SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Laodiceia e o problema da autossuficiência


Existem textos bíblicos que nos incomodam tanto, que passamos a observá-los por algum tempo. Geralmente esses textos ficam martelando em nossa cabeça diariamente e, por isso, buscamos compreendê-los melhor, de maneira mais profunda. Apocalipse 3.14-22 é um desses textos. Passei 3 anos consecutivos retornando a esse texto frequentemente para entender seu conteúdo e absorver sua mensagem. Ainda é um texto que retorno com frequência para sempre me lembrar do perigo que estamos correndo quando nos assemelhamos a essa igreja.

A carta à igreja de Laodiceia é uma carta muito peculiar entre as sete cartas do Apocalipse. É a única carta na qual nosso Senhor não menciona nada de positivo acerca dessa igreja. Esta é a carta mais severa entre todas elas, tudo nessa carta é selecionado a dedo por nosso Senhor, pois essa igreja era a única dentre as sete que estava causando náuseas em Jesus. Obviamente, a pergunta que todos nós fazemos é: Por que Jesus foi tão severo com essa igreja?

Existem pessoas que defendem que o problema dessa igreja era falta de fervor espiritual e fundamentam seu argumento na metáfora usada em relação à questão hídrica da cidade. As expressões quente e frio (Ap. 3.15-16) fazem referência às fontes de águas térmicas em Hierápolis (quente) e Colossos (frio), que eram famosas naqueles dias, porém Laodiceia, como não tinha fonte de águas naturais, precisava captar água dessas duas cidades por meio de um sistema de encanamentos. Quando essa água chegava à cidade, estava morna, e quem tentasse tomar dessa água sem tratá-la teria ânsias de vômito.

Embora esse seja um problema que estava presente na vida dessa igreja, o fervor espiritual não era o principal questionamento de Jesus, mas era, na verdade, o resultado do problema principal dessa igreja. A igreja de Laodiceia recebeu essa dura carta, pois era uma igreja AUTOSSUFICIENTE. Você pode notar que esse era o principal problema dessa igreja, porque ela dizia: “estou rica, eu mesma me enriqueci, por isso, não preciso de nada e de ninguém” (Ap. 3.17).

Laodiceia era aquela igreja que tinha a certeza de que já “havia chegado lá”. Era a igreja que se sentia a dona da razão, que era independente de tudo e de todos, inclusive de Jesus, ela já havia o colocado para fora há muito tempo, pois Jesus estava à porta batendo (Ap. 3.20). A autossuficiência dessa igreja estava gerando três problemas em sua vida.


1 - A autossuficiência dessa igreja estava gerando problemas quanto a sua condição espiritual (Ap.3.15-16). Essa igreja não era fervorosa, não era operante, não oferecia Jesus mais como a solução para os problemas do homem, essa igreja não servia mais para nada, a única coisa que causava em Jesus era vontade de vomitar. Talvez você esteja assim, sem fervor, não é mais operante, pois acha que já chegou lá. Talvez, você já não tem mais fervor diante de Deus pelo simples fato de que você parou de depender dele e se tornou autossuficiente. E, se você está assim, quero lhe dizer: Jesus tem vontade de lhe vomitar de sua boca.

2 – A autossuficiência dessa igreja estava trazendo problemas quanto à forma que essa igreja enxergava a si mesma, ou seja, problemas em sua identidade (Ap. 3.17). Essa igreja achava que ela era rica, abastada, não precisava de nada e nem de ninguém, havia se esquecido que sem Cristo não é possível fazer nada. Esqueceu que ser cristão é viver em dependência de Jesus. Ela se achava a tal, tinha uma concepção errada de quem era, mas Jesus sabia quem ela era de fato: ela era pobre, cega e estava nua. Talvez você esteja lendo este texto e o dedo está coçando para nos chamar de fariseus, legalistas, mas, na verdade, seu problema é ser confrontado pelo simples fato de você não saber mais quem é diante de Deus. Talvez você seja arrogante, soberbo e acha que não precisa mais de Jesus porque sua teologia é boa e pelo fato de achar que tem as respostas para todos os questionamentos do homem. Porém Jesus está vendo aquilo que ninguém está vendo. Ele vê sua podridão, sua pobreza espiritual, sua cegueira e sua miséria.

3 – A autossuficiência tira Jesus do centro e coloca o homem no centro (Ap.3.20). Aquela igreja não dependia nem mesmo do Senhor Jesus, por isso não fazia sentido tê-lo dentro da igreja. E por essa razão o texto informa que Jesus está batendo na porta da igreja, ainda dando a oportunidade dela se arrepender, pois a ama (Ap.3.19). Talvez Jesus já não é o centro da sua vida há muito tempo. Qual foi a última vez em que você consultou o Senhor para tomar uma decisão? Para fechar um contrato? Para entrar em um relacionamento? Essas pequenas perguntas são uma boa maneira de saber quem está no centro de sua vida.

A solução para a autossuficiência é simples e objetiva, sem receitas prontas, sem dicas mágicas, sem sete passos; Jesus diz que a solução é voltar-se para Ele. O texto mesmo informa: Compre de Cristo, abra a porta e deixe Cristo entrar. A solução para a autossuficiência é reconhecer quem somos e reconhecer quem Jesus é. Saber que não somos nada e que Ele é Tudo. Saber que sem Ele não podemos fazer nada.

A pergunta final é: Você é como Laodiceia?

Por Nickson R. Prado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.