Introdução
Bem-vindo ao blog! Hoje, vamos mergulhar em um tema frequentemente debatido no diálogo adventista: a lei e seu significado em Gálatas, especialmente sob a perspectiva dos ensinamentos de Ellen White. Adventistas muitas vezes se concentram fortemente na lei ou seja, nos Dez Mandamentos mas será que a interpretação de Ellen White está alinhada com essa ideia? Vamos examinar algumas de suas declarações, juntamente com comentários de apoio do ex-diretor do Centro White, William Fagal, e analisá-las à luz das Escrituras.
Conteúdo
do Artigo
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Declaração de Ellen White sobre a lei de Gálatas.
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Confirmação do Centro White,
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Examinando Gálatas 3 a luz da interpretação de Ellen White,
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O que isso significa.
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Declaração de Ellen White sobre a Lei em Gálatas
· Em Mensagens Escolhidas, Livro 1, Capítulo 31, intitulado “A Lei em Gálatas”, Ellen White discute o
“Tutor” mencionado em Gálatas 3, que ela interpreta como relacionado tanto às leis cerimoniais quanto às leis morais. Ela escreve:· “Me perguntam sobre a lei em Gálatas: ‘Que lei é o Tutor
para nos conduzir a Cristo?’ Eu respondo: Tanto o código cerimonial quanto o
código moral dos Dez Mandamentos.” (Mensagens Escolhidas, Livro 1,
Capítulo 31).
· A perspectiva de White sugere que a lei em Gálatas 3
abrange tanto as leis cerimoniais dadas a Israel quanto as leis morais,
especificamente os Dez Mandamentos.
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Confirmação do Centro White
· O entendimento de Ellen White de que a lei inclui
aspectos cerimoniais e morais é apoiado pelo ex-diretor do Centro White,
William Fagal. Em resposta a uma pergunta sobre sua interpretação, ele escreve:
· “Em resumo, a alegação é de que ela mudou sua
interpretação teológica de quais leis são referidas em Gálatas 3. O fato é que
suas declarações pós-1888 realmente afirmaram a posição que ela foi mostrada
como a correta em 1856 — que a lei é o sistema de leis que inclui tanto os
aspectos morais quanto cerimoniais.” (William Fagal, Ellen G. White Estate
Q&A Forum).
· A resposta de Fagal esclarece que, apesar das aparentes
“mudanças de posição”, White manteve que a lei referida em Gálatas inclui tanto
os aspectos morais quanto cerimoniais.
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Examinando Gálatas 3 à Luz da Interpretação de Ellen
White
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Agora, vamos olhar diretamente para a passagem de Gálatas
3:21-25 para entender a visão de Paulo:
· “Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De maneira
nenhuma; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na
verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado,
para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes
que a fé viesse, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé
que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de Tutor, para nos
conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que a fé
veio, já não estamos debaixo de Tutor.” (Gálatas 3:21-25, ACF).
· Paulo é claro: uma vez que chegamos à fé em Cristo, não
estamos mais sob o “Tutor”, a lei que nos traz ao conhecimento do pecado. Se,
segundo Ellen White, isso inclui tanto os aspectos cerimoniais quanto morais da
lei (incluindo os Dez Mandamentos), então, pela declaração de Paulo, já não
estamos mais sujeitos a esse aspecto moral também.
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O Que Isso Significa?
· Isso levanta uma contradição interessante. Ellen White
afirmou que o Espírito Santo é o autor tanto da Bíblia quanto de seus escritos,
afirmando que:
· “Nestas cartas que escrevo, nos testemunhos que dou,
estou apresentando a vocês o que o Senhor me apresentou. Não escrevo um artigo
sequer no jornal expressando meramente minhas próprias ideias. Elas são o que
Deus me revelou em visão — os preciosos raios de luz que brilham do trono.”
(Mensagens Escolhidas, Vol. 1, p. 27)
· Com isso em mente, as palavras de Paulo parecem desafiar
a adesão adventista aos Dez Mandamentos, conforme a interpretação de White,
dentro de um contexto de Novo Pacto.
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