Revela (I Coríntios 2:10)

- Sonda – Penetra até as profundezas ( I Coríntios 2:10)

- Faz lembrar (João 14:26)

 

Bibliografia

Bíblia Tradução do Novo Mundo das escrituras Sagradas - Tradução da versão inglesa de 1984 - mediante consulta constante ao antigo texto hebraico, aramaico e grego. Revisão 1986


Veja outro artigo sobre as Testemunhas de Jeová

Como conversar com as Testemunhas de Jeová



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.