SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Nossa oração precisa de voz audível perante Deus

 

Graça e Paz de Cristo, vou falar sobre oração, como podemos orar para que Deus possa nos ouvir, precisa de voz audível (com som) ou não?

Pergunto, você acha que tem alguma regra (formula) para a oração ser eficaz?

Um dia na célula, falando sobre oração, levantei uma fala que podemos orar sem o som da nossa boca. Quase todos foram contra mim, dizendo que eu estava errado, porque, Deus tem que ouvir a minha voz na oração. Minha esposa falou que ela também ora em torno de 90% em silencio. Hoje estou relatando o que aconteceu há 10 dias, até hoje não tive paz no meu coração quanto a esse assunto de oração. Por este motivo vou relatar aqui sobre o assunto para que eu possa ter paz e possa mostrar que não estou errado, colocando alguns pontos para ficar claro o minha fala.

Então vamos lá, pergunto, na Escritura Sagrada diz que é obrigado fazer oração somente com som da minha voz para que Deus possa ouvir a minha oração? DEUS NÃO É LIMITADO COMO NÓS, ELE OUVE A NOSSA ORAÇÃO COMO OU SEM VOZ. Eu disse que a nossa oração tem que ser de coração, podemos falar com Ele com o coração em pensamento ou falar sem o som da minha voz, mas tem que vir do fundo do coração. Este é um problema que muitos dizem, a oração tem que ter falar (voz), quem pensa assim, está colocando Deus limitado ao som como nós. Vou mostra mais a frente na Escritura Sagrada que Deus ouve a oração feita só com o coração sem voz audível.

Mateus 7:21 a 23 “21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Vemos que nesta passagem alguns não entrarão no reino dos céus, te pergunto, estas pessoas em sua vida não orou com voz alta? Deus ouviu a ponto de aceita-las? Te afirmo, que estas pessoas somente orou da boca para fora. Também te afirmo, se tivessem orado com o coração mesmo sem voz não passaria por esta situação, pois teriam feito verdadeiramente a oração a Deus.

Em 1 Tessalonicenses 5:17 diz “orai sem cessar” te pergunto, você tem feito isso o tempo todo? No seu entendimento de oração, a oração tem que ser em voz alta para Deus ouvir. Em alguns casos ou local você não pode fazer assim, então não pode orar em silêncio? Devido ao local, se você fizer em silêncio Deus não vai receber a sua oração é isso que você afirma que está certo?  O dom que Deus me deu é ”mestre” e gosto e vou defender a Escritura Sagrada até o fim do meu tempo aqui na terra.  Eu não quero ser melhor que ninguém, tenho o costume quando estou dirigindo, andando de ônibus, metro ou indo comprar alguma coisa, ando falando com Deus em espírito através do meu coração. Às vezes fico meditando na Escritura Sagrada, algumas vezes montando algum debate, caso venha acontecer em algum momento, já estou preparado, isso também é conversar, orar a Deus, pois estou sempre conectado a Ele. Este ato que faço é orar sem cessar, não acha? Durante estas conversas com Deus já obtive orientação Dele. No final deste artigo vou colocar testemunho de uma irmã em Cristo, ela é intercessora da equipe principal da igreja que frequento (Ig. Batista da Lagoinha) onde ela relata que já obteve resposta de Deus mesmo orando em silêncio. Também uma grande amiga, missionária Rosa Patrícia da cidade de São Sebastião de Uatumã no Amazonas, onde ela relata que obteve cura somente com oração sem voz, pois não podia falar, isso por alguns meses. NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE TODA ORAÇÃO TEM QUER SER EM SILÊNCIO, MAS ELA TEM O MESMO VALOR SE FOSSE COM VOZ PERANTE DEUS, desde que ela venha do fundo do nosso coração. Caso opte por fazer em silêncio não está errado também, porque na Escritura Sagrada em Mateus 6:8 diz “Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.”. Veja que Deus sabe o que vai orar, pedir, agradecer, Ele quer o seu coração rendido a Ele e não a sua fala sem o coração.

Vou deixa algumas situações que temos que orar sem voz, mas antes digo, que na Palavra de Deus não consta “exceto”. Não encontramos dizendo, pode fazer isso, exceto isso, ou não pode fazer isso, exceto isso. A Palavra é para todos sem distinção, pois em Romanos 2:11 diz “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Vamos aos exemplos, conforme o seu entendimento que precisa de voz, será que procede da Escritura Sagrada:

- A pessoa surda e muda, não pode orar? Porque Deus não vai ouvir sua voz, ele vai orar em vão é isso que você entendi? Essa pessoa vai passar a vida toda sem orar, porque não pode orar com o coração ou em espírito, conforme seu entendimento isso é certo? Deus não vai abrir exceção neste caso.

- Em uma situação de perigo, por exemplo, você é refém de um assaltante, não vai poder orar com voz. Então não poderá orar para que Deus possa fazer alguma coisa a seu favor, porque se orar em espírito Deus não vai ouvir? Deus não vai abrir exceção neste caso.

- Se fizer uma cirurgia na garganta e precisar ficar alguns dias sem falar, você não vai poder orar. Como cumprir a Escritura Sagrada que diz que temos que orar sem cessar, se a oração precisa de voz? Deus não vai abrir exceção neste caso.

E tantos outros casos que posso enumerar, pelo seu entendimento, tem que falar na oração, não pode orar com o coração falando com Deus, pois para você Deus precisa ouvir sua voz, isso é certo?

Vamos para o versículo da Escritura Sagrada onde mostra que a pessoa foi atendida orando somente com o coração, e esteve totalmente rendido ao Senhor. A oração de Ana que é falada em I Samuel 1:12 e 13 diz “12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. 13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.”. Veja que ela orou no coração não saiu voz da sua boca. Para você que diz que temos que falar para Deus ouvir nossa voz, pergunto, porque Deus atendeu ela sem ouvir sua voz? Deus “abriu exceção para ela?.” Se Deus abri uma exceção para Ana, Ele agiu errado, porque, não faz para quem ora em silêncio hoje, está fazendo acepção de pessoa, isso é contra a Sua Palavra, certo? Nós sabemos que tudo que Ele faz é certo, justo, então você terá que concordar comigo que podemos orar com o coração totalmente rendido ao Senhor mesmo sem um som em nossa boca. Outro ponto que vou destacar nesta passagem é, o sacerdote para afirmar que não saia som da boca de Ana, ele precisava estar perto e enfrente, pois ela poderia esta falando muito baixo, e não foi isso que consta na Escritura Sagrada, ele afirmou que não tinha voz. Hoje é muito usada as versões da Escritura Sagrada “NVI e NTLH” vamos ver como está escrito em I Samuel 1:13 que diz “Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada.” Veja que aqui diz “silenciosamente”

Antes de concluir, ouça os áudios da irmã e missionária que falei, dando testemunho que foi ouvida e atendida por Deus em oração sem voz.


Irmã Dalva

Missionária Rosa Patrícia

Aproveitando o assunto aqui falado, te pergunto, a oração tem que ser somente de joelhos dobrados, para que Deus possa aceitar? Se você disse que sim, te digo, que não, por não ter base na Escritura Sagrada, veja este artigo no meu blog “Oração só de joelho” link  

robertodedeus.blogspot.com/2021/01/oracao-so-de-joelho-pergunto.html

Concluindo, você ainda continua afirmando que Deus, para ouvir e atender a nossa oração, precisamos de voz audível? Mesmo depois de mostra tudo isso e constar na Escritura Sagrada que Deus também ouve sem voz? Que Jesus possa nos dar entendimento da Sua Palavra como Ela é. Jesus te abençoe.

Escrito por Roberto Wagner

Inspirado pelo Espírito santo


3 comentários:

  1. 👏👏👏☺️ Excelente, 👍👍 Jesus abençoe sempre vc irmão Wagner, abençoe sua família e ministério.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz de Cristo, muito obrigado pelo seu carinho com minha família. Jesus te abençoe.

      Excluir

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.