segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Quem deu a Bíblia ao mundo?


Resposta à falsa alegação de que foi a Igreja Católica quem deu a Bíblia ao mundo

Introdução

Os católicos alegam que o mundo tem uma divida com sua igreja por ter sido ela quem deu origem a Bíblia. Mas isto não é nada mais do que outra tentativa para exaltar a igreja católica acima da Bíblia.

Os escritores católicos aceitam a autoridade da Bíblia unicamente porque afirmam que sua autoridade é derivada da igreja. No entanto, a realidade, é que a Bíblia é inspirada e tem autoridade, não porque a igreja católica declarou assim, mas porque Deus havia determinado que fosse assim. A própria Escritura diz que “Toda Escritura é inspirada por Deus…” (2 Tim. 3:16). “… Homens santos falaram movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21). “O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não hão de passar.” (Mateus. 24:35). Portanto, os católicos não têm razão, quando dizem que a Bíblia é autorizada como Palavra de Deus unicamente por causa da Igreja Católica. A existência da Bíblia não depende da Igreja Católica, mas da

Anchieta: O santo assassino


Anchieta, novo santo do Brasil, aceitava a matança de índios.

 

O Vaticano abriu exceção para o padre José de Anchieta (1534-1597), tornando-o santo, embora não haja comprovação de que ele tenha feito pelo menos dois milagres.

Certamente pelo fato de o Brasil, o maior país católico do mundo, ter até então só dois santos, o Vaticano aceitou a alegação da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros) de que Anchieta já tem fama de santo por causa de sua “vida exemplar”.

A Igreja Católica, obviamente, pode declarar “santo” quem quiser, trata-se de uma questão interna dessa religião, mas é preciso estar atento para que a interpretação católica não contamine a perspectiva histórica, rejeitando, por exemplo, essa lorota de que Anchieta teve “vida exemplar”.

O espanhol Anchieta e um dos fundadores de São Paulo foi um erudito. Versado em idiomas, incluindo o tupi, ele escreveu o

A doutrina da relação sexual de Eva com a serpente

 

Igreja Tabernáculo da Fé, que segue as doutrinas de William Marrion Branham, ensina que Eva teve uma relação sexual com a serpente no Éden. Essa crença é conhecida como a “doutrina da semente da serpente” (Serpent Seed Doctrine).

O que ensina essa doutrina:

Branham afirmava que:

- A “serpente” não era uma cobra comum, mas um ser semelhante ao homem, com quem Eva manteve uma relação sexual.

- Dessa união teria nascido Caim, considerado, portanto, filho da serpente (Satanás).

- Já Abel seria filho de Adão e Eva, fruto da relação legítima.

Assim, segundo essa interpretação, existiriam duas

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

O cristão, o controle da natalidade e o aborto


Há numerosas áreas de complexidade moral que confrontam o cristão. Embora a ética crista” básica seja bastante simples (viz., o amor), muitas vezes é bem difícil de ser aplicada. Os assuntos de controle da natalidade e do aborto são exemplos-chaves das dificuldades. À primeira vista, talvez pareça que estes tópicos tenham pouca coisa em comum. Na realidade, os dois dizem respeito à questão de impedir a vida ou de tirar uma vida humana. Qualquer um dos dois é certo em qualquer circunstância? Se for assim, em quais condições?

I. UMA ÉTICA DE CONTROLE DA NATALIDADE

É moralmente errado usar dispositivos artificiais que previnam a vida humana de ocorrer naturalmente? A pessoa está desobedecendo ao mandamento de Deus no sentido de propagar a espécie, ao usar contraceptivos? Estas são perguntas importantes, para as quais uma resposta ética deve ser buscada.

A. Os Argumentos Contra o Controle da Natalidade

Aqueles que se opõem ao controle da natalidade, de um ponto de vista cristão, usualmente apelam a um ou mais dos seguintes tipos de argumentos: (1) praticar o controle da natalidade é desobedecer ao mandamento de Deus no sentido de propagar a raça (Gn 1:28); evitar que a vida ocorra naturalmente é um tipo de

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Maldições hereditárias e cura interior

 

Batalha Espiritual

Sabemos pela Palavra de Deus que há uma batalha espiritual. A existência de anjos e demônios é uma realidade inegável. A Bíblia está repleta de guerras e batalhas, sendo que encontramos a primeira em Ap 12.4, quando satanás, descrito como um dragão vermelho de sete cabeças e dez chifres levava com sua cauda “após si a terça parte das estrelas do céu”.

O nome satanás significa adversário e após ser expulso do céu, este anjo caído passou a se opor a Deus e a Seu povo. Lemos em Zc 3.1 que, “Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor”.

Essa oposição pode ser vista também no livro de Jó, após o Senhor elogiar a integridade e retidão desse homem, bem como seu temor a Deus. Depois de ouvir a respeito das virtudes de Jó, o adversário opõe-se firmemente respondendo ao Senhor: “Porventura Jó teme a Deus debalde? Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. Mas estende agora a

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

O sexo e a vivência cristã


SUA NATUREZA

A natureza do sexo em si não é pecaminosa nem má, como ensinavam certos filósofos. A Bíblia diz que quando acabou de criar todas as coisas, incluindo o homem, “… viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto” (Gn 1.31). O sexo fez parte da constituição física e emocional do ser humano, no momento de sua criação. Assim, não é correto ver o sexo como coisa imoral, feia ou suja. Deus não faria nada ruim. Ele planejou o corpo humano, incluindo o sexo.

O desconhecimento dessa realidade tem levado muitos a formar uma visão distorcida do sexo. Certa jovem procurou-me, quando lecionava na universidade, e me trouxe um sério dilema. Ela estava noiva, com a data de seu casamento já definida, mas sentia-se assaltada por uma grande preocupação. Ao conversar com uma senhora da igreja em que se congregava, aquela irmã lhe advertira que, indo casar-se, deveria ficar sabendo que “uma mulher casada não passa de uma

Se a alma já é imortal, qual a necessidade de haver ressurreição?


Essa pergunta é feita com muita frequência pelos adventistas do sétimo dia e outros adeptos da crença na mortalidade da alma, com o objetivo de negarem a doutrina da imortalidade da alma. Mas, na verdade, essa pergunta, de acordo com os historiadores, tem a sua origem em Tyndale, que disse:

“Eu me maravilho de que Paulo não tenha reconfortado os tessalonicenses com esta doutrina (da imortalidade da alma) se soubesse que as almas de seus mortos estavam em gozo, assim como ele sabia da ressurreição, que seus mortos viveriam novamente. “Se as almas estão no céu, em estado de glória como os anjos, conforme sua doutrina, diga- me então para que a

Os ossos de Eliseu eram relíquias?


II Reis 13:21 diz “E sucedeu, enquanto eles estavam seputando um homem, eis que espionaram um bando de homens; e lançaram o homem no sepulcro de Eliseu; e quando o homem foi lançado abaixo, e tocou nos ossos de Eliseu, ele reviveu, e levantou-se sobre os seus pés.” (BKJ fiel 1611)

O FATO DE DEUS TER FEITO UM MILAGRE ATRAVÉS DOS OSSOS DE ELISEU JUSTIFICA A VENERAÇÃO DAS RELÍQUIAS DOS SANTOS?

 

Os católicos citam também este verso para dar suporte à sua prática de veneração de relíquias.

 

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Essa passagem não justifica a veneração de relíquias, do mesmo modo que não justifica a veneração de quaisquer outros meios físicos que Deus tenha utilizado como veículo na realização de

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A picaretagem profética mirim


Biblicamente e pedagogicamente há boas razões para se ter cuidado em não usar crianças como pregadores. Seguem alguns pontos:

1. Imaturidade Espiritual e Doutrinária

- A pregação da Palavra exige discernimento, preparo e maturidade (2Tm 2:15).

- Crianças não possuem ainda a capacidade de compreender profundamente as Escrituras e, portanto, não podem expor com segurança a Palavra.

- A Bíblia mostra que os ministros devem ser aptos para ensinar (1Tm 3:2), algo que não se aplica a crianças.

2. Risco de Exposição e Manipulação 

- Muitas vezes, quando se coloca uma criança para pregar, o foco não é

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Versículos bíblicos que condenam a comunicação com os mortos


Aqui está uma lista completa, organizada por Velho e Novo Testamento, de textos que condenam claramente a comunicação com os mortos, necromancia, consulta a espíritos e práticas correlatas.

 VELHO TESTAMENTO — Condenação explícita

1. Deuteronômio 18:10–12

“Não se achará entre ti quem… consulte os mortos… pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor.”

2. Levítico 19:31

“Não vos voltareis para necromantes, nem para adivinhos…”

3. Levítico 20:6

“Quando alguém se virar para os

Jesus Cristo é a questão do arcanjo Miguel?

 

A história registra que adventistas e testemunhas de Jeová viveram um período da história como uma só entidade religiosa. C.T. Russell associou-se a N. H. Barbour, um dissidente do movimento adventista, por um período de tempo, ocasião em que publicaram a revista mensal Herald of The Morning – O Arauto da Aurora (Como Responder às Testemunhas de Jeová, p.47). Não é sem razão, pois, que tanto os adventistas como as testemunhas de Jeová tenham ponto de vista iguais sobre a pessoa de Jesus, como sendo o próprio arcanjo Miguel. Dois nomes para uma só pessoa. É preciso que, antes de analisarmos declarações de ambas organizações religiosas, tenhamos presente que é de necessidade absoluta conhecermos o Jesus verdadeiro indicado na Bíblia, para não aceitarmos um ‘outro’ Jesus falso, como declara Paulo em

15 razoes porque não posso ser Testemunha de Jeová

 

Os ensinamentos claros e cristalinos da Palavra de Deus não dão lugar a que se abrace as doutrinas das Testemunhas de Jeová após um estudo bíblico completo. Os ensinamentos básicos dessa seita estão em conflito com as Escrituras. Quinze dos seus erros doutrinários excepcionais foram abaixo relacionados e constituem razões sólidas para que ninguém se filie às Testemunhas se quiser continuar apegado a verdade divina.


1. As Testemunhas DE JEOVÁ NEGAM A DIVINDADE ABSOLUTA E SINGULAR DE JESUS CRISTO. As Escrituras demonstram que o Senhor Jesus Cristo é Jeová.


Isaías 41:4, 44:6, e 48:12 declaram que o atributo de ser o “primeiro e último” pertence a Jeová somente. Apocalipse 1:7-8,11,17 e 22:13-14 apresentam Jesus Cristo com exatamente esse mesmo atributo, fazendo dEle, portanto, Jesus Cristo, o Jeová dessas passagens, e de todo o Velho Testamento.

 

Isaías 45:22-25 fala de uma adoração universal, que um dia toda a humanidade prestará a Jeová. Filipenses 2:9-11 aplica esta passagem de Isaías a Jesus Cristo.

Isaías 44:22-23 apresenta Jeová como Redentor. Efésios 1:7 estabelece Jesus Cristo como

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Deus quer a salvação de todos os homens?

 

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,  Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2.3-4 ACF)

O que este versículo significa? Não há razão para crer que signifique outra coisa senão exatamente o que diz. É a vontade e desejo soberanos de Deus que todos os homens sejam salvos. Obviamente, então, a vontade de Deus não é sempre cumprida e Deus ordenou que o homem pudesse frustrar Sua vontade, porque é claro por outras passagens que nem todos os homens serão salvos. Claro, o calvinista tem todo o tipo de meios pelos quais ele conclui sobre o ensino claro de II Pe 3.9 e I Tm 2.3-4, mas só alguém comprometido com o calvinismo interpretaria a Escritura dessa forma. Por exemplo, alguns calvinistas afirmam que Deus tem dois tipos de vontade: “desiderativa e decretiva”. Embora Ele deseje realmente que todos os homens sejam salvos, Ele só decretou que os

As crenças e os pilares do Islamismo


CRENÇAS DO ISLAMISMO

 

UM SÓ DEUS

O islamismo é uma religião monoteísta. Maomé proclamou que só Alá é Deus; outros ídolos não de­vem ser adorados. Os muçulmanos rejeitam o concei­to cristão da Trindade.

O PROFETA DE DEUS

Os muçulmanos acreditam que Deus enviou mui­tos profetas às nações para ensinar seus caminhos aos homens que estavam andando errado. Maomé é con­siderado o maior e o último profeta de Deus, sendo Jesus o segundo, depois de Maomé. Outros profetas importantes são: Adão, Noé, Abraão e Moisés. Acredi­ta-se que a cada profeta foram entregues livros, mas a palavra final autorizada, a revelação, veio exclusivamente a

A ciência ajuda ou ameaça a fé?


A questão é: como devemos en­tender o relacionamento entre a ciência e o cristianismo? Em uma festa, fui apresentado a um pro­fessor de física. Ao saber que eu era filósofo e teólogo, ele me no­tificou sobre a natureza irracional das minhas áreas, argumentando que a ciência removeu a necessi­dade da crença em Deus.

Outros defendem a ideia de que ciência e teo­logia não se misturam, como o óleo e a água. São tão diferentes uma da outra que nenhu­ma descoberta científica tem qualquer senti­do para a teologia, e vice-versa. “Ciência e religião são esferas de vida radicalmente di­vergentes”, asseguram. Essa opinião foi sacralizada na lei, no julgamento da ciência criacionista em Little Rock, Arkansas, nos Estados Unidos, em dezembro de 1981. Na­quele tribunal, a ciência criacionista foi julgada como

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Como o calvinismo dizima o Amor Divino


A maioria dos cristãos aceita que Deus é onibenevolente ou maximamente amoroso. E assim eles creem que a afirmação “Deus ama você” é verdadeira onde “você” se refere a cada ser humano.

Os calvinistas rejeitam a onibenevolência divina. Ao invés, eles são de duas diferentes opiniões.

Em primeiro lugar, alguns argumentam que, enquanto Deus ama todas as pessoas, e sendo assim “Deus ama você” é verdadeiro para todos, todavia Deus ama algumas pessoas mais do que outras, e essas que ele especialmente ama são aquelas que ele salva. Ao mesmo tempo, aqueles que ele não ama especialmente, ele condena. Agora, esta posição levanta algumas perguntas óbvias, como esta: Como Deus pode amar uma pessoa de alguma maneira se ele escolhe sujeitá-la a uma tortura inimaginável por toda a eternidade quando ele poderia

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Adão guardou o sábado?


Pergunta: Um livro publicado por Ellen Gould White, intitulado Patriarcas e Profetas, diz: “Adão e Eva ao serem criados, tinham conhecimento da lei de Deus. …Adão ensinou a seus descendentes a lei de Deus, e esta foi transmitida de pai a filho através de gerações sucessivas!” Isso tem base bíblica? É correto esse ensino?

Resposta: Não. A forma como Deus revelou Sua vontade ao homem foi por meio da natureza, e não de mandamentos expressos. Contemplando a natureza o homem podia sentir o amor e a presença de Deus, e esta convicção o levava a amá-Lo, bem como a seus semelhantes. Isto podemos ver na citação de Romanos 1.18-21: “Os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, se tornaram nulos em seus próprio raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”.

Pergunta: Então esse ensino de Ellen White não tem apoio bíblico?

Resposta: Certamente que não tem apoio bíblico. Quero mais afirmar, que embora os

Conheça como agem as seitas


Creia que as “cinco solas” são a verdade Bíblica:

- Sola Scriptura = Somente a Escritura 

- Solus Christus = Somente Cristo

- Sola Gratia = Só a Graça

- Sola Fide = Só a Fé

- Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória

 

Versículos para inicio do evangelismo com uma pessoa

- Isaias 8:20 “A lei e ao testemunho: se eles não falarem de acordo com esta Palavra, é porque nenhuma luz existe neles.” (BKJ Fiel 1611).  Se não for de acordo com a Palavra de Deus, não é verdade.

- Deuteronômio 4:2Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis nada dela, para que possais guardar os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.” (BKJ Fiel 1611). 

- Deuteronômio 12:32 “Tudo o que te ordeno, observarás e farás, nada lhe acrescentarás nem diminuirás.” (BKJ Fiel 1611). 

- Apocalipse 22:18 e 19 diz “18 – Porque eu testifico a todo homem que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se algum homem lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; 19 – e se algum

A ressurreição de Jesus e as seitas


 

Pergunta: Notícia interessante publicada no jornal A TRIBUNA, de 9 de abril de 1998, com o título RELÍQUIA diz o seguinte: “Milhares de tailandeses prestaram homenagem ao ‘terceiro dente de Buda’, uma das relíquias sagradas do budismo, que foi exibido ontem em Bangcoc, antes de ser enviado a Taiwan. Os monges tibetanos decidiram recentemente doar o dente à Taiwan, por causa de suas dificuldades para conservá-lo em segurança… Ele é um dos três dentes de Buda que foram encontrados após a sua cremação, em 543 a. C., e esteve guardado em um templo do Tibete até ser enviado à índia, temendo-se que desaparecesse por causa da revolução cultural chinesa”. Enquanto é publicada essa notícia sobre o terceiro dente de Buda, fundador do budismo, religião seguida por milhões de pessoas em países asiáticos e até por brasileiros, nós, os cristãos, comemoramos a ressurreição gloriosa de Jesus Cristo. Qual o valor que o Cristianismo dá à ressurreição de Jesus?

 

Resposta: A importância que o Cristianismo dá à ressurreição é tão grande, que um escritor por nome Josh McDowell, no livro “As Evidências da Ressurreição de Cristo”, p. 29, assim se pronuncia: “O fato histórico da ressurreição é a

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

O que Ellen G White pensava das demais igrejas


As denominações são caídas, corruptas, possuídas por satanás  e abandonadas por Deus.

Assim fala a Sra. White:

Vi o estado de todas as diferentes igrejas desde que o segundo anjo proclamou sua queda [em 1844]. Elas se tornaram mais e mais corruptas… Satanás tomou plena posse de todas as igrejas como corpo… As igrejas foram deixadas como foram os Judeus; e elas foram se enchendo de toda ave imunda e detestável. Vi grande iniquidade e vileza nas igrejas; apesar de professarem ser Cristãos suas confissões, suas orações e suas exortações são uma abominação aos olhos de Deus. Disse o anjo: Deus não se apresentará em suas assembleias. O egoísmo, a fraude e o engano são

IURD e os modismos neopentecostais


“Em muitas de nossas reuniões, efetivamente, vemos um quadro assombroso; uma verdadeira amostra do inferno. Se alguém chegar à igreja no momento em que as pessoas estão sendo libertas, poderá até pensar que está em um centro de macumba, e parece mesmo.” (Bispo Edir Macedo em seu livro “Orixás, Caboclos e Guias”, p. 108, ed. 2001).

 

Neste livro, não estou querendo arvorar o papel de juiz, mas apenas denunciar na esfera teológica, os equívocos e abusos cometidos pela Igreja Universal do Reino de Deus – IURD (Levíticos 5; I Coríntios 2.15). Isso é pelo fato de entendermos que a referida denominação, lamentavelmente, saiu da contextualização de “movimento contraditório” e passou à

A inconsistência dos ensinamentos Mórmons

Do ponto de vista do sistema de doutrinas mórmon, as or­denanças ministradas nas Igrejas evangélicas ou sim­plesmente a exposição do Evangelho pelas Sagradas Escrituras não têm ne­nhum valor. Isso porque não possuí­mos os sacerdócios de Arão e de Mel­quisedeque.1

Joseph Smith Jr. disse que “todas as ordenanças, sistemas e administra­ções que há sobre a Terra, de nenhum valor são para os filhos dos homens, a menos que tenham sido divinamente ordenadas e autorizadas; porque nada salvará o homem senão um adminis­trador legal.” 2

OS SACERDÓCIOS

Para os mórmons, há duas divisões no sacerdócio aarônico, considerado inferior porque se encarrega das coisas temporais. Engloba os ofícios de diácono (jovens a partir de 12 anos de idade), mestre, sacerdote, bispo. Neste sacerdócio há três

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Plágios de Ellen Gould White

 

Vamos entender o é que plágio: Plágio é a apropriação indevida de um produto intelectual (texto, obra artística, imagem, etc.) de uma pessoa sem lhe atribuir o devido crédito.

Há três principais tipos de plágio: direto, indireto e o autoplágio; podendo ser integral ou parcial.

O plágio é considerado crime, tipificado no código penal. Consiste na violação de direitos autorais e falsidade ideológica, pois o plagiador tenta se passar pelo autor da obra. Por Pedro Menezes (Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação). https://www.significados.com.br/plagio/

Comparativo - Ellen White e Joseph Smith - Mórmons X Adventistas, neste documentário mostrarei alguns plágios da Ellen G. White copiado de Joseph Smith. Deixo abaixo alguns dados quem foi Joseph Smith e Ellen G. White, foram tirados do site oficial de cada um deles, vejamos:

Joseph Smith foi o organizador e primeiro presidente de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. Ele e mais cinco outras pessoas organizaram a Igreja em Fayette, Nova York, no dia 6 de abril de 1830. Ele presidiu a Igreja até 27 de junho de 1844, quando foi martirizado. Sob sua liderança, os membros da Igreja passaram de seis para mais de 26.000.

Joseph Smith talvez seja mais conhecido pela sua

O que é o sacramento católico da eucaristia?


Para os católicos, a Santa Eucaristia ou Missa Católica é considerada a mais importante e mais alta forma de oração. De fato, ir à missa é uma obrigação, sob pena de pecado mortal, a cada domingo e em outros Dias Santos de Obrigação. A Missa é dividida em duas partes: a Liturgia da Palavra e a Liturgia da Eucaristia. A Liturgia da Palavra consiste em duas leituras (uma do Velho Testamento e uma do Novo Testamento), o Salmo Responsorial, a leitura do Evangelho, a homilia (ou sermão) e intercessões gerais (também chamadas petições).

A parte central da Missa é a segunda parte, a Liturgia da Santa Eucaristia. Neste momento, os católicos compartilham do corpo e sangue de Jesus na forma de

A doutrina do Mormonismo


A DOUTRINA DO PROGRESSO ETERNO

Mormonismo ensina que nós somos tão eternos quanto Deus. No livro Regras de Fé dE James E. Talmage, na p. 389, está escrito: “Como o homem e, Deus foi; como Deus é, o homem poderá vir a ser”. Para atingir a perfeição e deidade, temos que passar por quatro estágios de vida:

– Existíamos eternamente como “inteligências” (Usam Jer.1:5, veja I Cor. 15:46)

– Progredimos daí para o mundo de espírito pré-mortal onde nascemos por procriação de Deus e uma de suas esposas.

– O terceiro estágio do Progresso Eterno é a nossa presente prova­ção mortal.

– Nossa posição depois da morte depende das nossas obras nessa vi­da. Se não fizermos bem, podemos esperar somente até a

domingo, 5 de outubro de 2025

Jesus Cristo e o sábado


“Cristo, o Qual é sobre todos, Deus bendito eternamente” (Romanos 9:5), Criador de tudo (João 1:1-3), Inspirador de todos os autores do Velho e do Novo Testamento (I Pedro 1:10-12), está acima da lei; Ele é maior do que Moisés, o legislador, Ele trouxe ao mundo a graça e a verdade, coisa nova, escondida no Velho Testamento, mas revelada no Novo.

Deus falou outrora aos pais, desta e doutras maneiras; Ele fala agora por Seu Filho, (Hebreus 1:1), introduzindo um novo plano de salvação pela graça, dependendo exclusivamente de Seu Filho e pedindo em troca exclusivamente a fé.

- Antes mesmo de vir ao mundo, eis o que disse Cristo: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo Me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não Te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de Mim), para fazer, ó Deus, a Tua vontade”. (Hebreus 10:5-7). “Tira o primeiro para estabelecer o segundo”. (Hebreus 10:9). A primeira coisa é a lei e a segunda é a

Fornicação ou sexo fora do casamento é pecado?


Segundo Geisler: “No que diz respeito à Bíblia, não há papel algum para as relações sexuais antes do casamento… Na realidade, é um pecado que a Bíblia chama de fornicação (cf. G15.19; 1 Co 6.18)” (Ética Cristã, p. 170). Diz, ainda o referido autor-, “Se a pessoa não está pronta para tomar sobre si as responsabilidades de uma pessoa e família, não deve mexer com o sexo” (ibidem, p. 171). Concordamos com esse entendimento. O sexo, atualmente, tem sido um instrumento do Diabo para a destruição de vidas, ao lado das drogas, do crime e de outros meios destrutivos. A infidelidade conjugal tem assumido proporções alarmantes. Certas pesquisas dão conta de que metade das mulheres, no país, já praticou o adultério. Percentagem maior é observada entre os homens que traem suas esposas. Tal comportamento, reprovado pela ética cristã, tem sido incentivado nas novelas e filmes, exibidos na TV. Infelizmente há muitos

A religião das relíquias

 

C. G. Spurgeon concluiu um dos seus grandes sermões com as palavras abaixo:

“Não encontro palavras por demais severas. Se cada frase minha fosse um trovão e cada palavra, um relâmpago, mesmo assim não seriam fortes demais para protestar contra o maldito sistema que tem degradado a terra inteira, levando-a a beijar os pés do papa e que ainda continuar a rebaixar a nossa nação, e isso através de uma igreja dita protestante. Ó Deus Todo Poderosos, Tu que és o Deus dos mártires, cujas cinzas ainda se encontram entre nós, será que vais tolerar que este povo volte aos falsos deuses, aos santos e santas, às virgens e crucifixos, às relíquias e às baforadas de fumaça e ao domínio tenebroso? Pois a isso ele vai chegar, se a Tua graça não prevalecer. Ó, meu ouvintes, Jesus é o único Salvador dos filhos dos homens. Creiam nele e vivam. Este é o único evangelho e vocês estarão correndo perigo se não o

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Versículos que todos os arminianos deveriam saber

 

Esta lista foi compilada a cerca de um ano atrás por muitos membros da Sociedade de Arminianos evangélicos. Pedi para colocá-la no formato blog, e tendo finalmente sentado iniciou-se o feito. Espero que esta lista seja um recurso útil para qualquer arminiano que necessite de bons textos bíblicos para demonstrar a sua visão. Deve ser advertido que o teste prova é muito fácil de ser feito por qualquer pessoa, apesar de que em alguns desses versículos o contexto deva ser considerado. Frequentemente, o contexto é ignorado e interpretações errôneas são formadas. Portanto, use esses versículos, mas corrobore com o contexto. Nos esforçamos para considerar cuidadosamente o contexto e, em nossos corações, esses versículos e explicações representam fielmente a intenção do autor, demonstrando que o

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

A Trindade Lógica e Bíblica


É possível afirmar que a doutrina da Trindade pode ser tanto bíblica quanto logicamente defensável, desde que compreendida à luz da revelação e da natureza divina. Aqui está um resumo da argumentação encontrada nos arquivos:

1. Trindade como Doutrina Bíblica

A Bíblia apresenta um único Deus que subsiste em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso é demonstrado por vários textos:

- Unidade de Deus:

- “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Deuteronômio 6:4).

- “Eu sou o Senhor e fora de mim não há outro” (Isaías 45:5).

- Três Pessoas são chamadas Deus:

- O Pai é claramente reconhecido como Deus.

- O Filho é chamado de Deus (João 1:1, João 20:28, Hebreus 1:8).

- O Espírito Santo também é chamado de Deus (Atos 5:3-4) e possui atributos divinos como

A expiação Bíblica é ilimitada!


Versículos que demonstram que a expiação é disponível a todos

Isaías 53:6 – Toda a nossa iniquidade foi colocada em Cristo.

“Todos nós temos andado desgarrados como ovelhas; temo-nos desviado cada um para o seu caminho; e Jeová fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”

Mateus 11:28-30 – Qualquer pessoa que venha a Cristo é bem vindo.

“Vinde a mim todos os que andais em trabalho e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave, e o meu fardo leve.”

Mateus 18:14 – O Pai não quer que ninguém pereça (anti predestinação reprobatória).

“Assim não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que

Maçonaria nas igrejas


Maçonaria nas igrejas: maçom revela haver muitos batistas e presbiterianos nas reuniões. Considerada pagã pela maioria dos evangélicos, entidade abriga muitos crentes em suas fileiras.

Ela costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Pudera – com origens que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da figura de Deus um mero arquiteto do universo, a maçonaria é normalmente repudiada pelos evangélicos. Contudo, é impossível negar que a história maçônica caminha de mãos dadas com a do protestantismo. Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês. Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para