Na Palavra de Deus encontramos dois
termos usados para filho, que são: primogênito e unigênito,
Você sabe qual a diferença entre eles?
Vamos entender o que quer dizer cada um, o que diz no dicionário:
Primogênito significa que nasceu primeiro; o primeiro filho; o mais velho em relação aos seus irmãos: sou o primogênito dos meus pais.
Unigênito significa filho único, o único que foi gerado; esta palavra é muito usada no âmbito religioso para se referir a Jesus, filho unigênito de Deus.
Na Escritura Sagrada com referencia a Jesus, achamos os dois termos usado para Ele. Vejamos:
João 3:16 diz “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
1 João 4:9 diz “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que
Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos.”
Lucas 2:7 diz “E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em
panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na
estalagem.”
Mateus 1:25 diz “Mas não a CONHECEU até o dia em que ela deu à luz um
filho. E ele o chamou com o nome de Jesus.”
Vamos entender os versículos:
Em João 3:16 e I João 4:9, Jesus é unigênito, porque, Ele é o único filho de Deus. Nós somos criatura conforme consta em Efésios 2:10 que diz “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”
Em Lucas 2:7 e Mateus 1:25, afirma que Jesus é primogênito, se Ele é primogênito, fica confirmado que Ele é o primeiro filho de Maria, ou você acha que a Palavra de Deus está errada em relação ao ensino da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) a essa crença que diz, Jesus é o único filho?
Na escritura Sagrada vemos a diferença entre unigênito e primogênito, pois Jesus é único filho de Deus e primogênito (primeiro) de Maria. Vou explicar melhor mais a frente sobre está primogenitura com referência a Maria.
Nós seres humanos temos apenas a primogenitura, quando somos o único ou primeiro filho de um casal.
Se você é o único filho, por essa causa não deixa de ser o primogênito, como Jesus é o único filho de Deus. Não deixará de Ser único filho de nossos pais, mesmo quando nos tornar filhos de Deus, quando aceitamos Jesus.
Na Escritura Sagrada, em João 1:12 nos confirma isso, quando diz “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome.”
Depois da obra de Cristo na cruz, os que aceitam Jesus como o único Senhor e
Salvador, Jesus passa a ser o primogênito dos irmãos no mundo espiritual.
Vejamos o que diz em Romanos 8:29
“Porque os que dantes conheceu, também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o
primogênito entre muitos irmãos.”
Agora vou explicar melhor sobre a primogenitura de Jesus em relação à Maria, e se ela morreu virgem conforme a ICAR prega.
Todos os versículos aqui usados serão da Bíblia da ICAR, usarei a melhor versão, das varias traduções existe nela. Porque vou usar a versão da ICAR, porque, para que os adeptos não possa dizer que não é verdade, é invenção de quem não aceita o seu ensinamento.
Antes de começarmos vamos ver o que diz na Escritura Sagrada em Isaías 8:20 “À instrução e ao testemunho! Se eles não falarem de acordo com esta Palavra, certamente não nascerá para eles a aurora”. Neste versículo diz que se não estiver de acordo com a Palavra, não haverá luz, não é verdade.
A ICAR ensina que Maria não teve outros filhos além de Jesus, a Escritura Sagrada afirma que teve sim. Vejamos em Atos 1:14 que diz “Todos estes, , perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos Dele”. Faço essa pergunta para os seus adeptos, quando diz na Escritura Sagrada “os irmãos Dele” a quem está se referindo?
Não podemos deixar de considerar que nenhum autor do Novo Testamento ensina a doutrina da “virgindade perpetua de Maria”. No II Concílio de Constantinopla, de 553 d.C., Maria recebeu oficialmente o título de “sempre Virgem”
Para nós que cremos em Jesus como único Senhor e Salvador da nossa vida, cremos na Escritura Sagrada, amamos Maria por quem ela foi, esta mulher maravilhosa, mulher escolhida por Deus para trazer Jesus a este mundo.
Maria para nós cristãos, evangélicos, é um exemplo maravilhoso de fé. Maria era uma pessoa crente, pois, creu no anjo que trouxe a maravilhosa benção para o mundo, que é, Jesus, sendo o Senhor e Salvador da vida dela também. Veja a sua declaração que está em Lucas 1:46 e 47 que diz “46 - Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 - e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,”. Quando ela diz “meu Salvador” fica claro para nós que ela também precisou de um salvador como eu e você.
Nós só não damos gloria a ela, porque, ela mesma disse que também precisava de
um salvador e não achamos base para essa adoração na Palavra de Deus. Devemos
seguir este exemplo de Maria e sermos entregue totalmente a Jesus para sermos
salvos por Jesus. Maria também teve pecado, como eu e você, mesmo sendo quem
ela foi.
Não achamos base na Escritura Sagrada afirmando que ela não pecou como a ICAR diz, que ela não recebeu nem o pecado original. Em Romanos 3:23 diz “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,” Não achamos em nenhum versículo dizendo “exceto Maria”, então concluímos que ela teve o pecado original sim, como eu e você.
Virgindade de Maria
Maria e José tiveram um casamento feliz, cremos nisso, porque, a Escritura Sagrada não relata nada que possa nos levar ao entendimento contrário. Em um casamento o ato sexual, é um ponto que na vida conjugal isso se realiza para ter bons frutos. Temos alguns versículos que mostra que Maria teve outros filhos, vou trazer para você versículos que acho mais completo para que não possa ter duvida, quando ler.
Em Mateus 1:25 diz “Mas não a CONHECEU até o dia em que ela deu à luz um filho. E ele o chamou com o nome de Jesus.” Destaco a palavra “CONHECEU” esta crença nega que se trata do ato sexual, vejamos o que diz em I Samuel 1:19 “E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor , e voltaram, e vieram à sua casa, a Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.” Nesta passagem fala de Ana quando orava a Deus pedindo um filho, leia depois I Samuel 1:9 a 19, para que possam entender melhor. Ela era casada com Elcana, quando fala conheceu, quer dizer, a intimidade do casal. Neste versículo quando diz “e o Senhor lembrou dela”, fala do voto que Ana fez com Deus, que está no versículo 11.
José não conheceu Maria enquanto ela esteve grávida do filho de Deus (Jesus). Esta palavra conheceu, o que a Escritura Sagrada esta falando para nós, é, que José e Maria não se conheceram (ato sexual) quando ela esteve grávida mas se casaram durante a gravidez sim, e não tiveram intimidade durante este período.
José e Maria só vieram a conhecer (ato sexual), somente depois do nascimento de Jesus, que houve o toque de um no outro, amém?
Porque Maria se manteve virgem durante este período? Você saberia me dizer? Te digo, por que o Filho de Deus QUE ESTAVA NELA foi gerado pelo Espírito Santo como consta na Palavra de Deus.
Creio, como ela estava com uma gestação pura, não quiseram se contaminar com a intimidade do sexo. Não digo que o ato sexual entre o casal é contaminação, mas, neste caso do Filho de Deus, se eles se tocassem seria contaminação, você concorda comigo?
Depois que Jesus nasceu a intimidade veio entre eles, o que tornou o casamento deles mais feliz como já falei, e eles foram muitos feliz no casamento, porque, eles eram crentes em Deus.
Após, passado este período de gravidez pura, houve sim a intimidade entre eles, devido a isso, tiveram outros filhos e também filhas como consta na Escritura Sagrada em Mateus 13:53 a 57 que diz: “53-Após ter exposto as parábolas, Jesus partiu. 54-Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? 55-Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56-E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso? 57-E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado.”
Veja que nestes versículos além de dizer que Maria teve outros filhos, consta até o nome deles, Tiago, José, Simão e Judas, e suas irmãs, não é relatado quantas irmãs, certo?
Os livros escritos por Tiago e Judas são dos
irmãos de Jesus. Os nomes de Tiago e Judas são muito comum no Novo Testamento.
A maioria dos estudiosos da Escritura Sagrada, apontam, Tiago e Judas, filho de
Maria, irmão de Jesus como consta em Mateus
13:55.
A ICAR diz que Maria foi eternamente virgem, porque, José faleceu? Com o falecimento de José, essa crença pode estar interpretando que além de viúva, ela ficou virgem. Se essa é a interpretação desta da ICAR, podem está usando o versículo de Mateus 1:25 que diz “não a conheceu até o nascimento de Jesus”. Se é esse o entendimento da ICAR, digo, uma hora nega o ato sexual e agora usa este versículo para afirma o ato sexual que não houve.
A morte de José aconteceu entre o período dos 12 anos de Jesus até a idade adulta de Jesus. Não é relatado na Escritura Sagrada quando se deu a morte de José.
Como prova que José não morreu antes dos 12 anos de Jesus, vejamos o que diz em Lucas 2:41 a 52. Como a passagem é grande, vou falar alguns versículos que fala de José, que são: “41-Seus PAIS iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42-Tendo Ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 48-Quando ELES o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu PAI e EU andávamos à Tua procura, cheios de aflição.” Concluímos que José só veio a falecer depois dos 12 anos de Jesus.
Você pode até dizer, Maria pode ter tido os filhos com José sim, NÃO, você não pode diz isso, porque, a Escritura Sagrada afirma que ela teve como consta em Mateus 13:55. Você tem que aceitar o que consta na Palavra de Deus e não o que essa a ICAR ensina, esta ensinando errado, certo?
Maria depois de ficar viúva, viveu feliz com os filhos e acompanhou Jesus na obra.
No Salmos 69, este há divergência na Bíblia da ICAR, porque, na versão mais usado no Brasil (Ave Maria), este Salmos 69 vai até o versículo 6. Nas outras versões da ICAR vai até o versículo 36 que é o correto.
Você deve esta me perguntando, porque? É simples o entendimento, a partir do versículo 7 faz referência a Jesus, por isso, na versão mais usada da Bíblia da ICAR foi retirado.
Vamos ler do versículo 7 ao 9 que diz “7-pois foi por vós que eu sofri afrontas, cobrindo-se-me o rosto de confusão. 8-Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe. 9-É que o zelo de vossa casa me consumiu, e os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim.”
Acho que não precisa detalhar estes versículos, pelo texto concluímos que fala de Jesus, só Ele passou por isso, certo?
No versículo 8 diz “Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe.” Como a ICAR diz, que irmãos, não significa filhos e sim com nós evangélicos, para todos somos irmãos. Neste versículo fica claro a separação das palavras “irmão e filho”, pois diz, “meus irmãos” logo em seguida diz “filhos de minha mãe”. Quando diz filhos de Maria, são filhos naturais e não irmão na crença como a ICAR diz, certo?
Outra distorção a ICAR diz que são “primos” e não filho, porque, para não aceitar que Maria teve mais filhos além de Jesus. Na Escritura Sagrada encontramos tipo de parentesco, com tio, tia, vejamos, em Números 36:11 que diz “Maala, Tersa, Hegla, Melca e Noa, filhas de Salfaad, casaram-se com filhos de seus TIOS;” outro, em Êxodo 6:20 diz “Amrão desposou Jocabed, sua TIA, que lhe deu Aarão e Moisés. A duração da vida de Amrão foi de cento e trinta e sete anos.” Te pergunto, quando diz na Escritura Sagrada os irmãos de Jesus, caso fossem primos, não seria colocado com primos e não irmãos? Pois tem base na Palavra de Deus para este tipo de parentesco? Na Escritura Sagrada encontramos referência de parentesco, como te mostrei. Não aceite mais este engano da ICAR na sua vida.
Maria foi casada com José, isso consta na Escritura Sagrada, não precisamos discutir. Se Maria morreu virgem como essa crença ensina, te digo, ela pecou, você deve está me perguntando, porque ela pecou?
Um casal casado, durante a sua vida conjugal, tem relação sexual, o que a Palavra de Deus nos ordena, tocar um no outro em intimidade, certo? Se ela não permitiu seu marido toca-la, ai ela pecou.
Vou te mostra dentro da Escritura Sagrada que diz, que ela pecou, não tendo o ato sexual com seu marido.
Em I Coríntios 7:3 a 5 diz “3-O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. 4-A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 5-Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que satanás vos não tente pela vossa incontinência.”.
Veja que Maria não poderia ter negado o sexo ao seu marido, se ela negou, pecou, certo?
Mesmo que eles fizessem um acordo para não ter o contato intimo, além dela pecar, levou a José a pecar também, certo?
Mesmo Maria não nascendo com o pecado original como a ICAR prega, ela não pecou negando o sexo ao seu marido, essa é a pergunta que te faço? Posso te afirmar que pelo pecado original ou negando sexo, ela teve pecado, como eu e você. A ICAR diz que Maria nunca pegou.
Mesmo quando ela teve a Jesus, creio que ela continuou com sua virgindade, porque digo isso, vemos na Escritura Sagrada que a mulher que não era virgem no ato do casamento era desonra para o povo de Deu (Judeus). Devido a isso, creio que Deus deixou Maria virgem para seu marido mesmo depois do nascimento de Jesus, para não ser desonrada.
Mesmo que a ciência diga que a mulher quando rompe o himem, não é mais virgem, mas creio, que ela permaneceu virgem sim. Ela só perdeu quando conheceu seu marido conforme consta em Mateus 1:25.
Devido a tudo que já te mostrei, podemos concluir, com entendimento na Escritura Sagrada, que Maria e José foi um casal muito feliz, junto de seus filhos, alem de Jesus.
Se ela não teve uma vida intima com José, não tem sentido, ela não casou com José somente por casar, e sim, porque, era o plano de Deus na vida deles um casamento feliz com seus filhos.
Espero que este estudo possa ter te ajuda a entender melhor estes pontos aqui apresentados.
Peço que busquem sempre a Escritura Sagrada em tudo que ouvir.
Para os adeptos da ICAR, não aceite que a Escritura Sagrada só pode ser lida pelo papa e repassado o que ele quer como é feito hoje.
Em 1287 d.C foi proibido a leitura da Escritura Sagrada pelos leigos e a sua inclusão na lista de livros proibidos, pelo conselho de Valência.
Mas Jesus ordena que a Escritura Sagrada seja lida por todos, vemos essa fala em João 5:39 que diz “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” E em, II Timóteo 3:16 diz “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,”
Oro para que Deus possa abrir seus olhos e ouvidos espirituais para sair do engano que a ICAR coloca em você adepto dessa crença, peço em nome de Jesus, amém.
Escrito por Roberto Wagner
Inspirado pelo Espírito Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.