SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Como foi a morte de Judas

Neste estudo vou deixar a minha impressão baseando na Escritura Sagrada como foi à morte de Judas. Vou comentar duas passagens que são mais usada que trazem divisão de pensamento, que estão em Matheus 27: 5 a 7 e em Atos 1:18 e 19, há vários entendimentos entre os versículos, uns dizem que há contradição outros que elas se completam.

Antes de entrar na minha fala, vamos ler as passagens:

Mateus 27: 5  Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se. 6 E os principais sacerdotes, tomando as moedas, disseram: Não é lícito deitá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. 7 E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros.  Versão ARA (Almeida revisada e corrigida)

Atos 1: 18 (Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram; 19 e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue.)  Versão ARA (Almeida revisada e corrigida)

OBS.: Neste versículo de Atos 1:18, começa dizendo que “este homem” referindo a

Judas e diz que ele adquiriu um campo, sabemos que uma pessoa indo se suicidar não vai preocupar em adquirir um patrimônio “campo”. Não estou dizendo que a Palavra de Deus esteja errada, este campo pertencia a Judas. Vamos ver o que diz em Mateus 27: 6 e 7 (leia acima) nos mostra melhor o quer dizer o que está em Atos 1:18, deixa claro que os sacerdotes compraram o campo, sendo que, legalmente, o dinheiro pertence a Judas. Atos foi escrito por Lucas, aproximadamente no ano 63dC, sendo assim, Lucas poderia afirmar que o campo onde Judas morreu, pertencia a ele, e não que ele mesmo tinha compra, mas sim os principais sacerdotes, como consta em Mateus 27:6 e 7.

Vamos focar nos atos que são “enforcar e precipitar” são duas palavras com sentido completamente diferente uma da outra, vejamos o significado de cada um no dicionário:

Enforcar: matar (alguém ou a si mesmo) por estrangulação, suspendendo pelo pescoço, por meio de corda pendente de forca ou qualquer local alto.

Precipitar: Lançar(-se) de um lugar elevado; despenhar(-se), jogar(-se).

A Palavra de Deus, sabemos que é verdadeira e não há divergência entre versículo, o que precisamos é um entendimento correto da passagem. Em II Timóteo 3 diz “16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Versão ARA (Almeida revisada e corrigida)

Vamos entrar agora com a explicação de cada termo usado nos versículos de Mateus e Atos.

Vamos falar da palavra “ENFORCAR”, em nenhum versículo da Palavra de Deus encontramos Judas dizendo que iria se enforcar, isso é relatado por Mateus no capitulo 27. A minha conclusão quando Mateus relata que Judas foi se enforcar é a seguinte:

- Vamos pegar sobre o conhecimento que temos hoje, quando sabemos que uma pessoa quer se matar, “ir se enforcar é se matar”. Vamos voltar ao século dezenove, quando uma pessoa se matava era costume por enforcamento, o que era mais comum. Indo a época de Jesus, há 2000 mil anos, penso, que era o único modo de uma pessoa tirar a sua vida, por isso Mateus relata que Judas foi se enforcar, pelo estado que ele saiu da presença deles. Na época de Jesus, não existia com temos hoje, vários modos de se matar, por exemplo: enforcamento, pulando de um prédio, atirando na frente de um carro, tomando veneno, usando um revolver e tantos outros modos que não existia naquela época, por isso diz Mateus, Judas foi enforcar.

- Algumas pessoas afirmam o que esta relatada em Mateus 27 ser verdadeiro, mas, acrescenta coisas para justificar que Judas se enforcou mesmo, acrescentando, “a corda arrebentou e ele caiu”, “depois de algum tempo como o corpo se decompondo partir e ele caiu ao chão”, isso é heresia pura, pois não consta na Palavra de Deus. Apesar de algumas pessoas acrescentarem heresias, só a Palavra de Deus é verdadeira. Usa esses dois acréscimo a Palavra de Deus para justificar o que consta em Atos 1:18 que diz “rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”, sabemos que quando uma pessoa se enforca o seu corpo não fica como foi encontrado o de Judas, rompido ao meio e suas entranha fora do corpo.

- Deixo um alerta para você que usa esses dois acréscimos na Palavra de Deus, (“a corda arrebentou e ele caiu”, “depois de algum tempo como o corpo se decompondo partir e ele caiu ao chão”). Vejamos o que consta em Isaias 8:20 que diz “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Versão (ACF Almeida corrigida fiel). Aqui deixa claro, se não estiver conforme a Palavra de Deus não é verdadeiro. Em Apocalipse 22: 18 e 19 diz “18  Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; 19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.” Versão ARA (Almeida revisada e corrigida)

- Judas saiu desesperado da presença de todos com o intuído de se matar, isso e claro na Palavra de Deus, tanto é que ele se matou. Judas conhecia toda a região, te pergunto, não seria mais fácil ele precipitar de um despenhadeiro do que procurar um local para montar sua forca? Pense nisso.

Então vamos ao livro de Atos que foi escrito por Lucas, no capitulo 1 versículo 18, para que possamos entender melhor sobre precipitar.

Para a palavra “PRECIPITAR”, quero usar o termo “jogar-se”, para entendimento deste termo “jogar-se” vamos ver o que diz em Marcos 5:13Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.” Versão ARA (Almeida revisada e corrigida). Neste versículo mostra que os porcos se jogaram em um despenhadeiro abaixo, é o mesmo ato que Judas fez conforme consta em Atos 1:18, certo? Precipitar não é cair, enforcar, e sim, “lançar(-se) de um lugar elevado; despenhar(-se), jogar(-se)”.

Comparando o que consta nas duas passagens de “Atos 1:18” e “Marcos 5:18” (diz que precipitou) mostrando a mesma coisa (“lançar(-se) de um lugar elevado; despenhar(-se), jogar(-se)”). Nessas passagens mostra que se jogaram ao um despenhadeiro, o que consta no dicionário sobre “despenhadeiro” (precipício; lugar excessivamente elevado e de difícil acesso). Podemos confirmar que Judas precipitou e se jogou de um despenhadeiro, porque o corpo dele rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram, se ele tivesse enforcado e caísse ao chão isso não acontecia.

Conclusão:

Conforme relatado acima, podemos concluir que Judas não se enforcou como é relatado em Mateus 27:5 e sim se atirou de um despenhadeiro, com relatado em Atos 1:18. O que foi relatado por Lucas em Atos, aproximadamente 63dC, o que era de conhecimento de todos sobre a morte de Judas. Mateus relatou antes de o fato ser concluído, e sim quando Judas saiu da presença de todos, concluiu porque era de costume da época o enforcamento.

Peço a você que esta lendo esse estudo e não concorda com que foi relatado acima busque além da Palavra de Deus a direção do Espírito Santo. Peço sempre que Deus possa abrir os nossos olhos e ouvidos espirituais para o entendimento da Sua Palavra.

JESUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

Escrito por: Roberto Wagner

Inspirado pelo Espírito Santo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.