SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Depressão na vida do Apóstolo Paulo

Você vai ser redirecionado para o novo site

“Difundindo a Palavra de Deus” 
na  URL   robertodedeus.com/

Este artigo está no link:

 ou procure no site novo pelo mesmo titulo.


Quando as tribulações nos derrubam


Em 2Co 1.8-9, Paulo compartilha sobre esse momento de grande sofrimento (depressão) em sua vida. Paulo sentiu vontade de morrer. Diz que sofreu a ponto de desesperar da vida. Um leitor descuidado talvez pense que Paulo escreveu isso para desabafar ou para reclamar do ministério. Mas não! Paulo quer dar força aos seus leitores. Ele deseja dar uma lição de encorajamento. Deseja trazer conforto aos seus leitores. 
O foco de suas palavras está no propósito de Deus de dar conforto àqueles que estão vivendo dias de desespero na vida (e da vida). Alguns entendem até que, quando Paulo diz que “até da própria vida desesperou”, que esteja mostrando tendências suicidas. Não creio que chegue a tanto. Não foi esse o objetivo de Paulo ao escrever essas palavras, e sim, demonstrar a graça de Deus no sustentar daqueles que passam por tribulações na vida, tribulações onde eles não conseguem enxergar uma saída à sua frente. Tribulações que os façam desesperar da própria vida. Esta era uma lição preciosa para seus leitores.
Não sabemos o que ocasionou tal tribulação. Paulo só diz que ela aconteceu na Ásia enquanto ele esteve lá. Foi, provavelmente, algo que havia ocorrido recentemente, logo após ele ter escrito e enviado a primeira epístola aos coríntios. Ocorreu, possivelmente, em Éfeso ou nos arredores da cidade. Os detalhes dessa situação são desconhecidos. 
Pelo que percebemos, Paulo enfrentou algo que o fez acreditar que seu ministério havia acabado. A tribulação era algo que estava além de suas próprias forças. E essa tribulação o desencorajou extremamente. A palavra grega que Paulo usa para expressar seu desespero foi evxapore,w (exaporeo) cujo significado mais preciso na língua grega seria estar totalmente perdido, estar totalmente desprovido de recursos, renunciar toda a esperança, estar em grande desespero. Era assim que Paulo estava. 
Você já se sentiu assim? Em meio à uma situação na qual você se sente totalmente perdido, sem saber o que fazer, e totalmente desprovido de recursos que possam lhe ajudar a sair daquela situação? Situação que faz com que você se sinta sem esperança, sem chão, sem uma única saída, desesperado, sem nenhum caminho à sua frente por onde prosseguir? Foi assim que Paulo se sentiu. É nessa situação que muitos encontram a entrada para a depressão. Essas foram as tristes boas-vindas para muitos que hoje se encontram em depressão. 
 Daqui tiramos lições preciosas para nossas vidas. Deus nos mostra que o Seu propósito é dar conforto àqueles que vivem dias de desespero. Quer você viva uma vida temente a Deus quer não, você não está livre dessa situação. A única diferença é que, cheio de Deus, cheio da presença de Deus em sua vida, será muito mais fácil atravessar esse momento difícil. 
Por isso Paulo fala da preciosidade de viver cheio desse tesouro. Também aprendemos com Paulo que tais situações na vida nada mais são do que ferramentas que Deus usa para que deixemos de confiar em nós mesmos, para que abandonemos a autoconfiança, a auto-glorificação, o orgulho, a teimosia, e o achar que somos o que somos por méritos próprios. Nas palavras do próprio apóstolo: “portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos”. 
E, por fim, aprendemos que, quando nos enchemos dEle e passamos a confiar somente nEle e não mais em nós, ou nos homens, que Ele nos toma em seus braços e nos leva em segurança, paz e alegria até o final de nossa vida. Sem Ele não há esperança. Jesus Cristo é a única esperança! 
Agarre-se a Ele para que, não só neste dia, mas em toda a sua vida você possa ver Deus abrindo caminhos onde não parece haver nenhum. Busque-O enquanto você pode encontrá-lo! Busque-O mais do que você jamais buscou. E o Deus da Paz certamente lhe envolverá com Seus mais preciosos cuidados e conforto. Deus lhe abençoe.


Por Wilson Porte Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo, será um prazer receber seu comentário. Jesus te abençoe.