SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

segunda-feira, 14 de março de 2022

Tudo posso nAquele que me fortalece

Para explicar esta célebre frase do cristianismo, é importante ver o contexto em que ela se encontra. Esse é um dos princípios da hermenêutica bíblica, que não aconselha a interpretar um versículo isoladamente, mas estudar quando foi escrito e com qual propósito.

Filipenses 4: 10 a 13

Ele revela assim um segredo para uma vida feliz, dizendo que aprendeu a viver contente em todas as situações, adaptando-se às circunstâncias da vida. É nesse contexto que ele fala que pode fazer tudo nAquele que o fortalece. Ele quer dizer que como Jesus Cristo lhe dá forças, ele pode enfrentar qualquer situação que apareça na sua vida.

Em seu ministério, Paulo havia lidado com diversas situações, tanto a fome, quanto a satisfação já haviam sido experimentados por ele. E a grande lição aprendida foi a de estar satisfeito e grato, em cada uma delas.

Uma das expressões mais famosas do cristianismo em todo o mundo é, com certeza: “Tudo posso nAquele que me fortalece”. Ela é o carro chefe de adesivos de carros, quadros cristãos, fitas, adesivos, temas de livros, enfim, parece estar por todo lugar.

Contudo, muitos de nós não entende bem o que a expressão quer dizer. Isto é, a maioria dos cristãos não sabe o que Paulo queria dizer com estas palavras.

A expressão “tudo posso nAquele que me fortalece” é um dos versículos mais conhecidos da Escritura Sagrada, mas também é alvo de muitas interpretações erradas. 

O versículo pode ser dividido em duas partes “tudo posso” e “nAquele que me fortalece”. O mundo declara com orgulho e confiança “tudo posso” e pronto

Filipenses 4:13 é um grande encorajamento, porque mostra quanta força Jesus nos dá.

O que “tudo posso” não significa:

Posso alcançar todos os meus sonhos, por mais impossíveis que sejam.

Posso fazer tudo que quiser, mesmo se for pecado.

Posso fazer coisas impossíveis (como saltar de um prédio e voar)

Ser cristão não significa que Deus faz tudo que queremos. Também não é garantia de uma vida fácil, em que recebemos tudo que sonhamos sem dificuldade, se tivermos fé suficiente. Deus não existe para nos servir; nós existimos para servir a Deus! E os planos de Deus são maiores que os nossos

O versículo tão conhecido de Filipenses 4 é muito usado no para nos encorajar e nos ensinar que podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece, sempre que lembramos dele ou vemos alguém usá-lo é para algo positivo ou alguma conquista que queremos, mas não nos damos conta do que Paulo realmente quis dizer. 

O foco da passagem

Embora muitas traduções modernas como a NVI, ARA e BJ traduzam o verso praticamente igual como “tudo posso nAquele que me fortalece”.

A NTLH traz uma tradução bastante interessante “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. Esta tradução é salutar, pois coloca a ênfase em Cristo e demonstra que o objetivo não é as conquistas do homem e sim sua capacitação para, com Cristo, enfrentar as situações, tão adversas quanto forem, que a vida traz.

Perigo de interpretação

Existe pelo menos um perigo de uma interpretação demasiadamente genérica deste versículo. Crentes podem ficar frustrados ou duvidando das promessas de Deus se tentarem coisas que consideram dentro da vontade de Deus, mas falharem. “Cristãos frequentemente anunciam, ‘Tudo posso nAquele que me fortalece’, para assegurar a outros (e a eles mesmos) que podem ser bem sucedidos em empreendimentos para os quais eles podem ou não ser qualificados. Fracasso subsequente os deixa transtornados com Deus como se Ele tivesse quebrado uma promessa!” 

A Paulo, um homem de fé sincera e poderosa, foi negado algo bom e desejável que pediu ao Senhor uma cura. Em 2 Coríntios 12:8-9 vimos que, apesar de toda sua fé e amor ao Senhor, Paulo não recebeu o que queria. Tudo posso nAquele que me fortalece? Sim, se for da vontade de Deus.

A respeito desta passagem, D.A. Carson alerta: – Uma antiga preferência é Filipenses 4.13: “… tudo posso nAquele que me fortalece”. O “tudo” não pode ser completamente ilimitado (e. g., saltar sobre a lua, resolver “de cabeça” complexas equações matemáticas ou transformar areia em ouro); portanto, a passagem geralmente é exposta como um texto que promete aos crentes a força de Cristo em tudo o que eles têm a fazer ou em tudo o que Deus lhes ordena que façam. Sem dúvida, este é um conceito bíblico; contudo, no que se refere a esse versículo, dá-se pouca atenção ao contexto. O “tudo” aqui consiste em viver alegre em meio a fartura ou fome, em abundância ou escassez (Fp 4.10-12). Seja qual for sua situação, Paulo pode lutar com alegria por meio de Cristo, que o fortalece.

Concluímos que o ponto de Paulo em Filipenses 4:13 quanto àquilo que ele pode fazer se refere à força para enfrentar situações que a vida traz a ele, especificamente no sentido de necessidades pessoais. Mas a ênfase não está nele só, e sim nAquele que lhe dá esta força – Cristo Jesus.

 “Tudo posso nAquele que me fortalece” ensina uma verdade muito importante: Jesus é nossa força. Nosso sustento e nossa alegria vem de Jesus e toda nossa vida depende dele. Com Jesus, podemos passar por todo tipo de situação e ainda encontrar força para continuar.

O apóstolo nos mostra que a satisfação na vida, não deve estar ligada ao momento, àquilo que temos ou não. Mas em Deus, o nosso Senhor, de onde vem todas as coisas (Filipenses 4:13).

Deus o ensinou por meio dessas situações, a suportar todas as coisas, tanto a escassez quanto a abundância, por isso, ele estava seguro de que, não importando o que fosse era capaz de suportar e vencer, em Cristo

Em seu ministério, Paulo havia lidado com diversas situações, tanto a fome, quanto a satisfação já haviam sido experimentados por ele. E a grande lição aprendida foi a de estar satisfeito e grato, em cada uma delas.

Para isso é necessário ler desde o versículo 10 até ao 14 para perceber que quando dizemos “Posso todas as coisas nAquele que me fortalece”, não se refere apenas à situações de conquista, mas para tribulações também:

Paulo passou por momentos muito difíceis em sua trajetória Cristã, tanto que a maioria de suas cartas para a Igreja foi escrita quando estava preso. Neste verso, ele fala que sabe tanto ter abundância quanto padecer em necessidade, ter fartura assim como ter fome, e ele pôde passar todas essas coisa, porque Deus é quem fortalece.

E é esta a essência deste versículo, ele não é apenas para vitórias, mas para momentos ruins também. É fácil confiar em Deus quando estamos vivendo em abundância, mas confiar na hora da necessidade é sinal de fé.

Devemos saber também que todas as situações que vivemos, sejam boas ou ruins, servem para nos ensinar e moldar o nosso caráter em Cristo. O que vivemos nos ajuda a amadurecer na fé e a nos preparar para coisas maiores que Deus quer nos revelar.

Exemplo de Jó

Também temos o exemplo de Jó, que sendo fiel foi colocado à prova a ponto de perder todos os bens, todos os seus filhos e ainda ficou com o corpo coberto de feridas.

E se não bastasse isso, sua esposa falou para ele amaldiçoar a Deus e morrer e ainda apareceram seus três amigos que ao invés de consolá-lo o acusaram de ser o próprio culpado pela situação que estava vivendo. Com tudo isso, Jó confiou em Deus e se sujeitou totalmente a ele: “(…) e disse:

“Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor

Isso sim é alguém que pôde tudo nAquele que o fortalece, Jó conseguiu passar por todas as dificuldades por causa do seu temor a Deus e depois ele teve todos os bens restituídos e muito mais do que tinha.

Portanto, podemos tudo nAquele que nos fortalece nosso Deus e eterno Pai de amor, seja paz ou tribulação, abundância ou necessidade. Precisamos confiar n’Ele de todo o coração sabendo que Deus nos livra de tudo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.