Esta lista foi compilada a cerca de um ano atrás por muitos membros da Sociedade de Arminianos evangélicos. Pedi para colocá-la no formato blog, e tendo finalmente sentado iniciou-se o feito. Espero que esta lista seja um recurso útil para qualquer arminiano que necessite de bons textos bíblicos para demonstrar a sua visão. Deve ser advertido que o teste prova é muito fácil de ser feito por qualquer pessoa, apesar de que em alguns desses versículos o contexto deva ser considerado. Frequentemente, o contexto é ignorado e interpretações errôneas são formadas. Portanto, use esses versículos, mas corrobore com o contexto. Nos esforçamos para considerar cuidadosamente o contexto e, em nossos corações, esses versículos e explicações representam fielmente a intenção do autor, demonstrando que o
SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
A Trindade Lógica e Bíblica
É possível afirmar que a doutrina da Trindade pode ser tanto bíblica quanto logicamente defensável, desde que compreendida à luz da revelação e da natureza divina. Aqui está um resumo da argumentação encontrada nos arquivos:
1. Trindade como Doutrina Bíblica
A Bíblia apresenta um único Deus que subsiste em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso é demonstrado por vários textos:
- Unidade de Deus:
- “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus
é o único Senhor” (Deuteronômio 6:4).
- “Eu sou o Senhor e fora de mim não há outro” (Isaías 45:5).
- Três Pessoas são
chamadas Deus:
- O Pai é
claramente reconhecido como Deus.
- O Filho é
chamado de Deus (João 1:1, João 20:28, Hebreus 1:8).
- O Espírito Santo também é chamado de Deus (Atos 5:3-4) e possui atributos divinos como
A expiação Bíblica é ilimitada!
Versículos que demonstram que a expiação é disponível a todos
Isaías 53:6 –
Toda a nossa iniquidade foi colocada em Cristo.
“Todos nós temos andado desgarrados como ovelhas; temo-nos desviado cada um para o seu caminho; e Jeová fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”
Mateus 11:28-30 –
Qualquer pessoa que venha a Cristo é bem vindo.
“Vinde a mim todos os que andais em trabalho e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave, e o meu fardo leve.”
Mateus 18:14 – O
Pai não quer que ninguém pereça (anti predestinação reprobatória).
“Assim não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que
Maçonaria nas igrejas
Maçonaria nas igrejas: maçom revela haver muitos batistas
e presbiterianos nas reuniões. Considerada pagã pela maioria dos evangélicos,
entidade abriga muitos crentes em suas fileiras.
Ela costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Pudera – com origens que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da figura de Deus um mero arquiteto do universo, a maçonaria é normalmente repudiada pelos evangélicos. Contudo, é impossível negar que a história maçônica caminha de mãos dadas com a do protestantismo. Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês. Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para
segunda-feira, 8 de setembro de 2025
A gnose fatalista no meio protestante
Segundo Ken Wilson o calvinismo é uma doutrina
antibíblica
Sim,
o Dr Ken Wilson, em sua tese em Oxford, compara diretamente o
Calvinismo com a teologia de Agostinho e argumenta
que o Calvinismo não é um desenvolvimento bíblico natural, mas uma
continuidade das ideias deterministas que Agostinho passou a defender após 412
d.C. Abaixo está um resumo das principais comparações e
conclusões de Wilson conforme apresentado em seu livro “O Fundamento do Calvinismo-Agostiniano”:
1. Agostinho antes e depois de 412 d.C.
Wilson mostra que antes de 412, Agostinho tinha uma visão mais compatível com os Pais da Igreja anteriores, que afirmavam:
- Livre-arbítrio humano real.
- Predestinação baseada na
A atração pelo mesmo sexo é um pecado?
Em Mateus 5:27–28, Jesus equipara a luxúria ao adultério. Isso estabelece um princípio bíblico: se é pecado fazer algo, também é pecado desejar fazer aquilo. A Bíblia afirma claramente que a homossexualidade é um pecado (Levítico 18:22; 20:13; Romanos 1:26-27; 1 Coríntios 6:9). Portanto, também é pecaminoso desejar cometer atos homossexuais. Isso significa que a atração pelo mesmo sexo é um pecado? Para responder a isso, devemos distinguir entre o pecado ativo e a condição passiva de ser tentado.
Não é pecado ser tentado. Jesus foi tentado, mas não pecou (Mateus 4:1; Hebreus 4:15). Eva foi tentada no jardim, e ela definitivamente achou o fruto proibido atraente, mas parece que não pecou de fato até que pegou o fruto e comeu (Gênesis 3:6-7). A luta contra a tentação pode levar ao
Deus brinca de roleta russa?
Deixa eu te perguntar uma coisa, pastor – Deus joga ou brinca de roleta russa? Ele age conosco de maneira injusta e brinca com os nossos sentimentos como se fossemos marionetes? Afinal de contas, um seguidor de Calvino me disse que o Senhor escolheu caprichosamente a Jacó e destinou arbitrariamente Esaú ao inferno, pois Ele é Deus e faz do jeito que quiser, independentemente do que pensamos! É assim que a justiça do céu opera? Confesso que isso me deixou indignada!!!
Bem, em primeiro vamos ver o que significa
Presciência divina:
Presciência significa “ter conhecimento de algo antes que isso aconteça. Proginosko é a palavra usada no Novo Testamento que se traduz como “antemão”. Ela literalmente significa “saber antes”. A palavra pode ser
terça-feira, 2 de setembro de 2025
50 Perguntas que nenhum crítico da Bíblia consegue responder
SOBRE
A BÍBLIA EM SI
1- Se a Bíblia fosse apenas um livro humano, como
conseguiu atravessar 3 milênios sem ser esquecida?
2 - Por que governos e impérios tentaram destruí-la
por séculos e falharam?
3 - Se é um livro inventado, por que ainda é o mais
traduzido, lido e estudado da história?
4 - Por que você confia em livros de filosofia antigos
com poucas cópias e rejeita a Bíblia que tem milhares de manuscritos
preservados?
5 - Se a Bíblia é mentira, como você explica o cumprimento
detalhado de profecias?
6 - Por que Jesus, personagem histórico, confirmou as
Escrituras como Palavra de Deus, e você acha
que sabe mais do que Ele?
7 - Qual seria a motivação de dezenas de autores em séculos diferentes criarem uma
A Opus Dei
Ao longo do tempo, o Opus Dei amealhou (economizou, poupou, juntou, acumulou) grande número de inimigos, inclusive dentro da própria Igreja Católica.
História da oposição
Segundo relatam defensores do Opus Dei, a oposição à
prelazia teria se iniciado nos anos 1940, quando alguns jesuítas, liderados
pelo Frei Ángel Carrillo de Albornoz, que mais tarde deixaria a Companhia de
Jesus, denunciaram o Opus Dei por ensinar “uma nova heresia”. Não era nada
ortodoxo, afirmavam, ensinar que leigos podiam ser santos sem votos públicos e
vestes distintas.
Baseando-se nos informes da Espanha, o superior-geral da Companhia de Jesus, Frei Wlodimir Ledochowski (1866–1942), relatou ao Vaticano que considerava o Opus Dei “extremamente perigoso para a Igreja na Espanha”. Ele o descreveu como tendo um “caráter sigiloso” e via “sinais de uma inclinação velada para dominar o mundo com um tipo de Maçonaria Cristã”. Estas alegações contra o Opus Dei vindas do
40 razões porque as Testemunhas de Jeová não são cristãs
“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2.8-9).
As Testemunhas de Jeová são conhecidas por seu zelo na propagação de suas doutrinas. Entretanto, esse trabalho árduo e sincero só seria levado em conta se apoiado na obra e na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 10.2-4; 1Coríntios 3.11). Vamos confrontar a maioria dos ensinos das Testemunnas com o que a Bíblia ensina, para verificar que a maioria das doutrinas bíblicas são negadas pelos jeovistas:
I – A Natureza de Deus (Rm. 11.33-36)
1 - Há somente um Deus – Dt. 6.4;
2 - O Pai nunca criou outro Deus – Is. 43.10-11;
3 - Jesus Cristo é Deus – Jo. 1.1; 20.28;
4 - Jesus Cristo foi, é e