SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A problemática do Batismo Infantil

 


1. O Batismo infantil não é ensinado no Novo Testamento.

Não há nem sequer um só claro exemplo, nas Escrituras do Novo Testamento, de uma criança sendo batizada. Para se encontrar evidências para essa prática, deve-se ler tentando inserir dentro das Escrituras algo que nela jamais aparece.

“Para alguns, o batismo infantil é uma doutrina por implicação. Faz-se a implicação de que, em cinco lares no NT que foram visitados pela salvação, deve ter havido criancinhas. Esses foram os lares de Cornélio (Atos 10), de Lídia (Atos 16), do carcereiro Filipense (Atos 16), de Crispo (Atos 18) e de Estefânio (I Cor 1:16)” (A Igreja de Deus: Um Simpósio).

O caso de Cornélio: “afirma-se no verso 24 de Atos 10 que os que estavam reunidos com ele na casa eram seus parentes e amigos próximos. Depois, no verso 33, Cornélio diz [a Pedro] ‘…estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.’ No verso 44 o Espírito Santo veio sobre todos que ouvem a Palavra. Sabemos, por outras Escrituras, que, no NT, o Espírito Santo opera dessa forma somente sobre os que creram. Os que estavam reunidos eram capazes de ouvir [entendendo] os comandos de Deus de modo a crerem e obedecerem” (Ibid.). Afirma-se especificamente, em Atos 11:17, que os que foram salvos e batizados com Cornélio foram os que “creram no Senhor Jesus Cristo”. Obviamente eles não eram bebezinhos.

Lídia e sua família (Atos 16.14-15): Nada é dito sobre crianças nessa passagem e é altamente improvável que essa mulher comerciante tão ocupada teria bebês. Não há nenhuma evidência [sólida], aqui sobre qualquer prática de batismo infantil.

O carcereiro Filipense e sua família (Atos 16.30-34): Essa passagem diz claramente que Paulo falou a Palavra de Deus para toda a família (v.32) e que toda a família creu (vs.32-33). Isto não poderia ter sido dito a respeito de criancinhas.

A família de Crispo (Atos 18.8): Os que foram salvos e batizados em sua família eram todos crentes, pois lemos: ““E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa …” (At 18:8). Nós não lemos sobre a idade dos membros da família de Crispo, mas lemos que cada um deles creu no Senhor. Obviamente eles não eram criancinhas.

A família de Estefânio (I Cor 1.16). Novamente, nada é realmente dito sobre criancinhas presentes ou batizadas. Em I Cor 16:15 lemos que os familiares “dedicaram a si mesmos para o servir aos santos”. Isto não poderia ser dito sobre criancinhas.

15 E rogo-vos, ó irmãos (tendes conhecido a família de Estéfanas, que é as primícias de Acaia, e que dedicaram a si mesmos para o servir aos santos), (Tradução Literal do Texto Tradicional)

“Ninguém tem o direito de inserir o que é omitido nas Escrituras, somente para subjetivamente [por mero exercício de imaginação, “wishfull thinking”, raciocínio forçado que fantasia para alcançar seus propósitos]dar forças a uma suposta doutrina, e ignorar o claro ensino de muitas outras partes da Palavra de Deus” (Ibid.).

2. O Batismo infantil é contrário ao ensino do Novo Testamento sobre o batismo.
O batismo infantil usa um modo errado: aspersão, ao invés de imersão. O Batismo infantil usa a errado pessoa sendo batizada: bebezinhos sem a capacidade de crer e nascer de novo. O batismo infantil tem o propósito errado: impor salvação ou bênçãos espirituais.

3. O Batismo infantil afirma ou implica que a salvação ou a bênção espiritual pode ser imposta através de ritual ou através da fé de outra pessoa.
Isto contrasta com Salmos 49.7-8. A Bíblia diz que todas as bênçãos de salvação são recebidas através da fé [pessoal, claro] em Jesus Cristo (Atos 15.8-11; 16:30-31, Ef 2.8-10; II Tim 3.15). Recebemos a vida eterna pela fé pessoal (Jo 1.12). Recebemos a justificação e a paz com Deus através da fé pessoal (Rm 5.1). Recebemos o Espírito Santo pela fé pessoal (Ef 1.12-14).

4. O Batismo infantil implica em que a igreja pode impor a salvação e a bênção a quem quiser, independente da vontade ou fé do indivíduo.

Isto contrasta com Atos 8.36-37. – “36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” (At 8.36-37 BRP)

5. O Batismo infantil resulta em falsa segurança.

Multidões de pessoas que foram batizadas enquanto criancinhas crescem pensando estarem prontas para o Paraíso mesmo nunca tendo nascido de novo através da fé pessoal em Cristo. Eles estão confiando em seu batismo infantil e no fato de serem membros de suas igrejas. Eles são iludidos pelo ensino de suas próprias igrejas. “Este falso evangelho sacramental sempre impediu meus pais de me dizer que eu era um pecador e necessitava de um Salvador. Eles pensavam que eu tinha recebido a vida eterna no batismo. Afirmo enfaticamente haver milhões de Luteranos acreditando na mesma coisa em que meus pais acreditavam e no que fui ensinado e em que acreditei durante muitos anos. Fui salvo aos 45 anos, quando finalmente ouvi o verdadeiro evangelho e cri nele. Acreditamos que milhões de almas estão em enorme risco [de irem para o inferno] por causa desse falso ensinamento” (A Chamada Bereana, agosto 2001).

6. O Batismo infantil resulta em igrejas cheias de membros não regenerados.

Em algumas igrejas a criancinha se torna um membro imediatamente após a cerimônia de batismo. Em outras, a criança não é considerada um membro pleno, mas é admitida como membro em anos posteriores, sem ter mostrado evidência de regeneração. Da mesma forma, o batismo infantil resulta nessas igrejas cheias de membros não verdadeiramente salvos. Isso, é claro, destrói a igreja e é a causa principal da morte espiritual de muitas denominações protestantes.

7. O batismo infantil causa declarações falsas de alguns ministros oficiantes.

“Ele declara uma falsidade quando diz: ‘Eu o batizo’, porque ele não está batizando mas aspergindo. Ele declara uma falsidade quando diz: ‘A criança está regenerada e introduzida no corpo da igreja de Cristo! (Livro Anglicano da Oração Comunitária).’ As criancinhas não nasceram de novo nem são verdadeiros membros da igreja. Ele declara uma falsidade dizendo: ‘Aprouve a Deus regenerar esta criança com Seu Espírito Santo, recebê-la como Seu próprio filho por adoção, e incorporá-la à Sua santa igreja’. Nenhuma dessas coisas pode ser verdadeira para uma criancinha, e nada dessas coisas é concedida pelo batismo (Hiscox, Práticas para Igrejas Batistas).

8. Não há salvação parcial ensinada nas Escrituras.

O batismo infantil ou salva verdadeiramente, ou de todo não salva. Muitas denominações que ainda praticam o batismo infantil acreditam que ele resulta em salvação parcial para a criancinha, e que ela pode mais tarde adicionar obras como o catecismo, a missa e a confissão para ser completamente salva. As seguintes passagens da Bíblia mostram que quando uma pessoa é salva, ela se torna completa e eternamente salva. As mesmas passagens revelam que essa salvação não ocorre através do batismo infantil, mas por uma fé pessoal em Jesus Cristo, com sincero arrependimento (II Cor 5.17; Tit. 3.5-7; Ef 1.3-7; Rm 5.1-2; Col 1.12-14; 1 Jn 5.12-13).

O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS?

1. Os crentes podem se rejubilar no fato que seus filhos são santificados pelo relacionamento dos seus pais com Cristo (I Cor 7.14). Embora possamos não saber tudo que isso envolve, sabemos que (a) a passagem não fala de santificação por um batismo ritual. Nada aqui é dito ou em qualquer outra passagem do NT sobre a necessidade de batizar crianças antes de elas poderem partilhar da santificação dessa família. (b) As crianças são eternamente salvas se morrerem em infância tenra. O caso do filho de Davi ilustra isto. Após a morte do seu filho, Davi disse que ele um dia iria ter com ele (II Sam 12.22-23). Isto mostra a certeza de Davi de que o bebê estaria salvo com Deus. Se isto era verdade para os filhos dos santos do AT, certamente é verdade para o crente no NT. (c) Num certo momento na vida da criança, ela se torna pessoalmente responsável diante de Deus por seu relacionamento com Jesus Cristo. A Bíblia não diz em que idade ou momento isso ocorre, mas Jesus encoraja as crianças a virem para Ele (Lc 18.16) e ensinou a Timóteo as Escrituras como uma criança com o modo como pode ser salvo (II Tim 3.15).

2. Os pais devem se dedicar a treinar a criança no caminho de Cristo. Não é realmente a dedicação da criança que é essencial; é a dedicação dos pais. Os pais perdem seu tempo se dedicarem seus filhos a Deus numa cerimônia pública e falharem em instruí-los e discipliná-los no caminho correto. Façamos ambas estas coisas! Devemos oferecer nossos bebezinhos a Deus e pedir que Ele abençoe suas vidas e vamos cuidadosamente educá-los para Seu santo serviço.

Adaptado de David Cloud


sábado, 28 de novembro de 2020

Bíblia do movimento GLBT

                      

O Movimento GLBT tem feito muitas criticas e tem adulterado a Escritura Sagrada, alegando que contem erros, principalmente o que vai contra o seu interesse (GLBT). Tem lançado bíblia conforme seu desejo para induzir as pessoas ao que eles acreditam ser verdade. Recebi via WhastApp (março/2020) um mensagem em áudio e foto de uma bíblia, dizendo, que foi criada uma nova bíblia do movimento GLBT como  nome “bíblia de estudo – teologia inclusiva”. Sabemos que a Bíblia de estudo é uma ferramenta muito útil para quem quer entender melhor o que esta lendo. Vamos entender o significa “inclusiva”, que foi acrescentado “substantivo feminino ação de admitir no conclave um cardeal que chegou depois de findo o prazo. Etimologia (origem da palavra inclusiva). Feminino de inclusivo. (dicio.com.br/inclusiva/).  

Nesta bíblia de “teologia inclusiva” houve acréscimo e retirada de palavras. A Escritura Sagrada nos alerta quanto a isso, veja o que diz em Apocalipse 22: “18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. Também podemos dizer que esta bíblia não tem valor algum valor, porque, contradiz a Palavra de Deus que está em Isaías 8: 20  “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.”

Deus me incomodou muito depois que recebi esta mensagem. Dentre as 8 alterações feitas pelo movimento GLBT, trago para você duas passagens que foram alteradas.  Quando forem adquirir uma Bíblia verifiquem estes versículos se não estão modificados, vejamos:

O QUE MUDOU

As principais alterações da nova versão

LEVÍTICO  18:22

Trecho: “Não te deitarás com outro homem, como se fosse mulher no templo de Moloch

Explicação Levítico tem duas passagens (18:22 e 20:13) que costumam ser utilizadas para dizer que a homossexualidade é pecado. A Bíblia gay altera esses trechos para dizer que o sexo entre homens só era errado se acontecesse no tempo de Moloch, um deus pagão. (super.abril.com.br/historia/a-biblia-gay/).

Acréscimo meu: No versículo citado de Levitico 18:22 foi acrescentado “no templo de Moloch” veja como esta na Escritura Sagrada em Levitico 18:22 “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;”.

I CORÍNTIOS 6:9-10

Trecho: “Nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados moralmente fracos, nem os sodomitas  promíscuos, nem os ladrões (…) hão de possuir o reino de Deus.”

Explicação As alterações tentam corrigir supostos erros ocorridos na tradução de termos gregos. Efeminado seria a tradução errada de malakoi, que significa “preguiçoso”. Em sodomitas, teria havido erro de tradução de arsenokoitais, que significa “homem com muitas camas” – promíscuo, não homossexual. (super.abril.com.br/historia/a-biblia-gay/).

Acréscimo meu: No versículo citado de I Coríntios 6:9 e 10, veja o original “9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 - nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Quanto ao versículo de Romanos 1:26 e 27 que diz “26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

A Comunidade Cidade de Refúgio, liderada pelo casal de “pastoras” Lanna Holder e Rosânia Rocha, diz em sua publicação sobre a bíblia de Estudo Teologia Inclusiva que surgiu a partir dessa necessidade, como uma ferramenta específica para cristãos LGBT.  (teologiaeinclusao.blogspot.com/2017/05/biblia-de-estudo-teologia-inclusiva.html). 

Pergunto, onde tem na Escritura Sagrada que alguém pode altera-la, pois, em sua fala, Lanna Holder, diz que surgiu para a necessidade deles e não que está errado o que ali esta. Ao alterar a Escritura Sagrada há uma advertência e consequências quanto a isso, veja em Apocalipse 22 que diz “18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;19 - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. Como eu não possua a bíblia deles, não posso afirmar, mas  acredito que o texto de Apocalipse 22:18 e19 não foi alterado, pois não fala do prazer da carne que a comunidade GLBT tem.

Comunidade Cidade de Refúgio, diz que a sua interpretação de Romanos 1:26 é baseada na “Hermenêutica” o que é isso, vejamos o significado no dicionário, “Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam. Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não têm muito conhecimento das palavras e dos símbolos.” significados.com.br/hermeneutica/ .

Baseando na hermenêutica, Lanna Holder, diz que na Escritura Sagrada, há proibição para o homem, porque há mais versículos dizendo a mesma coisa “proibido, pecado” mas, para a mulher somente em Romanos 1:26 o que contraria a hermenêutica. Vamos lá, sabemos que TODA Escritura Sagrada foi inspirada por Deus, em II Timóteo 3 diz “16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” Se toda Escritura Sagrada foi escrita por Deus, então, diz que Romanos 1:26 tem outro versículo (II Timóteo 3) confirmando a sua veracidade como diz a hermenêutica, certo? Neste versículo Deus confirma que a mulher está em pecado “alterando o seu uso natural” Certo? Porque Deus não erra e não faz nada para nos enganar, Entendeu? Em Genesis 1 diz “27- E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Nestes versículos nos diz que Deus criou homem e mulher, há diferença entre um e outro, mas o foco aqui é, “Frutificai e multiplicai-vos”, pergunto, se duas mulheres juntas podem multiplicar (dando a luz a um filho)? Veja que este versículo também fala que as mulheres mudaram o uso natural, aqui também não esta confirmando a hermenêutica de Romanos 1:26? A uma resposta que Jesus deu aos fariseus, que está em Mateus 19:5 que diz “5  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?” Veja que Jesus confirma que a união é entre homem e mulher, o que confirma que a mulher quando “altera o uso natural dela” como está em Romanos 1:26 está em pecado, aqui também confirma a hermenêutica, certo? Ou você acha que Jesus falou isso por falar, sabendo que mulher com mulher quando unirem (casar) serão também uma só carne? Deixo esta pergunta para a Sras. Lanna Holder e Rosânia Rocha e quem mais pensarem como elas, a passagem de Romanos 1:26 tem ou não outros versículos confirmando o pecado de mulher com mulher com diz a hermenêutica?

Conclusão: Quanto à bíblia gay, espero que tenha ficado bem explicado e você não tenha mais duvida quanto a isso, caso ainda tenha peça ao Espírito Santo para te ajudar, pois, somente Ele pode, como me deu orientação para direcionar este estudo até você. Se você ainda participa deste ato do homossexualismo, ainda a tempo para se arrepender e mudar a sua vida e será perdoado conforme consta em I João 1:9 que diz “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” Peço a Deus que abra os olhos e os ouvidos espirituais de cada um, para que possa enxergar os seus erros e se arrepender e voltar a Ele, em nome de Jesus.

Por Roberto Wagner

Inspirado pelo Espírito Santo