SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Nisto Cremos – Igreja Adventista do Sétimo Dia


Conteúdo do Artigo

- Introdução

- Observância do Sábado

- Julgamento Investigativo

- Autoridade Profética de Ellen G. White

- Leis Dietéticas e Saúde

- Estado dos Mortos

- Doutrina do Santuário

- O Grande Conflito

- Igreja Remanescente

- Conclusão

- Referências

Introdução

Os Adventistas do Sétimo Dia apresentam diversas doutrinas que se diferenciam das crenças tradicionais do Cristianismo. Este artigo tem como objetivo analisar essas doutrinas, contrastando-as com a interpretação ortodoxa e tradicional da Bíblia. Serão utilizados versículos bíblicos para demonstrar como essas crenças distintivas não estão

alinhadas com a Escritura ou com as crenças tradicionais cristãs.

Observância do Sábado

Os Adventistas do Sétimo Dia enfatizam a observância do sábado como o dia de descanso, seguindo o quarto mandamento (Êxodo 20:8-11). No entanto, a maioria dos cristãos tradicionais observa o domingo, o primeiro dia da semana, em honra à ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, o Novo Testamento apresenta argumentos sobre a não necessidade da guarda sabática para os cristãos.

Texto Original:

“A observância do sábado é um sinal de lealdade ao Deus verdadeiro (Êxodo 20:8-11). Nos últimos dias, será um teste de fé para todo o mundo.”

Versículos Bíblicos:

  • Gálatas 4:9-10 – “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.”
  • Colossenses 2:16-17 – “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”
  • Romanos 14:5 – “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.”

Análise:

A prática dos primeiros cristãos de se reunirem no primeiro dia da semana indica uma mudança significativa da observância do sábado para o domingo, refletindo a importância da ressurreição de Cristo. Paulo argumenta claramente que a guarda de dias específicos, incluindo o sábado, não é necessária para a salvação e que cada cristão deve estar seguro em sua própria convicção sobre esses assuntos.

Julgamento Investigativo

Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam na doutrina do julgamento investigativo, que ensina que um julgamento dos professos cristãos começou em 1844. Esta doutrina foi uma tentativa de remediar a Grande Decepção de 1844 e não veio da Bíblia, mas de uma visão de Hiram Edson.

Texto Original:

“Em 1844, Cristo entrou no lugar santíssimo do santuário celestial para iniciar a obra do julgamento investigativo, a fase final de sua obra expiatória.”

Versículos Bíblicos:

  • Hebreus 9:27 – “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”
  • Apocalipse 20:12 – “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.”

Análise:

A doutrina do julgamento investigativo não encontra respaldo claro nas Escrituras. A Bíblia indica que o julgamento ocorre após a morte e no fim dos tempos, não sugerindo um período investigativo contínuo a partir de uma data específica. Esta doutrina peculiar dos adventistas surgiu como uma tentativa de justificar o erro de cálculo que levou à Grande Decepção de 1844 e não tem fundamento em estudos bíblicos exegéticos.

Autoridade Profética de Ellen G. White

Os escritos de Ellen G. White são considerados autoritativos pelos Adventistas do Sétimo Dia. Contudo, várias de suas profecias falharam em se cumprir, o que de acordo com Deuteronômio, indica que não vieram de Deus.

Texto Original:

“Os escritos de Ellen G. White são uma fonte contínua e autorizada de verdade que provê conforto, orientação, instrução e correção à igreja.”

Versículos Bíblicos:

  • Deuteronômio 18:22 – “Quando o profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.”

Falhas Proféticas:

  1. Previsão de uma Chuva de Estrelas:“O testemunho das estrelas. Tanto Cristo quanto João profetizaram a queda das estrelas, indicando o evento como outro sinal do breve aparecimento de Cristo (Ap 6:13; cf. Mt 24:29). A grande chuva de meteoros ocorrida em 13 de novembro de 1833 – o mais extraordinário espetáculo de estrelas cadentes de que há registro – cumpriu essa profecia. Estimou-se que um observador isolado poderia haver contado em média cerca de 60 mil meteoros por hora. O fenômeno foi observado desde o Canadá até o México, e do meio do Atlântico até o Pacífico; muitos cristãos reconheceram nele o cumprimento da profecia bíblica.”

    Este evento é conhecido como um fenômeno astronômico recorrente e natural, não necessariamente um cumprimento de uma profecia divina.

  2. Profecia sobre uma Escuridão Total:“Em cumprimento à profecia de Cristo, o dia 19 de maio de 1780 testemunhou uma extraordinária escuridão na porção nordeste do continente norte-americano. Às 9 horas da noite, ergueu-se a Lua, mas a escuridão persistiu até à meia-noite. Quando a Lua se tornou visível, sua aparência era como de sangue. João, o revelador, profetizara os extraordinários eventos desse dia. Depois do terremoto, escreveu ele, o Sol se tornaria ‘negro como saco de crina, a Lua […] como sangue’ (Ap 6:12).”

    Esta escuridão foi um evento regional, muitas vezes relacionado a incêndios florestais, e não foi uma escuridão global como profetizado.

  3. Profecias sobre a Inglaterra Destruir os Estados Unidos e o Fim da Escravidão nos Estados Unidos:“Ellen White profetizou que a Inglaterra invadiria os Estados Unidos e que Jesus voltaria ao fim da escravidão nos Estados Unidos no século XIX.

    Contudo, essas previsões falharam em se concretizar.”

Análise:

Segundo Deuteronômio, um profeta verdadeiro de Deus não teria suas profecias falhadas. As previsões erradas de Ellen G. White colocam em dúvida sua autoridade profética e a validade de seus escritos como revelações divinas. Além disso, muitos de seus escritos sobre saúde e dieta foram plagiados de outros autores contemporâneos, como apontado no Ramik Report, questionando ainda mais sua alegação de inspiração divina.

Versículos Adicionais:

  • Jeremias 23:32 – “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; eu, porém, não os enviei nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito nenhum a este povo, diz o Senhor.”
  • Mateus 7:15-16 – “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.”

A falha de várias profecias de Ellen G. White e as evidências de plágio comprometem a alegação de que seus escritos são revelações divinas. A autoridade profética deve ser avaliada com base na precisão das profecias e na integridade da fonte, ambas das quais são questionáveis no caso de Ellen G. White.

Leis Dietéticas e Saúde

Os Adventistas do Sétimo Dia seguem estritas leis dietéticas, incluindo o vegetarianismo e a abstinência de certos alimentos e substâncias. Ellen G. White afirmou que suas orientações sobre saúde eram revelações divinas, mas estudos mostram que ela plagiou outros autores da época.

Texto Original:

“A mensagem de saúde adventista inclui uma dieta vegetariana, abstinência de álcool, tabaco e substâncias nocivas, baseando-se nos princípios bíblicos de pureza e saúde.”

Versículos Bíblicos:

  • Romanos 14:3 – “O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.”
  • 1 Timóteo 4:4-5 – “Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.”

Análise:

Paulo ensina que toda comida é aceitável quando recebida com gratidão. Ellen G. White foi acusada de plágio por usar trabalhos de outros autores, como apontado no Ramik Report, alegando que suas orientações vinham de Deus. Essa prática compromete a credibilidade de suas alegações de inspiração divina.

Estado dos Mortos

Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam na doutrina do “sono da alma”, onde os mortos permanecem inconscientes até a ressurreição. Esta crença difere da visão tradicional de que a alma entra imediatamente na presença de Deus ou em condenação.

Texto Original:

“A morte é um sono inconsciente para todos os que morreram. A ressurreição, que ocorrerá no segundo advento de Cristo, é a esperança de todo cristão.”

Versículos Bíblicos:

  • 2 Coríntios 5:8 – “Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.”
  • Filipenses 1:23 – “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.”
  • Lucas 23:43 – “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”
  • Apocalipse 6:9-10 – “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor dotestemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”

Análise:

As Escrituras sugerem que, após a morte, os crentes estão presentes com o Senhor, o que contrasta com a doutrina do sono da alma dos adventistas. A crença tradicional cristã é que a alma dos crentes vai imediatamente para estar com Cristo, enquanto a doutrina do sono da alma apresenta um estado de inconsciência até a ressurreição.

Doutrina do Santuário

Os Adventistas do Sétimo Dia têm uma interpretação única do santuário celestial e do ministério de Cristo ali. Tradicionalmente, os cristãos acreditam que o sacrifício de Cristo na cruz foi completo e suficiente e que o julgamento ocorre na hora da morte.

Texto Original:

“Em 1844, Cristo entrou no lugar santíssimo do santuário celestial para realizar a segunda fase de Sua expiação: o julgamento investigativo.”

Versículos Bíblicos:

  • Hebreus 9:27 – “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”
  • Lucas 16:22-23 – “E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão e a Lázaro no seu seio.”
  • Hebreus 9:12 – “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.”
  • João 19:30 – “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”

Análise: 

A crença de que o ministério de Cristo continua de forma específica no santuário celestial vai além do entendimento bíblico tradicional de que Sua obra redentora foi completa na cruz. A doutrina do santuário é uma interpretação única que não encontra paralelo direto nas escrituras tradicionalmente aceitas pela maioria dos cristãos. O julgamento ocorre na hora da morte, conforme evidenciado em Lucas 16 e Hebreus 9.

O Grande Conflito

Os Adventistas do Sétimo Dia enfatizam um tema de controvérsia cósmica entre Cristo e Satanás, com foco significativo em eventos escatológicos. Embora a escatologia seja importante no Cristianismo, a ênfase adventista pode ser vista como uma narrativa distinta.

Texto Original:

“A grande controvérsia entre Cristo e Satanás afeta todos os seres humanos e terminará com a vitória final de Cristo e a erradicação do pecado.”

Versículos Bíblicos:

  • 1 Coríntios 15:24-25 – “Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.”
  • Apocalipse 20:10 – “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”

Análise:

A visão tradicional cristã do fim dos tempos é centrada no triunfo final de Cristo sobre todo o mal, mas não necessariamente enfatiza um conflito contínuo de forma tão específica quanto os adventistas. O foco adventista na grande controvérsia é uma característica distintiva que molda grande parte de sua teologia.

Igreja Remanescente

Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam que sua igreja é o remanescente descrito no Apocalipse, com uma missão especial. A tradição cristã geralmente não reivindica tal exclusividade.

Texto Original:

“A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente de Apocalipse 12:17, com a missão de proclamar os três anjos de Apocalipse 14.”

Versículos Bíblicos:

  • Mateus 16:18 – “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
  • Efésios 4:4-5 – “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo.”

Análise:

A visão de uma igreja remanescente exclusiva contradiz o entendimento tradicional da universalidade da igreja cristã e a unidade de todos os crentes em Cristo. A reivindicação adventista de serem o remanescente pode ser vista como sectária e divisiva.

Conclusão

Ao analisar as doutrinas distintivas dos Adventistas do Sétimo Dia, fica evidente que várias de suas crenças divergem significativamente da interpretação tradicional e ortodoxa da Bíblia. A observância do sábado, o julgamento investigativo, a autoridade profética de Ellen G. White, as leis dietéticas, o estado dos mortos, a doutrina do santuário, a grande controvérsia e a visão da igreja remanescente são todas áreas onde as crenças adventistas se distanciam da tradição cristã comum.

É crucial para os cristãos manterem o princípio da Sola Scriptura – a Bíblia como a única fonte de autoridade em matéria de fé e prática. Esta abordagem assegura que nossas crenças estejam firmemente enraizadas na Palavra de Deus e não em interpretações ou revelações adicionais. A esperança é que a organização Adventista do Sétimo Dia reavalie suas doutrinas à luz das Escrituras e volte a aderir exclusivamente à Bíblia como a única fonte de autoridade, promovendo assim a unidade e a verdade no corpo de Cristo.

Referências

  1. Atos 20:7.
  2. 1 Coríntios 16:2.
  3. Gálatas 4:9-10.
  4. Colossenses 2:16-17.
  5. Romanos 14:5.
  6. Hebreus 9:27.
  7. Apocalipse 20:12.
  8. Deuteronômio 18:22.
  9. Romanos 14:3.
  10. 1 Timóteo 4:4-5.
  11. 2 Coríntios 5:8.
  12. Filipenses 1:23.
  13. Lucas 23:43.
  14. Apocalipse 6:9-10.
  15. Lucas 16:22-23.
  16. Hebreus 9:12.
  17. João 19:30.
  18. 1 Coríntios 15:24-25.
  19. Apocalipse 20:10.
  20. Mateus 16:18.
  21. Efésios 4:4-5.
Copilado de "Paraque possamos"


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.